Dia Mundial da Alfabetização | 8 de Setembro
Vote neste Post!

Estamos próximos do dia 08 de Setembro, Dia Mundial da Alfabetização e o que isto significa efectivamente??? A Alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como um código de comunicação. É um processo abrangente no qual o individuo através do uso das letras, consegue formar palavras e frases e assim aprender a se comunicar por escrito em seu idioma.

Ser alfabetizado abrange, conhecer as letras, formar palavras, ler textos, compreender, interpretar textos, resumir, escrever; enfim significa ser apto na leitura e na escrita.

Segundo estátisticas o indice de analfabetismo (incapacidade de ler e escrever) é grande em muitos países do mundo como Guiné, Moçambique, Marrocos, India, Egito,Tunisia, Brasil, Portugal e outros. Um em cada cinco adultos no mundo é analfabeto, 74 milhões de adultos no planeta ainda não foram alfabetizados e 75 milhões de crianças estão fora da escola.

No dia 08 de Setembro comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização, todos os anos este dia é dedicado a nos lembrar do grande mal que acomete o mundo, que são as altas taxas de analfabetismo.

O analfabetismo não apenas limita a pessoa em sua comunicação com o ‘mundo’ ou profissionalmente, mas limita também a compreensão de tudo que ocorre a sua volta!

O analfabetismo incapacita a pessoa de adquirir conhecimentos sobre tudo, inclusive sobre saúde. Uma pessoa que não sabe ler e nem escrever é mais propensa a ter problemas de saúde, e consequentemente tenderá a não procurar ajuda médica, porque não sabe do que se trata, nunca leu sobre a doença, nunca ouviu falar, etc.

O indice de doenças como a SIDA, hepatite, doenças sexualmente transmissiveis é alto entre as pessoas analfabetas. Mas a esperança é a última que morre não é mesmo?

Resta-nos esperar que os pais se conscientizem da importancia do seu filho frequentar a escola, que os governantes proporcionem melhores condições de ensino, melhor qualificação aos professores, maior tempo dentro de um sala de aula, merendas de melhor qualidade aos que não tem poder aquisitivo, fornecimento de cadernos, livros e material escolar aos mais carentes; enfim o proporcionar ‘ condições de alfabetização’ é bem mais abrangente do se fala! Por isso senhores, mãos à obra, já é mais tarde do que se pensa!!!!!

Abaixo deixo-vos um poema sobre o Dia Mundial da Alfabetização de Fernando Cardoso!

‘Não há nada mais fecundo
do que aprender a ler,
o abrir duma janela
para o cenário do mundo.

Nem sempre é o professor
que confere à criança
esse dom, tal maravilha.
às vezes é um dos pais
que, com prazer e amor,
lhe ensina a cartilha.’

(Excerto de «Aprender a ler»,in
“Ciclo de Vida em Versos Amigos e Postais Antigos”)

Para terminar deixo-vos uma célebre frase de ‘Séneca’:

– A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida’

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here