Já pensou em formar em sua casa um pequena biblioteca infantil para o seu filho? Saiba que esta é uma maneira de fazer com que ele tome gosto pela leitura,  pois segundo os educadores de infância e grandes nomes da pedagogia, a melhor forma de fazer com que a criança aprecie a leitura é incentivando a leitura de livros destinados a faixa etária em que ela se encontra. Para elaborar uma biblioteca infantil em sua casa muitos factores devem ser levados em conta como por exemplo:

1- Faixa etária da criança;
2- Temas que a criança demonstra ter interesse;
3- Ter atenção ao conteúdo do livro;
4- Analisar o vocabulário do livro;
5- Quando for traduções de obras estrangeiras verificar a qualidade da mesma;
6- Observar se existem ilustrações de qualidade.

A Biblioteca infantil da sua casa também pode ser dividida por temas:

1- Fábulas
2- Personagens
3- Contos de Fadas
4- Mundo Animal
5- Livros de Ilustrações
6- Dicionários Ilustrados

Também é importante que você crie um cantinho especial para leitura, você poderá colocar um bonita estante colorida, com mesa e cadeiras  adequadas a idade do seu filho, pode colocar um Puff ou um sofá pequenino confortável e criar assim um clima de aconchego. A hora da leitura pode se transformar numa hora mágica, e você pode aproveitar esta hora para ler junto com o seu filho e conversar sobre o que a história quis transmitir; é uma forma de criar um vínculo afectivo maior e conseguir assim comunicar-se mais facilmente com o seu pequeno.

Uma idéia original é incentivar o seu filho a fazer um livro, pode ser com fotos dele, ele pode desenhar ou até mesmo recortar imagens de revistas que ele aprecie e assim  ensina-lo a formar um histórinha. Pode ter certeza de que desta forma ele tomará gosto pela leitura, vai pedir para você comprar novos livros  e quando estiver maior vai ler grandes livros com muita naturalidade.

O mesmo pode ser feito com os Cd’s Infantis e Dvd’s Infantis, compre e incentive seu filho a ouvir   Cd’s ou a assistir filmes e crie com ele um pequeno acervo com o que é dele separado, assim ele também aprende a ter responsabilidade com o que lhe pertence. 😉

Caso a escola do seu filho não tenha uma biblioteca, você em conjunto com os coordenadores da escola e os outros pais podem também fazer uma campanha de arrecadação de livros e ajudar a criar um cantinho especial de leitura na escola, tenho certeza de que todos irão participar com muito gosto! O importante é dar o devido valor que a leitura tem na vida de uma criança! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here