Algumas fontes apontam a origem no nome Festas Juninas, por serem comemoradas no mes de Junho, e outras fontes relacionam o nome ‘Festas Juninas’ por ser o mes de comemoração do dia de São João. Suas tradições são oriundas de diversos países, para a comemoração aos santos:

Santo Antonio | Dia 13 de Junho Na noite que antecede ao Dia de Santo Antonio, é costume as moças solteiras fazerem simpatias para encontrar um grande amor e se casarem, já que Santo António é o santo casamenteiro. É também costume levar pães para serem abençoados nas missas em honra ao Santo, para que nunca falta alimentos nas casas.

São João | Dia 24 de Junho Diz a tradição que as cinzas de uma fogueira de São João curam problemas de pele, também dizem que se as raparigas cortarem as pontas dos cabelos antes de nascer o sol, os cabelos crescem mais fortes. São crendices populares que foram passadas de geração em geração.

S. Pedro | Dia 29 de Junho As tradições e crendices populares indicam São Pedro como guardião do ‘Céu’, reza a tradição de quem quiser vender uma casa, reza à são Pedro e leva a uma igreja uma chave de cera com 3 fitinhas amarradas (rosa,azul, e branca). Diz também que á protetor das viuvas e o santo da fartura por ter sido pescador. As homenagens aos santos foram introduzidas no Brasil pelos colonizadores portugueses.

A França contribuiu com a dança, a China com os fogos de artificios, a Espanha e Portugal com a culinária. Evidentemente que todas as tradições introduzidas pelos europeus com o tempo foram se adequando aos moldes brasileiros, originando uma festa junina tipicamente brasileira.

Em todo Brasil é possível no mes de Junho encontrar festas juninas, entretanto em cada região a festa possui uma caracteristica diferente. Os pratos tipicos das festas juninas são: pipoca, tapioca, arroz doce, bolo de amendoin, bolo de pinhão, bombocado, bolo de fubá, pé-de-moleque, batata doce, pão-de-ló, vinho quente, canjica, bolo de milho, milho verde, pamonha, cural, quentão.

As músicas tipicas das Festas Juninas:

– Cai Cai Balão

– Capelinha de Melão

– Pula Fogueira

– Sonho de Papel

– Pedro, Antonio e João

47 COMENTÁRIOS

  1. A coisa que mais gosto é do mes de junho as festas juninas são as melhores do mundo seja em Caruaru PE ou seja em Campina Grande PB.
    Sou paraibana e adoro Sâo João.
    19/06/2012 as 13:08pm

  2. é mesmo tava com um trabalhoo ki já tinha 20 dias ki a professora de artes tinha passadoo minha colega fez o dela é mim deu a professora disse ki éra para eu dar a ela 08/07/11 e agora sin eu fiquei muitoo informada muitoo obrigada vcs mim sauvarão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here