A evolução do Super Nintendo

O vídeo-game faz parte da infância da maior parte das crianças. E é claro que com a evolução da tecnologia, os consoles também evoluíram muito. É só olhar o Atari, passando pelo Super Nintendo, até chegar ao Playstation e no Wii. A primeira evolução do vídeo-game foi com o surgimento do Super Nintendo. Ele foi capaz de mudar radicalmente o modo como as pessoas viam e jogavam o aparelho. Foi ele o responsável por popularizar o hábito de jogar jogos eletrônicos mundialmente falando.

Logo – Super Nintendo

A razão de tanto sucesso foi o fato de o Super Nintendo ser o primeiro vídeo-game a ser produzido simultaneamente em várias partes do mundo. Ele também foi o primeiro a incluir, juntamente com o aparelho, na caixa fechada um novo jogo, totalmente gratuito e de alta qualidade. Esse primeiro jogo foi o Super Mario World.

O Super Nintendo também foi um dos primeiros aparelhos a ser produzido com uma tecnologia superior aos outros. Outro fator que chama a atenção era o preço; bem mais barato do que os outros e com a qualidade muito superior.
Apesar de não ser a tecnologia mais avançada da época, o Super Nintendo conseguia ter uma qualidade boa e fazer com que as pessoas pudessem ter uma ótima diversão. Ele era um excelente vídeo-game para a classe média, isso fez com que o hábito de se jogar Super Nintendo se tornasse extremamente popular.

Super Nintendo

O Super Nintendo já tinha todo o mercado japonês garantido e estipulou uma meta: até 1990, inicio da nova década, a Nintendo iria lançar seu primeiro aparelho em 16 bits, já que o NES tinha somente 8 bits. Isso iria fazer com que o aparelho ganhasse em qualidade e pudesse disputar o mercado ocidental. Foi assim que o Super Nintendo começou a ser projetado.

O projeto começou a ganhar força quando a Nintendo descobriu que sua principal concorrente, a SEGA já lançava o seu último aparelho, o Mega Drive, um verdadeiro sucesso no Japão, ultrapassando até mesmo a Nintendo e ganhando o primeiro lugar no mercado.

Apesar de alguns atrasos, em 21 de Novembro de 1990, na cidade de Tokyo, a Nintendo anunciou finalmente o seu vídeo-game, o Super Nintendo. Mesmo tendo uma tecnologia inferior não foi difícil de o Super Nintendo desbancar o Mega Drive.

Tudo isso fez com que a Nintendo ganhasse o mercado mundial e fosse a responsável pela chamada Era de Ouro no vídeo-game. A sua fabricação em vários países do mundo fez com que ele rapidamente chegasse às lojas e a casa dos consumidores.

O Super Nintendo chegou até mesmo a ser considerado o melhor vídeo-game de todos os tempos. Isso foi pelo fato de ser um produto barato, divertido e de trazer jogos fáceis e clássicos, que até hoje não são esquecidos sendo até mesmo aperfeiçoados.

Outro fator de importância no mundo dos games foi as mudanças que o Super Nintendo implementou e que foram copiadas anos mais tardes. Uma delas foi nos botões, já que o Super Nintendo colocou dois novos botões no controle. Esses botões eram o L e R, ou left e right. Esse é o controle mais confortável e bem feito de todos os tempos. Tanto é que foi imitado pelo PlayStation 1.

Controle Super Nintendo

Curiosidades sobre o Super Nintendo:

– O primeiro jogo lançado do Super Nintendo foi o F-Zero;

– O último jogo foi o Donkey Kong Country 3, em gráficos 3D que mostram claramente a evolução do game.

– O maior sucesso entre os jogos do Super Nintendo certamente foi o Super Mario World.

– O Super Mario Bros. 3 é o game mais popular do chamado Nintendinho.

– O acessório mais usado no Super Nintendo no ocidente é chamado de Game Boy Advance. Ele permite que os jogos do Super Game Boy possam ser jogados também no Super Nintendo.

– Existiu um modelo do Super Nintendo que poderia ser conectada a internet vi satélite. Ele foi chamado de Satellaview.

– O Super Nintendo teve o recorde de games criados para um único vídeo-game, foram aproximadamente 13.000 jogos só para o Super Nintendo.

Alguns Links com interesse ligado ao Super Nintendo

.  Super Nintendo na Wikipédia

. Página Oficial da NINTENDO

Para terminar deixamos aqui um anúncio da Super Nintendo…

Obs. Imagens Usadas – via Wikipédia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here