Tema Infantil - Diversos

Dançar a Quadrilha

Vote neste Post!

As Festas Juninas acontecem em vários países do mundo, em alguns lugares são chamadas como Festa do Santos Populares, em outros Festa de São João. O que não falta em todas estas festas são as danças típicas, os famosos ‘Bailaricos’ (em Portugal) e as famosas ‘Quadrilhas‘ no Brasil.

Esse tipo de dança (quadrille em francês) surgiu em Paris no século XVIII, e desde épocas remotas faz muito sucesso entre crianças, jovens e adultos. No Brasil a dança Quadrilha foi introduzida no Brasil pela corte portuguesa, aquando da chegada de D. João VI e Dona Carlota Joaquina, seguindo as tradições de Portugal e a moda Parisiense.

Imagem Smart Kids ©

Quando a dança se tornou popular, ou seja, quando o povo que vivia no Brasil incorporou os costumes desta dança nas Festas Juninas, os passos e músicas adquiriram características regionais de cada localidade brasileira. A dança da quadrilha recebe nomes diferentes em cada região do Brasil:

* Quadrilha Caipira em São Paulo
* Mana-Chica no Rio de Janeiro
* Quadrilha Matuta no nordeste do Brasil

No nordeste foram incorporados ritmos de música diferentes das músicas tradicionais de Festas Juninas; o forró, o baião, o xote, o reizado, o samba-de-coco e outros ritmos fazem a festa ficar mais animada.

Veja abaixo os  passos mais utilizados para se dançar quadrilha, observe que o nome de alguns passos está em francês, a razão é a famosa dança parisiense citada acima, a quadrille :

* Caminho da Festa
* Anarriê
* Cavalheiros cumprimentam as damas
* Saudação Geral
* Balancê
* Grande Passeio
* Changê de Damas
* Olha o Túnel
* Segue o passeio
* Caminho da roça
* Olha a chuva
* Já passou
* Olha a cobra
* É mentira
* A ponte quebrou
* Já consertou
* Olha o caracol
* Formar a grande roda
* Damas ao centro
* Coroa de Rosas
* Coroa de Espinho
* Olha o grande passeio
* Vai começar o baile, olha valsa dos noivos
* Olha os padrinhos
* Baile geral
* O baile está acabando
* Vamos despedir do pessoal



Sobre o Autor

Kátia Pinheiro

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

Deixe um Comentário

Captcha