Todos sabemos que a nossa personalidade depende basicamente dos genes e do meio em que nos desenvolvemos. Educação é fundamental, impor limites, horários, e regras também. Entretanto o mais importante de facto, é que os pais prestem atenção nos seus filhos e em seus comportamentos. Não basta pagar uma boa escola, dar brinquedos caros, boas roupas, e satisfazer as necessidades ‘materiais’ dos filhos. É essencial que os pais analisem o ‘jeito de ser do filho’, e reflictam se este ‘jeito de ser’ o ajudará no futuro. Uma criança introvertida, se não compreendida e ajudada, poderá ser um adolescente problemático. Em primeiro passo é necessário que os pais respeitem o jeito introvertido do filho, mas que gradativamente vá ajudando-o a soltar-se e tornar-se mais comunicativo. Regrinhas importantes a serem seguidas para ajudar o seu filho:

* Incentive-o a participar de actividades culturais fora da escola.

* Incentive-o a convidar amiguinhos para irem a sua casa brincar.

* Ensine-o a ser independente em pequeninas coisas, como aprender a se vestir sozinho, calçar os tenis sozinhos, e assim por diante.

* Com miúdos já maiores, quando sair as ruas, ou em familia; incentive-o a perguntar preços, pedir informações, etc. Estando ao lado dele nessas ocasiões tudo torna-se mais facil.

* Não fique dizendo frente a familia e as pessoas que ele é introvertido, tímido, ou tem dificuldade em comunicação, isso só irá agravar a situação.

* Na escola, peça aos professores que o ajudem, fazendo com que ele participe de actividades onde é necessário falar aos coleguinhas, como cantar músiquinhas, falar um versinho, etc.

* Por fim, sempre lembre-se que o diálogo é o mais importante em qualquer situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here