Adolescentes e Pré adolescentes

Higiene Pessoal para Adolescentes

Vote neste Post!

Você como mãe deve saber que os bebés precisam de uma atenção maior quando o assunto é higiene, já que eles são frágeis e precisam estar sempre bem limpinhos para não serem acometidos de infecções e assaduras. Mas não só os bebés que precisam de atenção na hora da higiene, os adolescentes também têm que ter cuidados especiais na hora da higiene pessoal.

O primeiro indício para saber que o seu filho ou filha já é um(a) adolescente é ver o aparecimento dos pelos, tanto no corpo como na região pubiana. Outro fator é que ele começa a suar mais, já que as glândulas sudoríparas funcionam a todo vapor nessa fase. Então, a higiene é fundamental para evitar mau odor nas axilas, nos pés e partes íntimas.

As meninas têm que ter uma higiene intima mais cuidadosa a partir do momento que começam a menstruar, já que odores podem surgir nessa fase em conseqüência tanto da menstruação quando dos fluidos que são eliminados após a menarca. É muito comum essa liberação de fluidos, mas a menina precisa ter uma higiene adequada para que os odores não apareçam. Uma dica é utilizar os sabonetes líquidos especiais para a limpeza da região.

Outras preocupações no caso das meninas são os pelos. Eles aparecem na perna, na virilha e na axila e precisa ser depilado constantemente para manter um aspecto de limpeza. A periodicidade da depilação depende de cada caso, mas é comum as meninas depilarem assim que os pelos começam a ficar visíveis. Pode ser feita com cera, gilete, aparelhos eléctricos ou cremes especiais.

Os meninos têm que ter cuidado com a higiene intima e lavar bem a região peniana, já que é comum eles apresentarem ejaculação noturna e isso pode causar bactérias ou até mesmo infecções no pênis. A barba vai de acordo com o gosto dos adolescentes; podem deixar crescer ou raspar com aparelhos de barbear ou giletes. Os meninos têm a vantagem de não se preocupar com os outros pelos do corpo, se bem que é aconselhável manter curto os pelos das axilas para evitar mau odor.

Outro factor que merece atenção é o cabelo. Os meninos têm a mania de usar bonés o dia todo e isso faz com que a caspa apareça. O cabelo deve ser lavado diariamente para que não surja esse problema. O mesmo cuidado vale para as meninas, já que a caspa pode aparecer nelas como conseqüência de o uso exagerado de xampus e condicionadores.

Os dentes também têm que ter atenção, já que um belo sorriso é o cartão de visita da pessoa. Devem sempre estar bem escovados e brancos e a visita ao dentista deve ser regular para evitar qualquer problema. Um belo sorriso pode fazer maravilhas com a auto-estima do seu adolescente.

O banho deve ser diário, pessoas que transpiram demais e têm tendência para mau odor nas axilas devem toma-lo duas vezes ao dia. Caso não queira tomar dois banhos (um pela manhã e outro a noite), deverá pelo menos tomar um banho diário e  higienizar as axilas com um sabonete anti-séptico para evitar que o mau odor se instale durante o dia.

– De nada vale usar desodorizantes sem que se tenha tomado banho antes, isso só faz piorar o mau odor. O que limpa e retira o mau odor do corpo, é água e sabão. Por isso lembre-se sempre nada substitui um bom banho! 🙂



Sobre o Autor

Kátia Pinheiro

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

4 Comentários

  • gostei da area do banho. gostaria de receber mais coisas sobre o assunto principalmente atividades para eu passar para os meus alunos que são do 6º ao 9º aano.Obrigado

    • VicVic isso varia muito de pessoa para pessoa e da quantidade hormonal que cada adolescente tem em seu organismo, não há idade propria para isso e tão pouco opção sexual. Aqui cabe o bom senso de cada um e as noções de higiene pessoal que cada um teve em sua educação. 🙂

  • Esta recomendação é bem interessante, porque o boné está mais ligado a modismo, do que a proteção contra o sol:

    “Outro factor que merece atenção é o cabelo. Os meninos têm a mania de usar bonés o dia todo e isso faz com que a caspa apareça. O cabelo deve ser lavado diariamente para que não surja esse problema. O mesmo cuidado vale para as meninas, já que a caspa pode aparecer nelas como conseqüência de o uso exagerado de xampus e condicionadores.”

Deixe um Comentário

Captcha