Adolescentes e Pré adolescentes Brincadeiras para Crianças Brinquedos para Crianças Crianças - Meninos e Meninas

O que é um Tangram?

O que é um Tangram?
5 (100%) 1 vote

O Tangram é outro jogo de tabuleiro muito famoso e com diversos benefícios. Na verdade ele é um quebra-cabeça chinês, e diferentemente do tradicional, ele só é formado por 7 peças que são 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. E somente com essas 7 peças, a pessoa pode formar várias figuras diferentes e ainda sem sobrepor nenhuma peça. Na verdade, com o Tangram você pode formar mais de 1700 figuras diferentes. Haja imaginação.

O Tangram também é conhecido como jogo das sete peças e é muito utilizado por professores de matemática como um meio lúdico de ensinar as crianças a entenderem melhor as formas geométricas e facilitar o estudo da geometria, além de desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, já que são inúmeras opções para se formar com as 7 peças.

Se você quiser, pode até mesmo fazer o Tangram em casa. Basta pegar uma cartolina, E.V.A,  ou um pedaço de madeira e recortar as peças conforme o estilo das compradas prontas. Pronto, você fez o seu próprio Tangram. Veja a figura abaixo, basta recorta-la e começar a montar as suas figuras! 🙂

Tangram

Tangram

….”O Tamgram é composto de sete peças, denominadas de ‘Tans’ que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
– 5 triângulos de vários tamanhos
– 1 quadrado
– 1 paralelogramo

Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
– Todas as peças devem ser utilizadas na formação da figura.
– Não é permitido sobrepor as peças para formar a figura.”….

Relativamente a origem doTangram não se sabe exactamente como surgiu, mas várias lendas em torno do quebra-cabeça chinês foram construídas. Algumas lendas dizem que uma pedra preciosa se desfez sozinha em 7 pedaços e com eles as pessoas podiam formar vários objetos, como pessoas, animais ou plantas. Outra lenda fala que um imperador deixou o espelho cair e ele quebrou em 7 pedaços que eram usados para formar figuras diferentes.

Os primeiros relatos do Tangram aparecem em livros da Europa e mostram as soluções encontradas nas 7 peças; as figuras eram de flores, animais e casas em sua maioria. Depois, em 1818, o Tangram se popularizou e vários livros foram escritos sobre o assunto. Foi a partir de então que o Tangram se tornou uma febre mundial e chegou a ser vendido em peças feitas de marfim e em forma de uma caixa.

Veja o vídeo abaixo e aprenda a fazer muitas figuras utilizando as peças do Tangram:

E é claro que conforme o tempo, o Tangram foi ganhando outras figuras e formas geométricas, chegando a um total de 1700 combinações somente usando as 7 peças do Tangram. É um jogo super divertido, estimula a criatividade e imaginação e pode ser jogado por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.



Sobre o Autor

Kátia Pinheiro

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

97 Comentários

Deixe um Comentário

Captcha