Teste de Paternidade

O teste de paternidade ou teste do ADN, consiste na recolha de material da criança para analise do código genético e comparação com o ADN do pai. Este tipo de exame é útil em muitas situações, como por exemplo quando o pai recusa-se a reconhecer a paternidade, ou quando um pai quer garantir seu direito de visita ao filho e lhe está a ser negado, ou quando na reinvidicações de direitos sanguineos adquiridos como heranças, beneficios, etc.  Este exame pode ser feito em um laboratório de genética humana, e pode ser feito em qualquer idade, ou seja pode se feito quando bebé, ou já adulto.

Bio Paternidade

Universidade da Madeira – Laboratório de Genética

64 Comments on this post

  • maria

    19 de outubro de 2012 at 18:06
    meu namorado tem um filho na qual nao se parece nda com ele nem com a familia afinal a ex dele apareceu gravida depois de 2 meses qual a porcentagem dele ser o pai
  • Priscila

    17 de outubro de 2012 at 1:19
    Oi Há 2 anos descobri que tenho outro pai, minha mãe diz que conto tudo pra ele mas ele ñ me quiz, mas ele me aceitou numa boa, disse q minha mãe nunca conto nada pra ele, até paga meus estudos, só que agora ele apareceu como uma historia bem estranha e precisava fazer o Exame, eu aceitei numa boa, o resultado ainda não saiu, gostaria de saber se tem como eu descobrir se o sangue que o laboratório analisou é mesmo o meu, pois tenho medo de alguma falsificação, pois ele é bem financeiramente e conhece as pessoas do laboratório!!!
    • kat

      18 de outubro de 2012 at 20:25
      Priscila, não tem como vc saber, a unica coisa que vc poderia fazer é dizer que já que ele desejou fazer o exame agora, que vc tb quer fazer um outro exame só que em outro laboratorio; ou conversar sobre isso com a sua mãe pedir um exame num local que seu advogado poderá escolher através de uma solicitação expedida pelo juiz.
  • jaqueline

    6 de setembro de 2012 at 18:07
    eu tenho o sangue A+ e meu filho q nasceu tbm é A+ e o suposto pai é B + ele realmente é pai???
  • Pablo

    18 de junho de 2012 at 14:32
    Em um teste de ADN, realizado com o filho e o suposto pai, é possível identificar com segurança se o filho tem tem o sangue da família, mas não é filho do suposto pai e sim do irmão do suposto pai?
    • kat

      18 de junho de 2012 at 20:49
      Pablo esta é uma questão médica, e creio eu que supondo que a pessoa que irá se submeter ao teste tem as mesma características do irmão, pode ser que acuse uma probabilidade menor de chances de ser o pai. Qdo o homem é mesmo o pai quase sempre o exame aponta 98, 99 ou 100 % de probabilidade de ser o pai. Se o exame já foi feito, pergunte ao médico como seria nesta hipótese do "tio" ser o pai da criança.
  • Luana

    29 de maio de 2012 at 0:33
    Boa noite! Tenho 20 anos, descobri hoje que meu tipo sanguíneo é A (como consta no exame, não fala se é negativo ou positivo), e o tipo sanguineo dos meus pais e 2 irmãos é O+. Isso quer dizer que posso não ser filha deles? Por favor espero resposta.
  • Ana

    28 de maio de 2012 at 18:01
    Olá, fui mae muito jovem mas minha filha não tem pai! Porque eu recurri a uma clinica de inseminação artificial. Agora ela já atingiu a maturidade e exige saber quem é o pai, já disse que não consigo lhe dar essa informação. Mas ela disse que ia à policia dar o seu sangue para tentar saber quem é o pai! Não sei se isso é certo. Mas se ela fizer isso que diz que vai fazer, pode ser possivel vir a saber quem é o pai?? eu preferia que ela não soubesse. Me ajudem.
    • kat

      28 de maio de 2012 at 19:29
      Ana, creio eu que estas clinica de inseminação artificial têm sigilo quanto aos doadores. Mas não custa tentar não é mesmo? :)
    • Ana

      28 de maio de 2012 at 23:06
      Eu sei que tem sigilo quanto aos doadores. Mas tenho medo que atraves da policia ela consiga saber quem é o pai! Eu não queria pois nem eu sei quem é. e tenho medo que minha filha se a mague com tudo isto
    • kat

      29 de maio de 2012 at 16:51
      Ana, não creio que através da polícia isso seja possível. Mas a nossa sugestão é que vc consulte um advogado para receber as orientações sobre como proceder.
  • Jéssica Souza

    27 de maio de 2012 at 1:29
    Bom dia,meu pai apareceu há alguns meses com uma suposta filha e ele paga desde aluguel ate roupas pra ela desde então,mas ambos se recusam a fazer o dna. Gostaria de saber se eu como uma parte lesada (eu pagava metade da minha faculdade e ele agora n quer mais pagar a outra metade pra pagar as contas da filha) posso exigir um exame de dna entre eles ou entre eu e a suposta filha na justiça,e se sim sob qual alegação.
    • kat

      28 de maio de 2012 at 19:36
      Jéssica, creio que pode, alegue que está sendo prejudicada em prol de uma pessoa que vc sequer sabe realmente se é ou não sua irmã. Exija seus direitos.Consulte um advogado especializado.
  • Ana Paula Luz Lopes

    25 de maio de 2012 at 1:57
    Olá gostaria de uma informação tenho um bebe de 9meses e me saparei ja faz 8meses agora o pai do meu filho quer o direito de sair com o filho isso pode? Eu gostaria de saber com que idade o filho pode sair com o pai?
    • kat

      25 de maio de 2012 at 19:33
      Ana, não há regra para isso, o que existe são visitas estipuladas em juizo, para tanto vc deverá contratar um advogado apra receber a orientação sobre como proceder. Como seu filho ainda é bebê você pode alegar que pelo fato dele ser muito novinho o ideal é que ele não se ausente muito tempo longde da mãe. Porque seu ex marido não vem em sua casa visitar e fica um tempo com ele em sua casa mesmo?! Acho que isso seria o ideal, de qq forma consulte um advogado para saber seus direitos e deveres como mãe e responsável pelo seu bebê.
  • clara

    19 de abril de 2012 at 20:31
    EU QUERIA SABER SE UMA PESSOA PODE ABRI O EXAME DE DNA SEM A PRESENÇA DE TODAS AS PESSOAS QUE FIZERAM O EXAME?O EXAME FOI FEITO PELA DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO AC, O MESMO TINHA QUE SER ABERTO NA FRENTE DE UM DEFENSOR PUBLICO E DE TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS ,SENDO QUE A IRMÂ DO SUPOSTO PAI TRABALHA ONDE FOI FEITO O EXAME,E FOI ELA QUE CUIDOU DE TODA PAPELADA PRECISA PARA FAZER O EXAME MINHA FILHA JA TEM 21 ANOS ,QUANDO MINHA FILHA CHEGOU PRA VER O RESULTADO O SUPOSTO PAI JA TINHA ABERTO JUNTO A SUA IRMÂ ,OU SEJA ABRIU SEM A MINHA PRESENÇA E DE MINHA FILHA O QUETENHO QUE FAZER ,SENDO QUE O RESULTADO DO EXAME FOI NEGATIVO,EU TENHO TODA A CERTEZA QUE ELE E O PAI TODOS DIZEM QUE MINHA FILHA PARECE DEMAIS COM ELA ATE A PROPRIA FAMILIA DELE,FOI UM CHOQUE ESSE RESULTADO CONTO COM UMA RESPOSTA DE VCS!!!!
    • ISabel

      30 de maio de 2012 at 16:55
      Bom dia, Se você realmente tem certeza de que o sujeito é o pai da sua filha, não desanime, vá atrás de um bom advogado e peça para que o exame seja feito em outro lugar, vito que a irmã do suposto pai trabalha no laboratório. Att,
  • geralda

    3 de abril de 2012 at 2:17
    estou casada ha 6 anos,nunca trai meu marido,tenho um bebe de 9 meses eu e meu marido somos paros e meu filho é branquinho,os amigos dele ficam brincando q não é filho dele,quero fazer o exame pois tenho certeza que é filho dele,e não gosto de piadinhas,o que fazer?
    • kat

      4 de abril de 2012 at 4:23
      GEralda para acabar com esta questão faça o exame de DNa :) Assim vc prova que o filho é do seu marido e acaba definitivamente com estas brincadeiras tolas.
  • Daniella melo

    2 de abril de 2012 at 14:18
    Bom estou grávida de 4 meses e não nego em ter dúvidas de quem é o pai de meu bebê,passei 6 meses morando com um rapaz mais terminamos já faz um tempo mais no mesmo m^s fiquei com outro rapaz.Porem eles antes mesmo de nascer a criança não querem q essa criança nasca,já mim pediram para abortar!Minha dúvida é,não quero nada deles,sem penssão,sem resistro...mais quero saber se eles um dia quiserem mim obrigar a faser o teste de DNA a lei mim obriga a faser mesmo sem estar pedindo pra ele assumir a criança?e se for feito e chegar a conclusão de quem é o pai do bb posso entrar na justiça e pedir tudo q gastei durante a grávidez e o nascimento?Beijos
    • kat

      2 de abril de 2012 at 22:34
      Olá Daniella, creio q somente um advogado pode lhe responder estas perguntas. Qto a receber os atrasados dos gastos durante a gravidez, creio que não pode. Se um dos dois entrarem na justila solicitando o exame de DNA creio que vc terá sim que faze-lo. Porem como te disse nao tenho certeza por isso sugiro que vc consulte um advogado especializado em casos de família.
  • magna

    1 de abril de 2012 at 5:58
    Meu nome e MAGNA sou mulher do rafael,algum tempo ouvi um escandalo q a prima dele disse, q ele .................... e disse q teve um filho dele ja faz tres anos a meninas tem. Ela no começo nao queria fazer o exame de dna na criança ai so agora ela bater o pe q que eu queria saber ser a possibilidade de da positivo e quantos por centos pq eu naoo entendo ser tem haver pq ela e da familia e tem a genetica ele disse q nao tocou nela q talvez ela tenham pegado uma camisinha dele no banheiro.. pode ser talvez nao sei quantas horas ele vive o espermatozoide eu queria saber sua opiniao ser o exame de dna pelo sangue tem aluguma coisa haver ser tiver o mesmo tipo nao sei como faz os exames me ajuder me explicar estou muito confuss ar...obrigado
    • kat

      2 de abril de 2012 at 22:40
      Magna, um exame de DNa pode identificar quem é ou quem não é o pai do bebe. O tipo sanguineo nao tem nada a ver com o DNA, outros fatores são analisados neste exame de DNA. A probabilidade do exame dar errado é quase impossível.
  • filipe willians siqueira

    21 de março de 2012 at 2:43
    olá meu avô faleceu e apareceu uma filha fizemos um teste com o material genetico da familia e deu 43% fizemos a exumação do corpo e deu 35% de compatibilidade , o juiz pode considerar filha?
    • kat

      23 de março de 2012 at 12:39
      Filipe, creio que este exame deverá ser apresentado à um médico e o mesmo deverá dar o seu parecer clínico se a moça é ou não filha do seu avô. Esta análise pelo que sei não compete ao juiz, e sim ao médico que irá determinar se a porcentagem de compatibilidade indica ou não se ela é filha dele.
  • vanessa jardim

    29 de fevereiro de 2012 at 18:28
    boa tarde meu namorado tem um problema a ex dele falou que teve um filho dele sendo que a criança nao tem nada a ver com ele e outras coisas mais, ele assumiu a criança, mas conbinou com ela de fazer o exame e ela aceitou passaram-se 8 meses e agora ele deu entrada no pedido e ela está se recusando a fazer? nao compareceu e agora o que pode acontecer
    • kat

      29 de fevereiro de 2012 at 21:35
      Vanessa sugiro que vc consulte um advogado, porem pelo que sei, ela nao pode se recusar ou dificultar que se faça o exame de DNA.
  • aluana

    28 de fevereiro de 2012 at 4:07
    bom. tenho o tipo sanguineo A do meu marido tambem. mais meu filho nao pois ele possuei O negativo. isso nao munda o fato do meu filho se filho do meu marido nao nem ?
  • aluana

    28 de fevereiro de 2012 at 4:04
    bom. meu tipo sanguineo e A+ meu marido tambem,mais meu filho tem O negativo isso nao munda o fato de meu filho se filho dele nao nem ? preciso de resposta.
    • kat

      29 de fevereiro de 2012 at 21:37
      Aluana, sugiro que vc consulte um médico para esclarecer suas duvidas qto a tipagem sanguinea. Somente um médico poderá lhe esclarecer.
  • francisca

    13 de fevereiro de 2012 at 13:06
    bom gostaria de saber se eu sou obrigada a fazer dna de minha filha sabendo que e dele pois no lugar do dna posso fazer o comtabilidade sanguineo e guando o resultado sair posso processar o pai dela.
  • Adriano

    2 de setembro de 2011 at 17:47
    Boa tarde. Pesquisei em vários lugares e não encontrei nada relevante. Sou tipo sanguineo O-, a mãe da criança é O+ e a criança é A-. Não sou o marido, mas o outro é do tipo A+. É possível herdar o tipo sanguíneo dos avós? Existe a possibilidade de O com O gerar A (retirando o fenótipo de bombain)? No aguardo.
  • SANDRA

    12 de agosto de 2011 at 14:36
    OI O QUE FASSO O PAI DA MINHA FILHA ESTA A PIDER O DNA NAO OUTRA MANEIRA DE EU FAZER O TESTE SEM ELE SABER.EU NAO TEHO CONTACTO COM ELE. NAO PODE SER COM O CABELO SALIVA OU OUTRA MANEIRA
  • André................

    20 de junho de 2011 at 20:25
    Vivo com minha companheira ela tem sangue tipo "O" Positivo ela três filhos: dois filhos do primeiro casamento com sangue tipo "B" positivo e uma filha(?) que tem sangue tipo "O" positivo igual ao da mãe é possível ser minha filha se tenho tipo sanguíneo tipo "A" positivo? Traços como cor de cabelos são claros como o da mãe,porém também tive cabelos claros quando criança podem ser determinantes e que podem comprovar ser eu o pai dessa menina?
  • Zelma Silva de Oliveira

    6 de maio de 2011 at 14:40
    Gostaria que vocês esclaressem minhas dúvidas. Minha mãe é A negativo e o meu pai é A positivo e o meu tipo sanguineo é B positivo, será que tem alguma coisa a ver ou é uma genetica. Obrigada pela atenção
  • selma

    29 de março de 2011 at 20:08
    tem dois cunhados que tevecaso com a mesma mulher tem como saber quem é o pai pois eles são irmãos
  • maria de fatima

    25 de janeiro de 2011 at 16:51
    a minha vida e assim eu sou adoptada nunca conheci a minha mae poir vexes os meus pais batem me chamam me de nomes sem motivos nao aguento dixem que o meu pai e o meu verdadeiro nao sei q faxa
  • vitor manuel

    4 de novembro de 2010 at 21:35
    gostaria de saber se o teste de paternidade é 100 % fiavel em caso de dois irmãos sendo 1 deles o pai.obrigado
  • vitor

    4 de novembro de 2010 at 15:44
    se a minha muher me traisse com meu irmão o teste adn seria 100 % garantido,poderia me dizer se o filho era meu ou do meu irmão?muito obrigado.
  • Stephanie

    1 de novembro de 2010 at 23:49
    meu pai tem sangue O+ e minha mae A+ eu posso nascer com A+?
  • raul silveiro

    27 de setembro de 2010 at 19:40
    tenho sangue tipo A.R.H. +(POSITIVO) minha mulher tem sangue A.R.H. -(NEGATIVO) qual o tipo de sangue é que deverá ter o meu filho ?
  • nocas

    15 de setembro de 2010 at 22:10
    Descobri recentemente que o homem que eu pensava ser meu pai pode não o ser. Confrontei-o com isso e pedi-lhe para fazer o teste de ADN, o que ele recusou. Existe alguma forma de o fazer sem ele saber, por exemplo através de um fio de cabelo, ou preciso da autorização dele? Eu não quero alterar a paternidade legalmente, mas preciso de saber.
    • kat

      15 de setembro de 2010 at 23:23
      Nocas nao sei como é a lei em Portugal, penso que é sim necessario autorizaçao dele para fazer o exame. Saliva, sangue, fios de cabelos com raiz servem para exame, mas vc pode obter estas informaçoes todas com um medico que ira te orientar em como proceder legalmente p/ isso. Afinal é tb um direito seu saber esta informação.
  • Silone Maciel

    30 de agosto de 2010 at 19:52
    Olá , meu esposo tem O negativo e Eu a Mãe tenho A positivo, e minha filha B positivo , isso pode acontecer ?? os pais são totalmente diferentes do tipo sanguineo dela...vc poderia me explicar se ela poderia erdar esse tipo sanguineo dos meus parentes que tenham B POSITIVO?
  • Lucinda

    22 de agosto de 2010 at 0:55
    O meu caso e assim, tenho 38 anos e minha mae teve-me quando era nova, nunca falei para o meu pai ou seja ele nunca me procurou. Eu acreditei sempre na minha mae, Entretanto a minha mae fez a vida dela e voltou a casar, teve duas filhas e agora ficou viuva, mas como pensou em refazer a vida, ouve pessoas que nao gostaram e comecaram a dizer coisas sobre o passado dela, no principio nao acreditei, mas agora vim a saber que ela teve um aborto antes de mim, de um pai diferente, outras coisas surgiram e ha duvidas sobre a paternidade do meu pai, parece que ele nao aceita fazer o test DNA. O que posso eu fazer para saber a verdade. As vezes penso desistir de saber, mas como os meus filhos estao a crescer e um dia quero lhes contar quem e o avo. Mesmo nunca havendo contato eu preciso saber.
    • kat

      22 de agosto de 2010 at 15:32
      Lucinda um advogado pode te orientar em como proceder juridicamente para tentar conseguir que seu pai aceite fazer o exame de DNA, não sei se ha lei que o obrigue a aceitar fazer, mas é um caminho. Se ele nao aceitar siga sua vida em frente e deixa o passado p/ trás amiga, saiba que muitas pessoas vivem o mesmo dilema que vc. Infelizmente a gente nao tem como mudar as pessoas, meu pai era casado com a minha mae e nos abandonou qdo eu tinha 2 anos e nunca me procurou, fiquei sabendo recentemente que ele faleceu e nunca quis vir me ver. É a vida e são opções que as pessoas fazem em suas vidas, cada um é como é, e que Deus os ilumine e os perdoe tb. Seja feliz vc merece mais do que qq outra pessoa q possa existir em sua vida. Perdoe e siga em frente. Bjs :)
  • MARIA DE LOUDES

    6 de julho de 2010 at 19:15
    TENHO 25 ANOS ME CHAMO MARIA DE LOUDES ME CASEI,E MEU MARIDO TINHA UMA SUPOSTA FILHA ,O TEMPO PASSOU ELE SEMPRE CHAMAVA PARA FAZER O TESTE DE DNA A MAE DA GAROTA SE RECUSAVA ,DEPOIS DE ALGUM TEMPO IAMOS EMBORA DESSE LUGAR ,ELA PEDIU PRA FAZER O TESTE DE DNA NA CIDADE TINHA LABORATORIO O CUNHADO E A IRMA DISE PRA FAZER EM UMA OUTRA CIDADE QUE ELES JA TINHAM MARCADO TUDO E NAO PRECISAVA SE PREOUCUPAR QUE ELES PAGAVAM TUDO NOSSA IDA ETC. EU RAPIDAMENTE DIISE QUE NAO .QUE SE QUEISESSE FAZER FISESSE LA MESMO E FOI MARCADO E FOI FEITO ,SO QUE ELES NAO QUERIAM FAZER POR QUE TINHA UM IRMAO DELA QUE ESTAVA VIAJANDO NESSE DIA E DISSERAM SO QUANDO ELE CHEGAR,EU DISSE AH!É ELE QUE E O SUPOSTO PAI? NAO VAI ESPERAR ELE CHEGAR COISA NENHUMA. E NO OUTRO DIA FOI FEITO... EU TENHO UMA DUVIDA NESSE EXAME .SABE.POR QUE ELES TEM PODER QUISITIVO E EU PENSO QUE ESSE EXAME FOI FALSIFICADO... PELO QUE ELES DIZIAM... EU ACHO QUE TEM ALGO ERRADO... TEM COMO FAZER OUTRO PEDIDO DE EXAME ... OU NAO? COMO EU FAÇO? NAO FOI COM PEDIDO JUDICIAL NEM NADA ,SERA QUE TEM COMO FAZER OUTRO?
    • kat

      7 de julho de 2010 at 23:47
      Mª de Lourdes, bem vcs podem solicitar que seja feito um novo exame amigavelmente, ou contratar um advogado e solicitar via judicial que seja feito um novo exame.
  • beth ribeiro

    27 de abril de 2010 at 18:58
    Tenho sangue O negativo meu marido A negativo. Os dois primeiros filhos tem o sangue igual ao pai A negativo. O terceiro tem o sangue O positivo. Como pode isso? Preciso de uma explicação. POr favor me responda.
  • Ruben

    7 de março de 2010 at 21:44
    boas ...eu tenho 18 anos e tive um relacionamento que nao deu certo .. 6 messes depois a minha ex namorada veio dizer que estava gravida e que era meu . Eu tenho algumas duvidas, tive me a informar sobre os testes de ADN mas sao extremamente caros, existe alguma possiblidade de eu chegar ha alguma conclusao sem ser assim ? obrigado
    • kat

      8 de março de 2010 at 18:00
      Bem Ruben só mesmo um teste de ADN é realmente eficaz, mas você pode pedir analise sanguinea e ver a compatibilidade (tipo e Rh) entre vc, ela e o bebe. Mas isso não exclui ou descarta efectivamente qq possibilidade de vc ser o pai.
  • Marcela

    18 de novembro de 2009 at 14:37
    Bom dia, meu marido , antes de nos casarmos teve uma filha com uma mulher que foi fruto de uma aventura, eles se encontaram pouquíssimas vezes, ele diz que foram 05 vez em 1 ano, e ele teve outros relacionamentos neste periodo e ela também, a menina é apaixonante, porém não tem qualquer caracteristica do meu marido ou da familia dele, ele é muito desconfiado, mas ainda não deixei fazer o DNA por ser cáro, existe outrai maneira que não seja o DNA para ele ter uma maior certeza que não é filha dele antes de fazer o DNA? Obrigada
    • kat

      18 de novembro de 2009 at 16:46
      Marcela somente o exame de DNA pode avaliar com certeza se ela é filha dele. Existe o exame de compatibilidade sanguinea, mas para tanto seria necessario uma consulta com um médico para que ele pudesse explicar exactamente como funciona o exame de compatibilidade sanguinea (tipos sanguineos).
  • Denise Monteiro

    28 de outubro de 2009 at 13:45
    Meu marido é O positivo e eu B positivo meus filhos tem que ser? Tenho dois filhos, a 1ª é clara e o segundo tem a pele mais escura e eu e o pai deles temos pele clara, a quem acha estranho e o pai começou a desconfiar como é possivel explicar isso? OBRIGADA.
    • kat

      28 de outubro de 2009 at 19:45
      Denise como já citei anteriormente no Portalis as caracteristicas geneticas, como cor de pele, cabelos, olhos são herdadas tb dos avós e bisavós. Um médico poderá lhe responder melhor acerca da combinação sanguinea sua e de seu marido. Esta é uma questão de genetica não muito facil de explicar por aqui.
  • patricia

    23 de outubro de 2009 at 3:33
    se eu fosse o positivo meu marido b negativo meu filho tinha q ser?
  • patricia

    23 de outubro de 2009 at 3:25
    eu e meu marido somos o positivo e minha filha saiu b negativo tem como explicar?
    • kat

      23 de outubro de 2009 at 13:44
      Patricia, pergunte ao pediatra da sua filha, ele saberá explicar melhor a sua questão.
  • Aida Malheiro

    15 de outubro de 2009 at 11:51
    Tenho tres filhos, cada um tem um tom mais claro que o outro. o mais velho é o mais escuro como o pai. Eu tenho a pele clara, minha mae é mestiça. Nao tenho dúvida alguma da paternidade dos meus filhos,mas, os amigos do meu marido distruiram meu lar dizendo que ele esta a criar filhos alheios! Gostaria de saber se o DNA é mesmo seguro, posso estar segura da provaçao da minha dignidade!?
    • kat

      15 de outubro de 2009 at 12:03
      Aida, sim o exame de DNa é seguro e confiável. O fato de vc ter 3 filhos diferentes entre si é muito natural pois cada filho pode ter herdado genéticamente uma caracteristica fisica de alguns dos avós, ou até mesmo bisavós. Pessoas ignorantes e incultas é que usam este tipo de argumento para denegrir a imagem de outras, mas um teste de DNA pode provar tudo.
  • joaquim

    24 de agosto de 2009 at 19:54
    tenho tres filhas e tenho duvidas duas delas são ruivas totalmente ruivas,e a mais nova morena,não sei o pensar e minha mulher me traiu nos separamos e depois da separação fiquei com mais duvidas,e pela traição penso sera que sao minhas filhas,´sempre pensei que fosem minhas por que minha barba tem cabelos ruivos,mas por que tenho duas ruivas e uma morena,elas juntas sao totalmente diferentes as duas ruivas são iguais mas a mais nova perto delas ninguem diz que são irmas o devo faser
    • kat

      25 de agosto de 2009 at 13:07
      Ola Joaquim, seu caso é delicado, delicado pelas dúvidas que vc tem. As caracteristicas fisicas dependem da genética, nem sempre os irmãos sao parecidos entre si, as vezes um dos filhos por ter 'recebido' olhos azuis de uma bisavó, ou os 'cabelos loiros' do avô ( mesmo que os pais não tenham olhos azuis ou sejam loiros). Na minha familia mesmo, minha mãe e meus tios sao totalmente diferentes entre si e são filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Por isso ha muito a se analisar, mas sugiro se vc realmente tem esta dúvida, fazer um exame de DNA para constatar.
  • daniela

    3 de março de 2009 at 18:08
    A minmha mãe é do grupo sanguinio O positivo e o meu pai O negativo. Eu sou B positivo. O sangue deles da o meu? Serei filha deles ou pelo menos dos dois??? RSP PRO MEU MAIL OBRIGADA
    • marta

      24 de junho de 2009 at 15:20
      desculpa mas se tu és B, independentemente de seres B positivo ou negativo, pelo menos um dos teus pais tinha de ser B... Se ambos sao O entao eles sao OO e tu, ou és BB ou és BO. Resumindo... de onde herdaste o gene B??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


dois + = 5

.