Já falamos aqui no Portalis sobre a importância de ensinar o seu bebé a dormir sozinho no bercinho e preferencialmente no seu próprio quartinho. O que por vezes é difícil dos pais compreenderem é que se não tiverem este comportamento desde os primeiros meses, depois dificilmente conseguirão fazer com que a criança durma em sua própria cama sozinha. A criança tem de ser condicionada a horários e hábitos desde pequenina. Aqui vão algumas dicas para conseguir fazer o seu filho dormir no quarto dele.

1- Algo que pode ajudar, é ter uma Luz de Presença no quarto. Não é cara, e funciona da seguinte forma, quando o quarto está escuro a luz mantem-se acesa e quando acendemos alguma luz no quarto a luz de presença apaga-se automáticamente, voltando a acender-se quando o quarto ficar escuro novamente. A Luz de Presença ajuda seu filho a manter-se mais calmo, principalmente aos que tem medo de escuro.

2- Estabelecer horários rigidos para ir para cama.

3- Os pais podem utilizar alguns hábitos para estabelecer uma rotina diária, como contar uma bonita história todas as noites, colocar uma música suave e relaxante no quarto, pode até mesmo ser um brinquedinho musical suave. Podes comprar um peluche de boa qualidade que não deite pelos e de tamanho médio e faze-lo “companheiro” de soninho do seu filho(a).

4- Nada de televisões ou actividades que deixem a criança agitada antes de ir para cama.

5- Nada de ameaças do tipo: “Se tu não dormires o bicho vem te pegar”, isso fará efeito contrário e a criança aterrorizada pode desatar a chorar sem parar. Jamais utilize chantagens e nem ameaças.

6- Não prometa o que não irá cumprir, do género:” Se tu dormires quietinho, amanhã levo-te ao parque” (sendo que o dia seguinte será dia de escola e você não tem efectivamente plano nenhum de leva-lo ao parque. Isso gerá revolta e a criança acostuma-se com a mentira, ou seja acha que se o pai ou a mãe prometeu algo e não cumpriu ou mentiu, ELA também pode faze-lo sem problemas.

7- Não vale a pena usar a força, não agrida e não grite, isso não fará seu filho obedecer, ao contrário; toda acção gera uma reaação e se a acção não for boa da sua parte, não espere que a reacção por parte do seu filho seja melhor.

8- Não ceda a birras e chantagens por parte do seu filho(a), ou ele poderá acostumar-se com isso e usa-lo com frequência para manipular o pai e a mãe, quando desejar algo.

9- Quando seus filhos por ventura forem ficar na casa dos avós, oriente-os para que tenham o mesmo procedimento que  vocês pais tem em casa, para que não se fuja a rotina diária da criança.

10- Por fim: Paciência! Ser pai e mãe requer muita paciência!!!! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here