Adolescentes e Pré adolescentes Bebés Crianças - Meninos e Meninas

O que são Piolhos e Lêndeas?

Vote neste Post!

Um dos grandes receios das crianças em idade escolar são os piolhos, sim porque extermina-los não é lá uma tarefa muito fácil, e nas escolas é muito fácil encontrar coleguinhas quem têm ou já tiveram piolhos.

Especialistas no assunto dizem que os piolhos e lêndeas surgem independentes de se ter uma boa ou má higiene pessoal. Segundo os especialistas no tema, os piolhos não escolhem classe social para se manifestar; isto é, crianças ou adultos de nivel socio cultural elevado correm o risco de ‘pegar’ piolho.

Agora vamos tentar compreender o que vem a ser o piolho e a lêndeas. Os piolhos são insectos minusculos, translúcidos,e sem asa que infestam a cabeça humana, ou melhor dizendo parasitam a cabeça humana, alimentando-se do sangue do couro cabeludo. Os machos têm aproximadamente 2,4 mm e as fêmeas, 2,7 mm. No início da infestação não são facilmente detectáveis devido a sua cor transparente, com o passar do tempo quando os mesmos já tiverem se alimentado do sangue do couro cabeludo, adquirem uma cor escura; ficando assim mais fácil a sua visualização.

phil.cdc.gov - Autor: CDC/James Gathany - Wikipédia

Piolho – phil.cdc.gov – Autor: CDC/James Gathany – Wikipédia

A transmissão ocorre através da partilha de objectos pessoais como escovas de cabelo, pentes, e o contacto directo de cabeça a cabeça; quer dizer se a criança estiver muito próximo de um coleguinha de escola que esteja com piolho, há probabilidade de transmissão é grande. Os piolhos não escolhem classes sociais, cor ou tipo de cabelo para ‘habitar’, são insectos que se reproduzem rapidamente independente do clima ser verão ou inverno.

Lêndeas é o nome dado aos ovos dos piolhos que são depositados junto a raiz dos cabelos, por vezes pode ser confundida com caspa pois tem uma coloração branca. As lêndeas são de consistência dura, sendo sua remoção muito difícil por ficarem coladas aos fios de cabelos.Cada piolho pode permanecer vivo na cabeça do seu filho por cerca de um mês, fora da mesma ele sobrevive no máximo 2 dias por falta de alimento.

Antigamente as mães tinham por hábito usar insecticidas para combater a infestação, felizmente hoje em dia já existem soluções naturais, saudáveis, de odor agradável e isentas de riscos de intoxicações. Para evitar que o seu filho ou filha fique infestado de piolhos é preciso que antes de qualquer coisa você esteja informada sobre o tema. Por isso abaixo vamos esclarecer alguns pontos importantes.

1- Quem pode ser afectado pelos piolhos?

Qualquer pessoa pode ser afectado, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, etc.

2- Animais Domésticos têm piolhos?

Não. O piolho só se manifesta na cabeça do ser humano.

3- É necessário desinfectar a casa se o seu filho tiver piolho?

Não. O piolho não sobrevive e tão pouco se reproduz em roupas de banho, cama, ou outras superficies que não seja o couro cabeludo.

4- Quais os sintomas?

Geralmente comichão no couro cabeludo, provocada pela ‘saliva’ que o piolho injecta ao picar o couro cabeludo. Ao ser picada, a superficie do couro cabeludo pode inflamar e formar pequenas feridas e infecções. Entretanto há algumas pessoas que não tem esta comichão, daí a necessidade de uma verificação periódica da cabeça do seu filho.

5- Qual o ciclo de vida do piolho?

A lêndea (o ovo) eclode em 10 dias,atingindo sua maturidade entre 10 e 20 dias. O piolho adulto atinge sua maturidade plena com cerca de 20 a 40 dias que é a fase em que começa a reproduzir-se e depositar as lêndeas no couro cabeludo.

6- Como prevenir o piolho?

Para remove-lo você deverá utilizar um pente fino e que seja colorido, só assim conseguirá enxergar e remover as lêndeas. Faça uma inspecção semanal na cabeça do seu filho, penteando os cabelos madeixa a madeixa, da raiz até as pontas. O local preferido para os piolhos se alojarem é a nuca e atrás das orelhas. Se seu filho estiver com piolhos comunique imediatamente a escola para que seja feita uma inspecção na cabeça dos demais colegas. Após a utilização de loções, champôs ou cremes, a inspecção deve continuar para se ter certeza de que os piolhos foram exterminados.

7- Que produto usar para exterminar os piolhos?

Procure uma loja de produtos naturais e peça por algum produto que contenha algum tipo de ingrediente que seja eficaz para acabar com os piolhos, atualmente existem bons produtos inofensivos à saúde do seu filho, mas eficaz no extermínio dos piolhos e lêndeas. Não use em hipótese alguma qualquer tipo de pesticida pois isto pode ocasionar uma séria intoxicação em seu filho. Caso tenha dúvidas o pediatra que cuida da criança deverá ser consultado.

8- Outros elementos da minha família podem também ter sido infestados com piolhos?

Sim pode. No circulo familiar converse com todos e faça uma inspecção na cabeça de cada um para verificar se outras pessoas da família não foram infestadas.Também não é necessário cortar o cabelo demasiadamente curto como se fazia antigamente, até porque isto pode deixar o seu filho envergonhado e fazer com que ele se sinta diferente dos coleguinhas. Basta utilizar um bom produto que o problema pode ser solucionado sem uma
atitude drástica como cortar os cabelos.



Sobre o Autor

Kátia Pinheiro

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

16 Comentários

Deixe um Comentário

Captcha