Brincadeiras para Crianças Brinquedos para Crianças

Brinquedos Antigos – Anos 70 e 80

Vote neste Post!

Nos anos 70 e 80 muitos jogos e brincadeiras divertidas animavam o dia-a-dia das crianças e dos adolescentes. Podemos citar alguns brinquedos antigos inesqueciveis que marcaram época e que ainda hoje fazem muito sucesso como por exemplo: Cubo Mágico, Genius da Estrela, Mini Computador Pense Bem,e outros mais.

cubo-magico-brinquedos

O Cubo Mágico surgiu em 1974, criado pelo húngaro Ernő Rubik, com o objectivo de ensinar aos seus alunos noções de ‘três dimensões’. O sucesso foi tão grande que virou em pouquissimo tempo ‘paixão mundial’, tornando-se num dos ‘jogos’ mais vendidos em todo o mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas.

Concursos mundiais espalharam-se pelo mundo para ver quem conseguia encontrar a resolução mais rápida para o cubo mágico, sabe-se que há milhões de possibilidades e atingi-la não é nada fácil. O proprio inventor Ernõ Rubik, demorou um mes para conseguir resolver o cubo pela primeira vez.

genius-da-estrela

O Genius da Estrela, foi o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil, lançado na década de 80; tinha como objectivo estimular a memorização de cores e sons. Com um formato semelhante a um OVNI, possuía botões coloridos que emitiam sons harmônicos e se iluminavam em seqüência. Cabia aos jogadores repetir o processo sem errar.

Tinha 4 niveis de dificuldade: Nivel 1: 8 repetições Nivel 2: 14 repetições Nivel 3: 20 repetições Nivel 4: 31 repetições

pense-bem-computador

Mini Computador Pense Bem, o sonho de toda criança na década de 80, um mini computador com um livrinho de atividade. O objectivo era apertar as respostas certas no computador, também tinha outros mini jogos, inclusive para fazer musiquinhas. Um precursor do ‘Magalhães’? Sabe-se lá, mas era o sonho de consumo das crianças daquela época! 🙂

Bons tempos, boas lembranças! 🙂



Sobre o Autor

Kátia Pinheiro

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

38 Comentários

Deixe um Comentário

Captcha