Adolescentes e Pré adolescentes Brincadeiras para Crianças Crianças - Meninos e Meninas Educação infantil

Palavras Cruzadas e as Crianças

Vote neste Post!

O jogo das palavras cruzadas é um passatempo bem difundido e muito divertido.  É um excelente jogo para crianças e adolescentes. São várias linhas que formam quadrados brancos, tanto na vertical quanto na horizontal que se cruzam uma nas outras. Daí o nome palavras cruzadas.

Quando você preencher todas as linhas é que o jogo termina. Cada palavra é descoberta com dicas que acompanham cada linha da cruzada. Ao se preencher uma linha automaticamente se dão dicas para preencher outras que a cruzam; isso deixa mais fácil o jogo.

Para as crianças também existem palavras cruzadas com desenhos, ou seja em vez de se guiarem pelas perguntas e dicas que o próprio passatempo contém, a criança se guiará pelas imagens e preencherá as linhas com o nome do desenho que vê!

Este divertido jogo surgiu em 1913 e já começaram a ser publicadas no jornal New York World, por Arthur Wynne. Mas essa forma de jogo já existia há muito tempo e se espalhou do Antigo Egito para o mundo todo. O fato mais curioso do jogo é que durante a Segunda Grande Guerra, os britânicos recrutavam especialistas em palavras cruzadas para decifrar códigos. A profissão que cria as palavras é o cruciverbalismo.

Há vários tipos de palavras cruzadas que se adéquam a qualquer pessoa. Para as crianças elas têm poucas linhas e não se cruzam em mais do que 2 ou 3 pontos. Na dos adultos as linhas são disposta e se cruzam até formar um quadrilátero; elas são compostas de um número maior de linhas e cruzamentos, com dicas mais complexas para tornar o jogo interessante.

As palavras cruzadas podem ser encontradas em forma de revistas e que são vendidas na banca de jornal ou dentro dos jornais. A diferença é que no formato revista você pode escolher o nível e a categoria delas: se são para você ou para seu filho.

E não pense você que palavras cruzadas seja apenas um passatempo para as tardes chuvosas. Há campeonatos da modalidade. É algo levado a sério e que exige muito conhecimento para poder preencher as linhas exatamente no menor tempo possível.

Se você não quiser nem usar papel ou caneta, pode optar pelas palavras cruzadas que vêm na forma de jogo de tabuleiro. É uma ótima opção para juntar mais pessoas e ir quebrando a cabeça para completar o tabuleiro e somar mais pontos. Nessa opção você não tem dicas, apenas vai formando palavras conforme as que já existem.

Criar o hábito de jogar palavras cruzadas ajuda e muito a memória e a atenção e previne o surgimento de diversas doenças que atingem o cérebro como o Mal de Alzheimer.

Isso tudo porque é preciso muita atenção para vencer o desafio. Estimula também a você e seu filho se esforçar ao máximo para terminar tudo e conseguir associar as respostas de uma dica com a linha que ela cruza.
É algo que você nem o seu filho conseguirão largar antes de verem todas as linhas completas.

Abaixo um exemplo de palavras cruzadas para crianças, cortesia do Blog:

Cantinho da Criança | Canção Nova

palavras-cruzadas


Sobre o Autor

Blog Da Criança

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

4 Comentários

Deixe um Comentário

Captcha