Abaixo deixo-vos um texto sobre Obesidade na Infância e na Adolescência,  do Dr. Alberto Mosa médico, e escritor de vários livros dentre eles o ‘Emagreça com Saúde‘ (Editora Elevação).

“Os hábitos dos pais e o estilo de vida cada vez mais ausente da formação dos filhos, tem levado a um problema crescente de aumento de obesidade infantil. Comer ‘fast food’, usar a televisão como ‘ama’ e ainda passar o dia e a noite na frente do computador são caminhos para a obesidade. Desta maneira as crianças não se exercitam no momento certo do seu desenvolvimento físico, não tem noções de boa alimentação e seguem padrões deturpados de comportamento.

 albertomosa

Há sem dúvida outros motivos para a obesidade. A influência genética da velocidade metabólica aliada aos maus hábitos familiares, assim como desordens emocionais resultantes de conflito e de preferências da familia, levam na maioria das vezes a quadros de diminuição da auto estima, e assim a transtornos alimentares tais como a anorexia, bulemia e a obesidade. Estudos actuais mostram também que há uma desnutrição intra-uterina, há uma maior sensibilidade das células de gordura nos dois primeiros anos de vida, levando também a obesidade. Para ajudar seu filho, estabeleça regras de alimentação, evitando lanches, impeça que coma vendo tv ou no computador. Ensine-o a mastigar e não proíba nenhuma alimento, mas reduza as quantidades. Introduza alimentos saudaveis.

Esportes para Crianças Obesas:

* Natação, hidroginástica, bicicleta, caminhadas, são os exercicios recomendados; pois o corpo em formação e com excesso de carga poderá sofrer graves deformações com actividades de impacto e musculação.

41 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Valfredo, pelo que sei o artigo é de autoria do Dr. Alberto Mosa. Não sei lhe prestar nenhum esclarecimento adicional. Infelizmente na net nada se cria, tudo se copia, o artigo publicado no site sudoeste é de 2011 e o nosso de 2009, portanto no mímino eles copiaram do nosso blog e nem tiveram a gentileza de citar a fonte. Mas não posso fazer nada, não tenho condições legais para os punir de alguma forma ou tão pouco exigir algo. Deixo a critério da consciência deles. Agradeço o vosso alerta. Muito obrigada. Caso o senhor necessite de maiores informações como disse anteriormente sugiro que entre em contacto com a editora do livro.

  2. Olá, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a equipe deste sit pela postagem de um texto interessante sobre obesidade. Por outro lado, algumas instituições de ensino têm usado o referido texto com o seguinte título “Os problemas precoces da obesidade”. Minha preocupação é a seguinte:
    a) Qual de fato é o verdadeiro título do texto;
    b) Se o texto foi transcrito literalmente como está no livro;
    c) Qual a bibliografia deste texto;

    E por último, faço o seguinte comentário:
    Se o texto foi transcrito literalmente da fonte, ainda assim ele apresenta muitos erros gramaticais. Então, a responsabilidade desta publicação recai sobre a Editora do livro e sobre seu autor; porém, se a transcrição não é fiel à fonte principal, então a responsabilidade recai sobre o sit que o divulgou.
    Gostaria muitíssimo que os responsáveis pelo sit averiguassem este comentário e me dessem um retorno.
    Sugiro que “escaneiem” a página do livro onde consta o referido texto.

    Agradeço pela compreensão e aguardo resposta.

    Att. Valfredo Benevendes da Silva
    Professor de Língua e Literatura Portuguesa – graduado pela UFAM.

    • Caro Sr. Valfredo B. Silva,
      Desculpe não entendi suas dúvidas, mas nosso blog APENAS divulgou a existência deste livro, tendo se baseado numa press release do ano de 2009. Se algumas instituições têm utilizado o texto, não é de nossa responsabilidade e tão pouco cabe a nós esclarecermos; sendo que como se sabe a internet é um campo sem fronteiras e cada pessoa deve ser responsável pelos seus atos. Sugiro que o senhor encaminhe a sua reclamação a editora do mesmo.

  3. eu queria saber td sobre a obesidade e como fazer pra sair desse caso e se é facil sair e se tem algum risco de saude como crianças obesas na infancia

  4. Escola Estadual de Ensino Médio Açorianos RS – agradecemos pelo trabalho de vocês , muito bom mesmo , estou grata a :))))))) Obg amiguinhoooooooooo*————*

  5. mtt booooooooooooom :)))))))))) , agente precisa disso , era isso que falltava no nosso trabalho , ajudo bastante noois :)mmmmt obg *———————-* agradecemos

  6. O texto esta exelente em termos gerais, gostaria que me de sua opiniao no seguinte, os adolecentes de modo geral fazem sua alimentacao nos fastfood por uma questao de praticidade ex: nas cantinas das escolas sao oferecidos uma enorme variedade de saturados e trans como substituir esse tipo de alimentacao tornando assim uma alimentacao mais adequada.

  7. gostei muito do texto pos a autor fala o que é a obecidade e tb explica o pq muitas criaças e adolecentes entao obesos hj em dia. Um texto muito bom com agumentos explicativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here