Tipos Sanguineos | Mãe e Bebé

diversos tipos sanguíneos  e é por este motivo que as mães têm que ter um cuidado especial com os exames no pré-natal para descobrir que tipo de sangue que o seu bebé vai ter para que não haja incompatibilidade sanguínea.

Esse problema surge quando a mãe possui o fator sanguíneo Rh negativo e o seu bebé fator Rh positivo. Neste caso, se o sangue do bebé sair da placenta e entrar em contato com o seu organismo, você começa a produzir anticorpos que destroem o sangue do seu bebé ocasionando problemas sérios ao bebé.

Isto acontece porque o fator Rh positivo do seu bebé atua como antígeno (produção de anticorpo) quando entra em contacto com o fator positivo. Por isso que o pré-natal é tão importante, pois só nele é possível saber se você criou ou não anticorpos contra o seu bebê, já que não dá para saber o tipo sanguíneo dele no útero.

Após o parto é possível você receber uma vacina contra este problema. No caso de um segundo filho com as mesmas características, a chance de desenvolver essa doença e do bebê vir a falecer no útero são maiores, a vacina evitará isto.

Mas é fácil detectar antes se o seu bebê terá fator de Rh diferente do seu: se você e seu marido forem Rh negativo, fique tranqüila que não há perigo, já que o bebê também terá Rh negativo.

Agora se o pai tiver Rh positivo, há 50% de chances do seu filho também ser. Então você precisa ficar atenta para isso e pedir para o seu obstetra fazer todos os exames no pré-natal.

Já os grupos sanguíneos de qualquer pessoa são regidos pela hereditariedade e pela presença ou ausência de antígenos. O sangue de uma pessoa pode ser do tipo A, AB, B ou O com fator Rh positivo ou negativo.

Tudo vai depender da genética do pai e da mãe para saber qual o tipo de sangue do seu filho. O certo é que é importante você saber o tipo sanguíneo do seu filho para que saiba caso ocorra alguma emergência. Pessoas de sangue AB são receptores universais já que recebem sangue de qualquer tipo. Tipo O é considerado doador universal porque pode ser usado em qualquer pessoa independente do tipo sanguíneo.

120 Comments on this post

  • lulu

    24 de março de 2014 at 19:19
    oi meu tipo sanguineo é o positivo e o do meu marido tbm. mais minha filha é Rho (D) B positivo...ME EXPLIQUE ISSO... Att,,,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin