Adolescentes e Pré adolescentes

A História da Flor de Narciso

Vote neste Post!

Hoje temos a história da Flor de Narciso que está relacionada com o mito de Narciso. Acreditamos que assim como o livro “O Pequeno Príncipe“, a história de Narciso é uma grande lição de vida à todos nós, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Vamos refletir sobre ela? 🙂

flor-de-narciso

Imagem: Flor de Narciso – Foto de Texas_Mustang – Flickr ©

A Flor de Narciso, também conhecida como Narcissus, é originária do mediterrâneo e de algumas partes da Ásia central e da China, porém atualmente é cultivada no mundo inteiro. Conhecida mundialmente por sua beleza ímpar e pela lenda de Narciso, famoso na Mitologia Grega, pela sua beleza e orgulho; é uma flor encontrada em solo húmido perto de uma lagoa. A flor tem normalmente seis pétalas com um funil central. Existem dezenas de espécies e as cores de suas flores variam entre o amarelo e o branco.

narciso-Caravaggio

Imagem: Narciso (Caravaggio) 1594-1596 – Fonte Wikipédia

Existem muitas versões sobre a ligação da Flor de Narciso com o personagem grego mitológico. A mais conhecida versão narra que Narciso era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia em que Narciso nasceu, seus pais consultaram o futuro da criança com o adivinho Tirésias, que afirmou-lhes que o bebé teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.

Narciso cresceu, se tornou um jovem de beleza extraordinária, todos que dele se aproximavam, se apaixonavam imediatamente. Muitas ninfas apaixonaram-se por Narciso, porém o jovem Narciso não se interessava por nenhuma delas. Uma das Ninfas de nome Eco, apaixonou-se perdidamente por Narciso, porém o jovem a desprezou. Eco, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para morrer num lugar deserto.

A deusa da vingança Nêmesis apiedou-se da dor da jovem e das demais que o amavam sem serem correspondidas e  induziu Narciso, depois de uma caçada a debruçar-se numa fonte para beber água; e assim contemplar sua própria figura no reflexo da água. Foi quando então Narciso, apaixonou-se perdidamente por sua própria beleza, ficando alí por muito tempo a contemplar-se até morrer.

As Ninfas que o amavam, fizeram-lhe uma mortalha, e quando foram buscar o corpo de Narciso, no local encontraram apenas flores: O Narciso, a flor de Narciso.

Na Psicologia, o termo Narcisista é utilizado para designar uma pessoa embevecida com a própria beleza, que preocupa-se apenas com a sua vaidade, quase sempre alienando-se do que realmente passa-se a sua volta; já que julga-se superior em razão de sentir-se extremamente belo quando se compara aos demais seres humanos que o cercam. O termo aplica-se à homens e à mulheres. Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.

Para finalizar esta história educativa, deixo-vos uma frase para reflexão: “Tudo passa nesta vida, seja bom ou mau, belo ou feio, jovem ou velho, um dia tem TUDO tem um fim”.


Sobre o Autor

Blog Da Criança

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.

Deixe um Comentário

Captcha