Cuidado Com as Crianças e Com os Animais
Vote neste Post!

Quem tem animais de estimação em casa deve estar ciente de alguns cuidados que se deve ter, caso tenha bebés ou crianças em casa, o cuidado deve ser redobrado. Com certeza você deve estar pensando que o seu bichinho de estimação é muito bem cuidado e não oferece riscos à ninguém; mesmo assim é bom você conhecer alguns factos importantes acerca do seu animal de estimação; como por exemplo como se dá a multiplicação das pulgas.

Onde há um cão ou um gato, podem ou não haver pulgas, dependendo dos cuidados higienicos e se você tem por habito desparasita-lo. Como sabemos a pulga é um parasita comum em cães e gatos, e que se alimenta do sangue do animal.

Uma pulga fêmea põe centenas de ovos, os quais em 21 dias atingem a ‘idade adulta’. Portanto o risco de infestação para o ambiente é elevado caso não sejam tomadas as devidas precauções.

No animal as pulgas podem provocar dermatite alergica uma reacção ocasionada pelo contacto da pele com a saliva do parasita. Na criança ocorre o mesmo, a picada provoca uma reacção alérgica e por vezes
inflamação do local que foi picado.

A contaminação do ambiente se dá, quando as pulgas depositam seus ovos no animal, mas estes ao se coçarem ou ‘abanarem’ os pelos, faz com que os ovos caiam no chão. Os ovos penetram nas fibras de tapetes, carpetes, frestas do chão e neles se desenvolvem, contaminando assim o ambiente.

cao
Cuidados a serem tomados:

* Com o animal:

A desparasitação do animal deve iniciar entre 6 e 8 semanas de vida.
– Deve-se realiza-la ao longo de todo o ano.
– Os produtos utilizados para desparasitação como coleiras, pós, shampoos, solução para banho, devem ser adequados a raça, peso e idade do animal.

* Com o ambiente:
– Se você tem bebé ou filho pequeno, evite que o cão ou gato entre no quarto dele.
– Evite que seu filho mexa nas coisas dos animais, como brinquedos, bolas, casinha, cobertores, etc.
– Mantenha o quarto do seu filho arejado e sempre muito limpo, dê especial atenção ao chão, e cortinados.
– Passar aspirador com frequencia em toda a casa.
– Lavar cama e casinha do animal com agua bem quente e detergente.
– Aplicar nos cantos da casa sprays desparasitante.
– Se for gato, troque todos os dias a areia do caixote.
– Use luvas ao manipular as coisas dos animais.
– Lavar as mãos com água e sabão após o contacto com os animais.

O ideal é que você tenha um veterinário que lhe possa orientar adequadamente quanto aos procedimentos correctos, e no caso de ter bebés e crianças em casa, o pediatra poderá também lhe orientar quanto aos cuidados necessários. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here