Tradições de Ano Novo
Vote neste Post!

Estamos próximos do final de mais um ano, o Ano-Novo ou Réveillon é o nome que se dá a passagem de um ano para o outro; é a celebração de um ano que chegou ao fim após 12 meses. No último dia do ano, que é o dia  31 de Dezembro, alguns povos costumam executar alguns rituais tradicionais com a finalidade de atrair paz, felicidade, amor, prosperidade e sucesso na vida profissional.

Cada país tem uma cultura diferente e por isso mesmo também tem tradições de Ano Novo diferentes e muito curiosas. A cultura ocidental tem por hábito celebrar o dia 31 de Dezembro com uma ceia farta, e na passagem da meia-noite para o dia 01 de Janeiro faz-se a queima de fogos de artifícios em muitas cidades.

Algumas pessoas também aproveitam o dia 31 de Dezembro, para fazerem promessas para obterem coisas no ano novo, como uma casa,  um emprego, dinheiro, e até mesmo encontrar um grande amor. Há também pessoas que fazem promessa para emagrecer, parar de fumar, mudar de casa, economizar dinheiro, melhorar as notas na escola, comprar um carro, parar de beber, etc.

Também no Ano novo é comum as pessoas fazerem simpatias para diversos fins relacionados também a prosperidade, amor, paz, saúde, etc. Cada povo tem sua cultura, vamos ver abaixo algumas das mais conhecidas tradições de ano novo:

* Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada mês do ano vindouro, e para cada uma delas faz-se um pedido.

* Na Escócia, os vizinhos costumam trocar biscoitos de boa sorte para atrair felicidade para todos.

* Na Itália, comer lentilha traz sorte e muito dinheiro.

* No Japão, toda família deve realizar até o dia 31 de Dezembro em toda casa a “osoji”, uma faxina geral, onde tudo que não tem utilidade é jogado fora, e a casa limpa em pormenores.

* No Brasil são muitas as tradições dentre elas citamos:

– Os lençóis da cama e toalhas de banho devem ser trocados para garantir boas noites de sono e muitas emoções positivas.

– A casa deve ser muito bem limpa no último dia do ano, cozinha, banheiros, lavanderias e quintais devem ser lavados com água abundante para eliminar as energias negativas.

– Na noite de ano novo, os brasileiros não comem aves que ciscam para atrás, pois isso significa que a vida deles também irá para trás.

– Usar uma peça de roupa íntima e nova.

– Os alimentos presente na ceia de ano novo são o famoso bacalhau, a lentilha, o tender e o leitão.

– Os brasileiros quase sempre procuram passar o ano novo na praia, e pular as 7 ondas a meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas.

– Vestir-se todo de branco no ano novo atrai paz e saúde.

– Para afastar os maus espíritos limpe portas e maçanetas com água e sal grosso e em seguida borrife água benta para limpar e proteger a sua casa.

– Coma 12 bagos de uva e faça um pedido para cada um deles.

* Em Portugal, tradição e história conjugam-se com a união da família:

– Come-se bacalhau na noite de ano novo, lentilha, comer 12 passas durante as 12 badaladas na virada do ano traz muita sorte.

– Os moradores de diversas cidades também por hábito bater tampas de panela, para afastar as energias negativas.

– Subir numa cadeira com uma nota de dinheiro em uma das mãos e gritar ‘quero dinheiro’ atrai boa sorte nos negócios.

– Outra bonita tradição de Portugal chama-se ‘Cantar as Janeiras’, onde grupos de pessoas  cantam pelas ruas das aldeias, celebrando o novo ano, até ao dia de reis.

– Para atrair dinheiro deve-se também roer sete sementes de romã na noite da passagem de ano, embrulhá-las num papel dourado e  guardá-las na carteira.

– Também não se deve vestir roupas velhas ou rasgadas no ano novo, isso não dá boa sorte à quem as usa.

Como vocês viram há muitas tradições de ano novo, e quase todas elas foram passadas de geração em geração, há muitos séculos, cada uma com sua história e crença especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here