O Simbolismo da Rosa
O Simbolismo da Rosa
Vote neste Post!

Gostam de flores? Então hoje vamos conhecer um pouco sobre o simbolismo da rosa. A Rosa é uma das flores mais amadas do planeta, carregada de glamour, romantismo e simbolismo, encontramos esta bela flor destacada com grande importância em diversas religiões, filosofias, brasões, emblemas, sociedades e culturas.

Na cultura Hindu, a bela deusa Lakshmi, a deusa do amor, nasceu de uma Rosa. No Cristianismo, a Rosa representa a virgem Maria, mãe de Jesus. Os primeiros rosários eram feitos com pétalas de rosa em homenagem a pureza da virgem Maria.

Segundo historiadores, o hábito de levar rosas para serem depositadas sobre o túmulo de entes queridos, nasceu na Antiguidade e baseou-se também numa história da mitologia grega. Na Grécia Antiga, a Rosa era o símbolo da Deusa Afrodite, a deusa do amor.

o-simbolismo-da-rosa

Sabe-se que há mais de 13 mil anos, de acordo com uma investigação por uma equipe de arqueólogos da Universidade de Haifa, em Israel, os seres humanos adornavam os túmulos com flores. Para além da ligação com os mortos e histórias mitológicas de amores não correspondidos , a rosa encontra-se presente em brasões, em emblemas, e também na filatelia onde marcou diversos momentos históricos e destacou grandes personagens e pessoas públicas que contribuíram de alguma forma para a história da humanidade.

Na história de Portugal a Rosa se encontra presente aquando a rainha santa Isabel de Aragão, ao ser questionada pelo rei D. Dinis I sobre o que levava oculto no regaço, transforma os pães que seriam destinados aos pobres em belas rosas.

Durante os séculos XVI e XVII, a rosa apresenta-se também inserida no simbolismo do Bouquet de Noivas, como forma de “espantar” ou “disfarçar” algum mal odor exalados de algumas partes do corpo; já que naquela época os hábitos de higiene pessoal não eram frequentes.

Gandhi disse que o perfume da rosa era o seu sermão, traduzindo numa metáfora, a sua crença onde o ser humano deveria cultivar as virtudes e os preceitos morais sublimes, assim como era uma rosa.

Como viram, a rosa está envolvida em muitos episódios marcantes da história do mundo consolidando-se como a flor mais exaltada e adorada há milênios, e como tal deve permanecer; por isso num momento especial lembre-se de oferecer rosas à uma pessoa especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here