Para a Criança Dormir Bem
Vote neste Post!

Muitas mães sempre reclamam que não conseguem fazer seus filhos dormirem na hora certa, e que por vezes é alta madrugada e a criança
está acordada e com toda a energia para brincar. Este tema já foi abordado aqui no Portalis, entretanto nunca é demais falar sobre ele.

Quando crescemos temos hábitos regulares, como acordar, ir à escola, trabalhar, almoçar, tomar banho, etc. Com a criança também é assim, desde quando ela nasce é importante determinar horários e regras em seu dia-a-dia, para que ela possa assim adequar-se ao seu ‘relógio biológico’.

Um dos erros comuns cometidos pelos pais é permitir que o filho durma com eles, em vez de dormir no berço. Isso não é correcto por vários motivos, primeiro porque tira a privacidade do casal, depois porque isto pode acarretar acidentes, caso o pai ou a mãe adormeça e machuque a criança.

Desde que seu bebé vai para casa, ao sair da maternidade você deve estabelecer hábitos diários, os quais devem ser levados a sério. Algumas dicas que podem ajudar com que seu filho durma melhor e estabeleça uma rotina de sono diária:

1- Não deixe seu filho dormir na cama dos pais.

2- O quartinho dele deve ser aconchegante, sempre limpo, e arejado.

3- Não faça seu filho dormir com a televisão ligada, isso o deixará agitado.

4- Procure um Cd de música clássica para crianças e coloque na hora de dormir.

5- A iluminação deve ser fraca, nada de luzes fortes ou faze-lo adormecer na sala de estar.

6- Mantenha no quarto uma luz de presença fraca, isto deixará seu filho mais seguro.

7- Não coloque dentro do berço excesso de brinqudos ou bichinhos de pelúcia, isto pode distrai-lo.

8- Caso ele sinta necessidade, eleja um boneco, ou uma almofada para fazer companhia a ele. Dê um nome ao boneco e quando o seu filho for dormir, converse com ele dizendo que o ‘boneco Joãozinho’ também tem muito soninho e precisa dormir para ficar forte e sadio, para brincar no dia seguinte.

9- Jamais ponha medo em seu filho ou o ameaçe com histórias do ‘bicho papão’, ‘fantasmas’, ou que o ‘homem mau’ vem pega-lo caso ele não durma; tenha certeza de que o resultado será o contrário ele vai ficar amedrontado e com medo de adormecer.

10- Caso seu filho goste, além de preparar todo o ambiente seguindo as dicas acima, você poderá contar para ele uma bonita história infantil, ou uma fábula que geralmente traz sempre mensagens positivas. Nada de histórias trágicas, ou com finais tristes!

E para finalizar, paciência e carinhos ão necessários, nem sempre isso funciona de um dia para o outro. Por isso quanto mais cedo você estabelecer estas rotinas diárias, mais cedo seu filho acostumará a dormir cedo e ter uma noite tranquila de sono. 🙂

2 COMENTÁRIOS

  1. Por favor preciso de ajuda urgente.Minha filhinha de apenas 2 anos e meio está tendo um comportamento muito estranho: brinca de fazer amor com seus bichinhos de pelúcias e bonecas, sentando encima deles e fazendo cavalinho.O estranho é que quando pergunto chamando sua atenção, fica furiosa e diz para que eu saia.Isto se repete várias vezes ao dia.Tenho vergonha, pois até já fez tais atos na frente de minha irmã, que também é mãe muito zelosa e comentou comigo.Outra coisa:ela quando contrariada, chama INFENO!!!Não sei mais como agir.Já tentei de tudo, de conversar até dar umas palmadinhas, mas ela não mudou este comportamento, afetando diante de minha família, nossa credibilidade como pais.Ela ainda não entrou no jardim, porém como não estou trabalhando fora desde que ela nasceu, tento ao máximo ser atenciosa e presente, oferecendo brinquedos e uma sala ampla para brincar.Ela ainda não fala tudo, mas entende tudo que falamos.Sinto ela muito ansiosa, pois gesticula e balbucia fazendo expressões faciais.Por favor, nos ajude.Obrigada.

    • Carla, eu sugiro que vc leve a sua filhinha num psicólogo para que ele te oriente como agir nesses casos. Há diversas correntes que defendem que deixe a criança agir assim (a historia com os bichinhos) porém outras correntes filosóficas da psicologia defendem que os pais devem ensinar a criança que isso é incorreto. Mas porem como fazer isso com uma criança de 2 anos? Por isso a minha sugestão de que vc procure um bom psicólogo para que ele possa te orientar em como proceder, acho que sua filha é muito novinha para ter este comportamento. Ainda mais se ela ainda não vai na escolinha, onde ela aprendeu falar INFENO? e onde ela aprendeu fazer essas coisas com os bichinhos?
      Caso você não queira ir em uma psicólogo há duas sugestões:
      1- Ignorar totalmente este comportamento dela, e quando ela estiver fazendo isso leve-a para o quarto e deixe-a sozinha. Se ela quer chamar a atenção desta forma, irá perceber que vc a está ignorando.
      2- Qdo ela estiver fazendo isso, tirar o bichinho da mão dele e dizer que está errado o que ela está fazendo.

      Boa sorte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here