Dentro em pouco as férias de verão chegarão ao fim e o regresso ás aulas não tarda a chegar. Para os europeus o início de um novo ano escolar, e para os brasileiros a volta às aulas para o término de mais um ano escolar.

O regresso às aulas nem sempre é muito fácil para os que estão a desfrutar de um longo período de férias, recomeçar por vezes é difícil. Para os que iniciam um novo ano escolar (Europa) começam as expectativas de novos professores, novas disciplinas; e para os que retornam ao ritmo normal ou seja a continuação do ano escolar (Brasil) voltam as preocupações com as aulas, notas, horários, etc.

Como fazer para que este regresso às aulas não seja tão traumático? O ideal é que a mãe comece a se preparar com pelo menos 10 ou 15 dias de antecedência. É hora de pensar nos horários e ir aos poucos voltando ao ritmo normal.

Acordar na hora certa, almoçar na hora certa, brincar na hora certa, são hábitos essenciais para a criança aprender que na vida temos de seguir regras, e há hora para tudo.

Nas férias é natural que os horários não sejam seguidos à risca, entretanto uma ou duas semanas antes de regressarem às aulas, é importante que eles já estejam habituados aos novos horários; evitando assim estarem mal dispostos pela manhã, estarem dispersos no início das aulas, e desmotivados a retomar a vida normal.

Cabem aos pais fazer com que a rotina novamente se instale e a criança ou adolescente, aos poucos antes do inicio das aulas, já esteja habituada com o novo ritmo.

material-escolar

Também é importante que antes do início das aulas os materiais escolares como livros, cadernos, canetas, mochilas, fardas, já estejam comprados; evitando assim ‘atropelos’ de última hora e o início da aula despreparado!

Se a criança estiver a iniciar numa escola, os pais devem ter redobrada atenção e estarem informados de todos os procedimentos quanto a horário, alimentação, fardas, etc.

Preparando-se com antecedência tudo correrá bem e seu filho regressará às aulas com tranquilidade e serenidade! Isto só depende de você Mãe! 😉

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here