Reforma Ortográfica | Lingua Portuguesa
Vote neste Post!

Muito tem se falado sobre a reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, confesso que discordo em muitos pontos, mas minha opinião não vem ao caso. Observo que actualmente as crianças e adolescentes escrevem muito mal, e com os termos gerados pelos ‘chats’ na internet, isto tem piorado dia-a-dia. O ‘ch’ foi trocado pelo ‘x’, a letra ‘s’ pelo ‘z’, e vice versa, e pior quando a gente escreve certo vem alguém dar ‘pitaco’ a dizer que está errado, isso faz-me imensa confusão, enfim há de tudo no mundo.

Será que hoje em dia alguém sabe o significado da ‘reticencias’, ou do ‘ponto de exclamação’, ou será que alguém sabe o significado do ‘ponto e virgula’?? Enfim seja pontuação, gramática ou ortográfia, estão a ‘assassinar’ o nosso idioma portugues. Hoje vi um site fabuloso de um famoso cartunista brasileiro, o Orlandeli. Para além de quadrinhos e contos,  Orlandeli também é ilustrador, com trabalhos fabulosos. Vale a visita ao site dele, para ver as ‘tirinhas’ com a temática da Reforma Ortográfica.

Site da Michaelis com a nova Reforma Ortográfica: Guia  Prático da Nova Ortografia –  Michaelis

11 COMENTÁRIOS

  1. Estou de acordo com esta reforma. Trabalho com traduções e acho inacreditável ter que seguir regras diferentes conforme a localização global do cliente. Salvo as expressões locais, a ortografia e gramática unificadas fariam do português uma outra potência em termos de linguagem, como se referiu Felype Forte no post acima.

  2. Meu povo, esse acordo só vai nos ajudar a impor nosso idioma ao mundo. Hoje a Língua Portuguesa está mais p’ra código secreto que idioma. Poucos no mundo, além dos nativos, o sabem falar. Nenhum outro idioma tem, tinha duas ortografias. Pensem! Com esse acordo mais pessoas serão aptas a aprender um idioma (e não dois, um de cada lado do Atlântico). Sou brasileiro, amo Portugal e sou “de-acordíssimo” com esse acordo. RSRSRSRSRS.

  3. Devemos ter visão de vários ângulos, em relação a esta Nova Reforma Ortográfica. Temos que pensar, que para nós estudantes, de uma forma geral, vai nos confundir e atrapalhar cada vez mais, por que até a anterior, nós nem sabíamos. Mas podemos notar também, que vai melhorar muito para outras pessoas, no sentido de contato com os outros países. O jeito é aceitar, afinal, ficamos sabendo, depois que não poderíamos “correr atrás”, não temos mais como impedir. Eu sou totalmente contra.

  4. Eu Concordo com a Reforma Ortográfica!!! Esta simplificando a escrita tirando alguns acentos desnecessários, e só seria difícil de aprender com a nova Reforma se estivesse acrescentando acentos, e queria dizer que essa tal de JUCELIA acima deve ter colado o seu comentário da pesquisa concedida pelo IBGE !!!

  5. È importante ressaltar o fato de que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990, em vigor no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2009, afeta apenas 2%; do total das palavras da língua. Desse total, no Brasil, as mudanças ocorrem em 0,5% em Portugal, esse índice é de 1,6%.

  6. Concordo totalmente com a reforma ortográfica,as consoantes mudas do português que é escrito em portugal não tem nenhum sentido;E vai beneficiar a Angola,que tem nas escolas livros com as escritas de Portugal e do Brasil.

  7. discordo disso acho tudo uma besteira!!!!!!!!!! desde de que me entendo por gente existem os acentos gráficos!eles ja fazem parte de nossas vidas,já foi dificíl aprender a usá-los,agora será mais dificíl ainda ficar sem eles!

  8. olha,eu discordo do acordo ortografico,porque aprendemos do outro jeito e agora vamos ter que aprender tudo novamente,voce aprender e facil dificil mesmo e ter que desaprender

  9. Discordo completamente do acordo ortográfico, tenho 13 anos e estou , aliás estamos , nós adololescentes, estamos sofrendo muito com isso… ficou difícil…. Que nessecidade de tirar os acentos? olha eu discordo COMPLETAMENTE COM ISSO!!! …. Abraços…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here