Tudo sobre os passarinhos

Muitas mães nos têm escrito a pedir informações sobre pássaros e passarinhos, as perguntas abrangem dúvidas: sobre como cuidar dos mesmos, se é o bichinho de estimação ideal para uma criança ter em casa, se transmitem algum tipo de doença e muitas outras dúvidas. Por isso decidimos falar aqui no Portalis um pouco sobre eles e também dar algumas dicas para pais que pretendem dar aos seus filhos passarinhos ou pássaros como bichinhos de estimação.

Vamos conhecer abaixo um pouco sobre os passarinhos:

Os passarinhos, ou no termo técnico passerídeos são aves da ordem Passeriformes. Este é um dos grupos de animais mais numerosos que existem, além do grande numero de aves, a diversidade também é grande, já que são quase que 5400 espécies diferentes de aves somente dessa ordem, ou seja, somente que podem ser classificadas como passarinhos. Isso é quase que metade do total de aves classificadas no mundo inteiro.

Os passarinhos também podem ser classificados como animais domésticos. Apesar de opiniões divergentes, os passarinhos podem ser criados dentro das casas, em pequenas gaiolas. Há até mesmo quem crie os passarinhos para competições de canto.

O passarinho tem características peculiares. Eles têm quatro dedos que ficam no mesmo nível um dos outros. Três deles são voltados para frente e apenas um para trás. Eles não possuem membranas interdigitais. As suas penas são divididas em regiões: nove a dez chamadas de remiges primárias e doze chamadas de rectrizes. Os passarinhos nascem depois de um período no ovo e requerem cuidados específicos e atenção dobrada por algumas semanas, dependendo da espécie.

Cuidados com os passarinhos

Por estarem na lista de aves domésticas mais populares, os passarinhos requerem cuidados especiais, tanto na hora de escolher o passarinho, quanto no tratamento do mesmo, já que cada tipo de passarinho necessita de um cuidado especial e próprio.

Os pássaros pequenos, como os canários ou periquitos precisam de cuidados também pequenos. A regra para os passarinhos é basicamente esta: quanto maior o pássaro, maiores são os cuidados; quanto menor o passarinho, menor são os cuidados.

Outro fator importante na hora da escolha do passarinho é saber o tipo da casa que a pessoa vai abrigar o animal. Se a casa for ampla, com espaço para o pássaro  tomar sol e não ficar somente no mesmo local, pode-se até mesmo pensar em um passarinho de grande porte. Se o local for pequeno e o dono não terá tempo para os cuidados, é preferível comprar um passarinho menor.

Uma dica é não comprar o passarinho canário entre os meses de julho e outubro já que este é o período que os canários trocam as penas e isso pode causar um trauma no passarinho, já que ele vai ter uma mudança drástica de ambiente e de rotina.

O papagaio também é um dos passaros preferidos de quem quer tê-los como animal de estimação. O problema é que quem compra um papagaio precisa estar preparado para uma relação para toda a vida, já que o animal pode viver muito mais do que o dono e eles são extremamente ligados e dependentes dos donos.

Os donos precisam ter muito cuidado quando forem pegar os passarinhos na mão. Os ossos desses animais são delicados e frágeis. A mais leve das pressões no ponto errado pode causar uma fratura que pode ser até fatal.

Alguns donos gostam de deixar os animais soltos dentro de casa. O perigo de deixar o passarinho andando pela casa é ele ir até a cozinha e acabar pousando em uma panela quente e se ferindo. Mas se os cômodos de liberdade para o passarinho forem fora de perigo, não há problema algum em deixar o animal circular livremente pela casa.

Caso o dono perceba que o passarinho esteja respirando com o bico aberto, é bom procurar um veterinário. Isso é sinal de que ele está doente e alguma coisa não vai bem. Aliás, a ida ao veterinário é ideal para se certificar que o pássaro é sadio e não precisa de cuidados específicos.

Dicas importantes para pais que querem criar passarinhos em casa:

1- Procure comprar o passarinho numa petshop que lhe dará todas as orientações necessárias;

2- Não compre aves exóticas;

3- Informe-se sobre os hábitos alimentares do passarinho, quantidade de água que pode ser dada diariamente, etc.

4- Compre uma gaiola de qualidade e espaçosa;

5- Geralmente alguns tipos de passarinhos ou pássaros são vendidos em casal, ou seja o macho e a fêmea, informe-se também sobre os hábitos de acasalamento dos mesmos.

6- A higiene da gaiola é muito importante, a mesma deve ser limpa diariamente, geralmente deve-se forrar o chão da gaiola com jornal, além de ser lavada em água corrente pelo menos uma vez por semana. A Petshop pode lhe orientar sobre quais os produtos que podem ser utilizados para desinfecção da gaiola e utensilios utilizados pelos passarinhos;

7- Troque a água todos os dias e siga as orientações de alimentação correctamente;

8- Na fase de limpeza da gaiola, mantenha seu passarinho em outra gaiola fechada para que ele não fuja;

9- Deixe a gaiola num lugar calmo e longe de correntes de ar;

10- Quase sempre os passarinhos e pássaros podem tomar banho de sol logo pela manhã. Esteja atenta para que eles não fiquem expostos ao sol forte, pois algumas espécies podem morrer em poucas horas quando expostas ao sol forte.

11- Compre os acessórios para a gaiola como: comedouros, bebedouros, porta-vitaminas, banheiras, etc.

12- Cuide de seu passarinho ou pássaro com muito amor e carinho, ele não é diferente de um gato ou de um cão. Ele também pode adoecer, sente frio, calor, fome, sede, esteja atento para que ele seja cuidado com muito zêlo e amor.

Veja mais informações em: – Ave doméstica

12 Comments on this post

  • tais dias

    22 de agosto de 2013 at 23:43
    gostei muito desta ideia
  • gabrielly

    13 de março de 2013 at 1:34
    qe legal esse blog vai me ajudar a fazez meu dever de casa tudo sobre passarinhos
  • francymara

    20 de setembro de 2012 at 13:10
    mao monte arapucas ou outros tipo de armadilha para capitura as as aves.se voce encomtraum minho nao toque mos ovo
  • CRISLANE

    13 de junho de 2012 at 20:33
    (EU TINHA DOIS PASSARINHOS LINDOS E FOFINHOS MAIS FOUI MUITO TRISTE POR QUE ELE MORREU E ELE GANTAVA MUITO LINDO EU CHORREI MUITO EU AMO TODOS TIPOS DE PASSARINHOS ! BOA TARDE PARA TODOS GOSTO DE TODOS EU NÃO GOSTO DE RATOS POR QUE ELE COMO PASSARINHOSCOITADINHOS DEUS FEIS TUDO EU AMO DEUS E OUTROS BICHOS TE AMO BEIJOSSSS SEUS FOFOSSS ***** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥)
    • Givanildo

      15 de agosto de 2012 at 21:07
      É impossível gostar de passarinhos e criá-los numa gaiola. Isto tem apenas um nome: EGOÍSMO. O coitado canta de tristeza, por estar preso por um crime que não cometeu.
  • thayssa

    19 de abril de 2012 at 0:30
    que legal eu axei lindo
  • Franciline

    23 de fevereiro de 2012 at 14:36
    A melhor dica é não comprar pássaros, porque não há lugar mais apropriado do que a floresta!
  • marco

    8 de fevereiro de 2012 at 0:06
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre meu canário que nasceu ejá está com quase todas as pena, e continua no ninho sendo alimentado pela mãe,o filhote tem os dedos para dentro da pata direita não conseguindo ter apoio e quando tente sair do ninho caí no fundo da gaiola,assim que percebi que poderia cair,abaixei o ninho quase no fundo da gaiola.Gostaria de saber se posso ajuda-lo colocando uma miçanga(que faz colar de artesanato)ou uma bolinha de isopor bem pequena,aquelas que servem de enchimento de travesseiro para não atrofiar muito,Por favor o que fazer tem que ser rápido ele está crescendo e tentando pular.Obrigado
    • kat

      10 de fevereiro de 2012 at 19:22
      Marco sugiro que vc leve seu canario ao veterinario, nao pode colar nao, a cola faz mal para a saude dele pq é toxica e a perninha dele pode até cair. Leve ao veterinario.
  • Mariane

    7 de novembro de 2011 at 11:31
    Bom dia! Eu tambem gosto muito de passaros.tenho um passaro pequeno,ele canta muito é tao legal.
  • gabriela nery

    30 de janeiro de 2011 at 15:18
    olha eu tenho um passarinho ele te um tuperte na frente e eu posso viajar 1 dia fora e eu deixar um prato cheio de comida e agua e deixar ele sozinho obrigada bejusssssssssssss
  • Victória Castro

    31 de dezembro de 2010 at 20:08
    Boa tarde, me ajude.Eu tenho 2 passarinhos. 1 respira muito forte, quero dizer que quando ele respira, parece que está inflando. qual o problema? obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin