Organização é fundamental para os estudos!

Santa bagunça! Aposto que são essas palavras que você diz ao entrar no quarto do seu filho e vê o material escolar em desordem. A preguiça deles em arrumar as próprias coisas é evidente. O problema é quando a desorganização implica em conseqüências nos estudos. Não é raro ele se esquecer de levar algum material para a escola e é claro que ele ficará perdido na aula. Mas algumas simples dicas podem ajudar a tornar a mochila e o material escolar mais organizado.

Depois de checar se você comprou todos os itens daquela interminável lista, está na hora de você arrumar juntamente com ele a mochila. Ensine-o que peso demais e coisas desnecessárias que ele não vai usar naquele dia de aula ficam de fora. Então, com as aulas do dia na mão vocês somente separam aquilo que é estritamente necessário. Outra dica é pedir para ele usar todos os compartilhamentos da mochila e dividir bem o peso.

Organização é fundamental para os estudos!
Organização é fundamental para os estudos!

Se ele estuda na parte da manhã, peça para que ele arrume a mochila na noite anterior e deixe tudo pronto para que de manhã ele não faça nada correndo ou corra o risco de esquecer algo.

Se ele estuda à tarde, pode deixar a arrumação do material para a parte da manhã; desde que ele faça isso bem antes de sair para a escola; a pressa sempre faz com que ele se esqueça de alguma coisa importante em casa e acabe levando algo que não precisa. Carregar peso desnecessário acaba sendo prejudicial para ele.

Procure sempre deixar gavetas e estantes reservados somente para o material escolar e insista que tudo o que for da escola tem que ficar lá. Peça para que ele deixe sempre organizado conforme ele vai usar aquele material durante a semana; Depois dos estudos é aconselhável guardar tudo no local correcto para que ele não fique procurando onde colocou o livro ou o caderno.

Reservando um espaço para o material escolar e seguindo a rotina de arrumar tudo com calma e antecipação fica muito mais fácil seu filho organizar sozinho a mochila e tomar conta do próprio material escolar; e assim ele acaba com a bagunça no quarto e ainda carrega só o necessário para a escola.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here