Educação infantil

A Origem da Familia

A Origem da Familia
2.33 (46.67%) 3 votes

Todos nós já paramos para pensar sobre a origem da família, muitas questões surgem como por exemplo: Onde tudo começou? Como se deu origem a formação da família? entre muitas outras.

A família é formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligada pelos laços sanguineos. Os membros da família que tenham um ancestral em comum costumam apresentar o mesmo sobrenome. Os diferentes indivíduos dentro de uma família podem ser divididos por geração como avós, pais, filhos, etc.

Cada membro tem o poder de afetar o outro a qualquer momento, há familias matriarcais onde o comando é da mãe ou de uma figura feminina, ou patriarcal onde o comando é do pai, avô ou uma figura masculina. No passado os casamentos eram feitos por descendencia, geralmente entre parentes, hoje isso já não é comum.

Leia mais sobre família em: Big Mãe | A origem da familia



Sobre o Autor

Kátia Pinheiro

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

30 Comentários

  • ELA SE CHAMA FATIMA TEIXEIRA BALBINO;AVOS MARTERNO E EDSON TEIXEIRA DE SOUZA E JASI DE MELO SOUZA.SO QUE EU NAO CONHEÇO POIS FUI CRIADA DESDE DE 1 ANO COM OUTRAS FAMILIA MEU SONHO E CONHECER MINHA FAMILIA ME AJUDEM POR FAVOR

    • Procure na Wikipedia a “teoria Eva Mitocondrial”, assim você poderá saber quem foi a “Mãe” original. Mas por favor sem preconceitos, pois você com certeza deverá se impressionar.

    • Olá, Juliana! Venho de uma familia Santiago onde desde o meu bisavô Leopolodo Felippe Santiago, tenho tios e primos contendo Felippe (a diferença é a duplicidade da letra P) no nome.
      Pelo que sei da estoria da familia, somos oriundos de algum lugar da Suiça. Meu bisavê e irmã eram louros e tinham belos olhos auis.

  • OLHA EU QUERIA UM AJUDA,É ASSIM EU TO FAZENDO UM TRABALHO DE HISTORIA QUE É PARA EU FALAR SOBRE A MINHA FAMILIA E A ORIGEM DELA,EU NÃO TENHO MUITO COISA A FALAR,MAIS COMO EU ENCONTREI ESSE SITE EU QUERIA QUE VC ME DESSE ALGGUMA AJUDA,TIPO ASSIM ALGUMA COISA QUE EU PUDESSE POR NELE, É SÓ EM PROCURAR E ME AJUDAR ATÉ SEGUNDA,PQ DEPOIS DISSE, EU LEVO UM ZERO.

    OBRIGADA PELA COMPREENSÃO 😉

  • Estou tentando achar a origem da minha familia,ZIMERMANN FILETT.Achei alguma coisa muito vaga sobre os zimermann mas nada sobre os filett!Pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

  • Boa noite!

    Por gentileza, gostaria também de saber qual a minha origem ou a origem de minha família.
    CARNEIRO – SOARES
    SILVA
    QUEIROZ
    CRUZ
    Obrigaodo.

    • O que sei é que viemos da Itália. Parece que tem poucos de nós aqui, porque o irmão de Jo´se Chierici (eram gêmeos) não se casou e não deu sequencia ao sobrenosme. José veio para o Brasil de navio casous-se… e é isso. Abraços.. Bruna C. Cherici A.

      • meu bisavô se chama josé chierici. estou a procura dos documentos dele, até agora só consgui um registro de estrangeiros e o atestado de óbito. ele chegou ao brasil na embarcação colombo, no ano de 1898.

  • eu gostaria de saber o significado e origem da minha familia depois dos 35anos adquiri este desejo, para saber sobre meus descendentes, no brasil e no mundo eu te agradecerei se voce procura por mim

    • Sou de uma familia com este sobrenome,de Minas gerais ,o meu avó chamava -se Pedro felipe santiago da região de Tarumirim,não sei os nomes dos parentes dele,mas muitos moravam no Rio de janeiro……

      • OI OSMAR SEU COMENTÁRIO ME CHAMOU ATENÇÃO POIS A FAMÍLIA DO MEU PAI(EM ITAPERUNA) TODOS TINHAM FELIPE SANTIAGO. O NOME DO MEU PAI É ROBERTO FELIPE SANTIAGO, DO MEU AVÔ ERA FRANCISCO FELIPE SANTIAGO, E O PAI DELE ERA JOÃO FELIPE SANTIAGO. DE REPENTE SOMOS PARENTES DISTANTES!!

        • Olá, juliana! Meu bisavô era Leopolodo Felippe Santiago oriundo de MG onde tenho alguns parentes. Parte da familia está hoje tambpem em Padua e ém Itaperuna para onde uma tia, Maria Santiago Nacif havia se mudado com o marido e filhos ha uns 50 anos atras, mas não sei quem ainda por lá permanece.
          Encontrei parte da familia que é de Santo Antonio de Pádua e mantenho contato com a prima Rosiane Santiago que ainda nao conheço pessoalmente.Quem sabe realmente somos parentes?

      • Osmar, eu também! veja que no Brasil a sua origem e a de vários que aqui postaram ensagens é de MG.
        A diferença é a duplicidade no P que o meu bisavô, tio e primo tem no nome, mas creio que não seja significativo.

    • Robson, Eu sou de uma familia que também leva o sobrenome Felipe Santiago. Meu avó veio de MG para o Espirito Santo da região de Penha do Capim, proximo a Aimores o nome dele é Anterio Felipe Santiago e o pai dele era Antonio Felipe Santiago, sempre tentamos ter contato com os parentes dele mais a maioria desapareceu. Caso tenha conhecimento sobre alguem dessa região gostaria de receber noticias.

      Grata,

Deixe um Comentário

Captcha