Muito se fala em aquecimento global, entretanto nem sempre as crianças têm a exacta noção do que isto significa. O termo aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superficie da Terra, que se tem observado nos últimos anos e com tendências a piorar nas próximas décadas. O problema é mais acentuado no Hemisfério Norte, nomeadamente entre
o Circulo Polar Ártico e o trópico de Câncer. O clima maritimo depende da temperatura dos oceanos
nos trópicos, e este desequilibra-se com a velocidade acentuada da evaporação da água, devido a alta radiação solar que atinge a Terra; o tão falado Efeito Estufa.

Grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a
um aumento do efeito estufa, isso deve-se ao consumo excessivo de aguas subterraneas para agricultura industrial (em larga escala), maior consumo energético e emissão excessiva de gases poluentes pelas industria; o que afecta a camada de Ozonio. A camada de Ozonio, é uma camada composta por gases e que protegem o planeta Terra dos raios solares, ou seja é a camada que protege os seres vivos, plantas, animais e o homem, dos raios ultra-violetas; que se chegassem em sua totalidade até nós
acabaria com a vida em nosso planeta.

Por isso é tão importante preservarmos a natureza, o verde, as matas, e as florestas, porque produzem o oxigenio, que é um dos elementos mais importantes da química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na respiração dos organismos.
O Oxigenio é essencial para fauna, flora e para o homem. Sem ele nenhum destes elementos citados pode sobreviver.Por isso é importante que todos nós, crianças, adolescentes e adultos tenhamos consciência do quão é importante o nosso planeta Terra e de quão é importante preserva-lo. O planeta Terra é a nossa casa, vamos cuidar dele como tal.

Veja o vídeo abaixo e perceba o que se passa com os animais quando as camadas de gelo derretem:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here