Músicas infantis

Cantigas de Ninar e os Bebés

Vote neste Post!

Quem nunca ouviu uma cantiga de ninar? Elas são muito antigas e usadas em toda a parte do mundo, por todas as pessoas. Elas são usadas para embalar as crianças e fazê-las pegar no sono mais rápido. É um ótimo remédio para as mães acalmarem os pequenos que relutam em querer dormir.

Geralmente o tema das famosas cantigas de ninar são os anjos, pais ausentes e criaturas assustadoras como o bicho-papão, a cuca, ou qualquer outro folclore da região. As mais conhecidas cantigas de ninar são o dorme neném e o boi da cara preta.

Mas se você prestar atenção nas letras das cantigas você ficará em dúvida se elas foram realmente feitas para relaxar as crianças ou para assusta-las, já que os personagens das cantigas, como o bicho-papão, a cuca e o boi da cara preta não parecem muito amigáveis, mas sim assustadores.

Dorme Bebe!

Dorme Bebe!

Afinal, é muito pouco provável que você ache que o seu bebê vai dormir sob a ameaça de um boi de cara preta que vai pegá-lo a qualquer momento. Ou seja, você já reparou que as cantigas de ninar soam mais como uma ameaça do que algo relaxante. Apesar de tudo isso, ela faz enorme sucesso entre os pais que querem acalmar os filhos na hora do sono.

Na verdade você não precisa se preocupar com o conteúdo da música e sim com a sonoridade e o cantarolar. Os especialistas dizem que as crianças ainda são muito pequenas para entender o real significado das palavras rimadas que compõem a canção de ninar.

Ou seja, não importa qual é o conteúdo da cantiga, ou se a letra é assustadora e remete a fuga dos pais ou outros bichos que atacam as crianças. O embalo e o ritmo da canção é que faz com que a criança durma tranquilamente.

Na verdade, esse é o real motivo das cantigas de ninar. Elas não foram feitas para ensinar ou para dar medo, já que o seu filho não vai se lembrar de nada, ou entender o que você quer dizer. Na verdade as cantigas foram feitas apenas para embalar a criança até que ela durma profundamente e se aquiete quando você começar a cantar.

Mas devo confessar que os ‘criadores’ das cantigas de ninar poderiam ser um pouquinho mais criativos e utilizarem figuras doces para compor músicas de ninar; mas como as músicas famosas que conhecemos hoje foram compostas há décadas atrás e por pior que pareçam continuam a fazer sucesso; deve haver aí alguma fórmula mágica.

Eu quando era pequena destestava estas músicas, e embora especialistas digam o contrário quando comecei a me dar conta do sentido das palavras, eu tinha medo sim do bicho papão e da cuca.

Abaixo as letras de duas das cantigas de ninar mais conhecidas:

Nana Nenem

Nana nenem
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
mamãe foi trabalhar
Desce gatinho
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado


Boi da Cara Preta

Boi, boi, boi
boi da cara preta
pega este menino
que tem medo de careta


Sobre o Autor

Blog Da Criança

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

28 Comentários

Deixe um Comentário

Captcha