História do Surf
Vote neste Post!

O Surf  (ou Surfe) é um esporte que se enquadra na categoria dos esportes radicais, já que é preciso muita coragem e criatividade para praticar esse esporte. Os movimentos são complexos e é preciso muito treino antes de se arriscar totalmente no surfe. O primeiro relato da prática do surf foi no Havaí e é por isso mesmo que esse local á considerado um dos melhores locais para praticá-lo. No principio era usado uma prancha de madeira para que os esportistas pudessem deslizar sobre as ondas; elas eram  fabricadas pelos próprios esportistas.

No inicio acreditava-se que o surf era um culto ao mar e uma maneira de se livrar de todas as tensões e desejos ruins que as pessoas tinham. Era uma atividade relaxante e praticada como diversão e não como esporte. Só em 1912 é que o surf se tornou um esporte reconhecido, com o Duke Paoa Kahanamoku, considerado pai do surf moderno; ele foi o maior divulgador do esporte e da ilha.

Mas o surf só contagiou os jovens mesmo na década de 50 quando ele foi muito praticado na costa oeste dos Estados Unidos; e nas décadas de 70 e 80 o surf já tomava conta do mundo inteiro e foi então que começaram os campeonatos profissionais de surf que davam prêmios em dinheiro.

O surf é um dos esportes que promove mais interação com o mar, o que faz com que os adolescentes que moram perto de regiões praianas prefiram o surf a qualquer outro esporte. Os corpos musculosos dos praticantes é que também fazem com que os adolescentes queiram praticar esse esporte, já que os surfistas profissionais são badalados e famosos.

Os seguidores do surf são fiéis e acompanham de perto os campeonatos e as noticias. São amantes inveterados e não perdem uma competição sequer. Para praticar o surf é preciso de muito treino e dedicação até conseguir equilíbrio suficiente para ficar de pé na prancha e poder fazer as manobras mais radicais.

Atualmente há escolas que ensinam e orientam os jovens para a prática do surf, por isso anime-se já que é sempre melhor aprender com quem entende do assunto, do que se aventurar sozinho e correr o risco de perder a vida. Obviamente que para praticar o surf é imprescindível que a pessoa saiba nadar muito bem já que o surf é sempre praticado em altas ondas. Por isso se você quiser arriscar-se a praticar um esporte assim tão radical tem que estar preparado para tal. 🙂

Saiba mais em:

Federação Portuguesa de Surf

– O Surf no Brasil

– Revista Surf na Lata

Veja abaixo o vídeo disponivel no Youtube de Gustavo Fernandes Campeão Brasileiro de Surf Profissional 08!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here