Baptismo do Bebe | Dicas e Sugestões
Vote neste Post!

Já havia abordado este tema no Portalis, mas atendendo a pedidosdecidimos aborda-lo novamente para darmos sugestões para que tudo corra bem nesta data tão especial. Baptismo (Portugal) ou Batismo (Brasil), é tido como um rito de passagem e feito com água sobre a criança ou submergindo-a em uma pia baptismal. Esta iniciação é feita em várias religiões como católicos, protestantes, evangélicaos, etc. O baptismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Proporciona ao baptizando a benção e a graça de Deus, bem como a inclusão na Igreja Católica, e é um rito tido como necessário para a salvação da pessoa.
São dois os principais modos de baptismo cristão:
-Aspersão ou Efusão – baptismo onde a água é borrifada ou derramamada sobre o que é batizado.
-Imersão – baptismo em que o que é batizado deve ser mergulhado na água.

A celebração do baptismo é sempre muito bonita e um marco de iniciação da vida religiosa da criança.
Para a realização do baptismo é necessário uma série de providencias, as quais destacamos abaixo:

– Escolher a data para o baptismo
– Escolher a igreja, paroquia ou capela
– Escolher madrinha e padrinho
– Informar padrinhos sobre a data e horario do curso a ser feito na igreja onde se realizará o baptismo.
– Comprar a roupa do baptizado (quase sempre as igrejas determinam que seja totalmente branca, pode ter alguns detalhes em rosa claro se for menina, e em azul se for menino; mas é melhor perguntar antes)
– Mandar fazer os convites para distribuir entre os familiares
– Mandar fazer as lembrancinhas
– Organizar um almoço, lanche ou jantar em familia para a comemoração da data.
– Providenciar o fotografo para fotos ou filmagem

Dicas:

– Ao escolher os padrinhos lembre-se que deverão ser pessoas do seu convivio e que você tenha um carinho especial por eles, afinal eles irão conviver intimamente com sua familia. Por isso nada de escolher o chefe do marido, a cunhada que você não se dá bem, o primo que não se dá com metade da familia. Na hora da escolha pense em alguém que dê o devido valor religioso a cerimonia e que você saiba que irá faze-lo com o coração.

– Caso você não tenha condições financeiras para dar uma festa, não se irrite por isso. Faça uma despedida na igreja, entregue a lembrancinha e agradeça a presença de todos. Depois se quiser reuna-se em casa com os mais íntimos. Na actual situação toda gente entende que os tempos não são para festa.
Caso queira mas não está em condições de gastar muito pode oferecer um lanche rápido, com chás, bolos, sucos, salgadinhos, etc.

– O convite de baptizado pode ser feito por você mesma em casa, fica até mais bonito que seja algo artesanal, o mesmo vale para as lembrancinhas que podem ser pequenos sabonetes em formato de anjinhos,
saches perfumados em forma de anjinhos, tercinhos juntamente com um anjinho pequenino, imagens de anjinhos, uma caixinha pequenina com um santinho, etc.

– Para economizar peça para alguem da familia filmar ou fotografar a cerimonia, um fotografo pode custar caro.

4 COMENTÁRIOS

    • Ola Anna, geralmente sim pq as vezes na hora do bastismo vc terá de comungar, ou seja, receber a hostia. E a hostia so é recebida pela primeira vez na primeira comunhao.

  1. ola quero organizar um almoço de batizado simples para umas 30 pessoas gostaria de saber quantidade por pesssoa…………….. nao sei se e o certo mas estou acostumada com arroz, maoionese, salada, churrasco bebidas(refrigerantes e cerveja)…….algo assim quero mais saber quantidade por pessoa mesmo se por favor me deem uma dica so tenho 8 dias para organizar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here