Educação infantil Entrevistas

Projeto O Pequeno Buda – Entrevista com Tomas Mello Breyner

Projeto O Pequeno Buda – Entrevista com Tomas Mello Breyner
5 (100%) 3 votes

Hoje o Blog da Criança traz para os nossos leitores uma entrevista com Tomas Mello Breyner, escritor e criador do projeto «O Pequeno Buda», destinado a ensinar às crianças técnicas de relaxamento, meditação, mindfulness e gestão emocional.  Veja a entrevista abaixo e conheça o brilhante trabalho realizado em Portugal por Tomas Mello Breyner.

Projeto O Pequeno Buda - Entrevista com Tomas Mello Breyner

Projeto O Pequeno Buda – Entrevista com Tomas Mello Breyner

Blog da Criança: Conte-nos um pouco sobre o que é e como começou o projeto «O Pequeno Buda»?

Tomas Mello Breyner: Este projeto começou há 3 anos atrás. A ideia surgiu quando estava a viajar pela India e passei por uma escola indiana e vi que as crianças estavam a fazer uma meditação antes de começarem as aulas. Aquele momento mexeu comigo e disse para mim mesmo que devia começar aquilo em portugal.

Blog da Criança: Quem são os integrantes da equipa do projeto «O Pequeno Buda»?

Tomas Mello Breyner: Sou eu como cabeça do projeto e todas as outras pessoas que participam nas formações e ficam capacitadas para fazer o trabalho.

Blog da Criança: Desde quando você se dedica a este tipo de atividade?

Tomas Mello Breyner: Há 3 anos.

Blog da Criança: O que fez você despertar para esta filosofia?

Tomas Mello Breyner: Sempre fui uma pessoa espiritual e conectada com a essência da vida. Há uns anos atrás passei por uma fase mais difícil da minha vida e isso fez com que ganha-se mais consciência sobre a vida. É do escuro que se vêm as estrelas.

Projeto O Pequeno Buda - Entrevista com Tomas Mello Breyner

Blog da Criança: Qual é o propósito e objetivos do projeto «O Pequeno Buda» e dos eventos que
são realizados?

Tomas Mello Breyner: O objetivo é ensinar às crianças técnicas de relaxamento, meditação, mindfulness e gestão emocional. No fundo queremos mostrar às crianças que existem técnicas naturais e bastante simples que as podem ajudar muito ao longo de toda a vida. Vivemos numa época cada vez mais acelerada e de certo modo é preciso saber controlar essa velocidade, saber ficar calmo e em paz, no fundo, ir ao encontro da essência do ser humano pois só assim é possível sermos felizes.

Blog da Criança: Quais os benefícios para as Crianças que praticam este tipo de atividade?

Tomas Mello Breyner: Aumento do bem estar em geral, ficam mais calmas e mais relaxadas, mais conectadas com o momento presente. Eles sentem bem isso, muitas vezes são elas que pedem aos professores para fazerem mais meditações.

Blog da Criança: Como funciona e a qual faixa etária é destinado?

Tomas Mello Breyner: Aplicamos as técnicas a crianças a partir dos 5 anos, ou seja, primeira classe.

Blog da Criança: Conte-nos um pouco sobre como ocorre a iniciação da prática da meditação com as crianças.

Tomas Mello Breyner: Nos vamos às salas de aulas e dizemos às crianças que a escola onde estão aderiu a um novo projeto relacionado com meditação. Muitas delas já ouviram falar e já sabem do que se trata, sabem que são coisas para ficarem mais calmas e em paz. Explicamos às crianças que vamos fazer meditação porque lhes vai fazer bem, vai ajuda-los a estarem mais calmos, logo mais concentrados, logo possivelmente com melhores notas. Fazemos alguns exercícios e explicamos que a partir dali é o professor que continua a praticar diariamente a meditação na sala de aula.

Blog da Criança: Onde se realiza e conte-nos alguma informação complementar que julga importante para esclarecer nossos leitores.

Tomas Mello Breyner: Este projeto tem como objectivo levar a meditação até às salas de aula. O projeto consiste em 3 passos. O primeiro passo consiste em dar formação aos professores da escola para que assim eles fiquem capacitados a fazer os exercicios na sua sala de aula. O segundo passo chama-se Iniciação, que consiste em eu ir a cada sala de aula explicar aos miudos que vão começar a fazer todos os dias 5 minutos de meditação. Depois do segundo passo o professor começa a fazer diariamente os exercicios com as crianças. O terceiro passo chama-se: acompanhamento. Este passo consiste em fazer um controlo de qualidade do projeto, de 2 em 2 meses faço visitas às escolas que aderiram ao projeto de modo a certificar que está tudo a correr bem tanto com os alunos como com os professores.

Blog da Criança: Quais os conselhos que daria aos Pais para cativarem seus filhos para algo desta natureza?

Tomas Mello Breyner: Se queremos ensinar algo às nossas crianças temos obviamente de ter conhecimentos sobre o assunto, e praticá-lo. Se queremos ensinar meditação às crianças temos então de ter a nossa própria prática, no fundo temos de dar o exemplo.

Blog da Criança: Sugere a leitura de alguns livros tanto para Pais como também para os filhos? Quais?

Tomas Mello Breyner: Sugiro a leitura do meu livro chamado “O Pequeno Buda” que fala sobre a importância de ensinar meditação às crianças.

Para maiores informações visite o site oficial do projeto: – O Pequeno Buda



Sobre o Autor

Kátia Pinheiro

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

Deixe um Comentário

Captcha