Tatuagem ou Piercing em Adolescentes

Creio já ter abordado anteriormente aqui o tema Tatto (ou Tatuagem) em adolescentes, e acho que nunca é demais falar sobre isto. Hoje em dia virou mais do que moda, em alguns grupos de adolescentes virou praticamente ‘lei’ ter uma tatuagem ou um piercing. Muitos até que se recusam a faze-la são rotulados de ‘tolo’ ou ‘tola’, entretanto é sempre bom lembrar factores importantissimos para quem está a pretender fazer tatuagem, dentre eles:

1- Embora a tatuagem possa ser retirada por um cirurgião plástico, o procedimento de retirada não é tão fácil quando se pensa. Uma vez feita, a remoção da mesma é dificil, e quase sempre se for eliminada, deixará uma cicatriz na pele. Será que você vai gostar de ter algo marcado em seu corpo para sempre? E se for num local muito visivel, como mãos, braços, pés; será que você não vai cansar-se de ver sempre aquele desenho alí?

2- No Brasil, no Estado de São Paulo, por exemplo existe uma lei que proíbe Studios de Tattoo fazerem tatuagens em menos de 18 anos. O motivo deve-se ao facto de antes dos 18 anos o adolescente quase sempre ter um comportamento instavel, podendo ser levado a fazer a tatuagem influenciado por terceiros, podendo arrepender-se muito depois de terem-na feito.

3- Caso o adolescente seja menor de 18 anos, acho aconselhável antes de fazer a tattoo, conversar com os pais antes, pois ainda  existe muito preconceito. Portanto para evitar aborrecimentos futuros é melhor conversar. Deve lembrar também que em algumas profissões a tattoo não é bem vista como em Direito e Medicina.

4- Caso decida-se mesmo faze-la tente ser discreto(a), escolha um lugar onde é possivel a roupa esconder.

5- Lembre-se também que é importante escolher um Studio de Tattoo conceituado e acima de tudo que segue as normas de higiene e segurança. Caso você ainda não saiba a tatuagem  será gravada em sua pele com agulhas e tintas; ou seja as agulhas perfuram superficialmente a sua pele, mas entram em contacto com sangue. Portanto, todo o material utilizado para fazer a tatuagem deve ser descartável, agulhas e tintas. Sim, tintas também não podem ser reaproveitadas. Em tempos de SIDA(AIDS), todo cuidado é pouco, pois para além do vírus HIV, há também outros tipos de infecções como o hepatite e outras doenças infecto-contagiosas transmissiveis por agulhas. As mesmas dicas valem para piercing. Lembre-se também que o piercing dependendo do lugar que se coloca, costuma infeccionar com maior freqüencia.

6-  Antes, pense e repense!!!!

7- Desenho a Escolher: Nomes de namorados actuais, ou frases de declarações de amor, e se o relacionamento terminar? Como você fará com o seu possível ‘futuro’ namorado?. Pense bem antes de tomar esta decisão. Frases politicas, desenhos de morte, alusões a seitas ou correntes ideólogicas também podem causar-lhe arrependimento no futuro.

8- Por último, fazer tatuagem dói sim.
Veja Jovens

28 Comments on this post

  • Carolinna

    3 de janeiro de 2014 at 19:24
    Eu tenho 14 anos Fiz minha primeira tatuagem aos 10 anos: corações pequenos no pé. Aos 11 coloquei um piercing no umbigo e fiz uma tatuagem(estrela no pescoço), ja aos 12 eu fiz outras tatuagens: estrelas pequenas no dedo e no calcanhar eu coloquei o nome dos meus pais, aos 13 botei um piercing na orelha e agora aos 14 botei um piercing no nariz e fiz outras tatuagens, agora ja foram maiores: nas costas: uma borboleta pequena, tenho embaixo dos seios: uma flor, no bumbum:uma flor media, entre a barriga e a área genital tenho um coração, nas costas embaixo tenho uma frase em inglês! Eu pretendo botar mais piercings e vou ver se faço outras tatuagens! Tanto eu como meus pais estão cientes então td bem
  • leticia

    8 de março de 2013 at 0:13
    eu tenho 12 anos quero fazer tatuagem e colocar um piercing no nariz qual e o problema disso?
    • Camilla

      3 de janeiro de 2014 at 19:15
      Nenhum! Eu fiz minha 1 tatuagem aos 10 anos! E aos 11 coloquei um piercing
  • Suzan prata

    15 de fevereiro de 2013 at 5:06
    Eu tenho 12 anos ou fazer 13 esse ano e pensei muito e decidi que quero fazer uma tatto com o simbolo das reliquias da morte pq eu sou muito fã dos filmes do Harry Potter desde quando eu era pequenina eu era mais esperta tinha uma mentalidade de uns 2 anos a mais que minha idade e eu acho q isso prevalece e oq vcs acham sobre a tatto?
  • Brunna silva

    2 de fevereiro de 2013 at 22:35
    bom tenho 13 anos , tenho piercings um no nariz , no umbigo , p-retendo fazer minha tatuagem meus pais deixam , só q tem muita gente que não gosta , fica falando que sou muito nova & talls .
  • karol almeida

    14 de julho de 2012 at 14:00
    oi meu nome é karolinne tenho 16 anos e tenho 3 pirces e uma tatu achooo mtoo legal
  • giovanna

    9 de julho de 2012 at 18:34
    Oiiii meu nome e giovanna...tenho 14 anos, e pretendo colocar um piercing no final do ano...meus pais ja estão quase concordando, minha irma que tem 22 anos acho bonito e não achou ruim quando eu pedi a opinião dela...mas o mais dificil q esta sendo pra convencer e o meu pai...mas eai gente, oq vcs achão...eu coloco ou não??? responde por favor!
    • gabrielle

      28 de agosto de 2012 at 15:15
      olha eu acho assim ,se vc colocar um piercing , vc pode se arrepender de ter colocado ,pode dar inflamaçoes ,infecçoes no local aonde foi furado a pele ,abre uma serie de inpurezas .etc
    • fabiola

      11 de outubro de 2012 at 17:12
      Oo eu acho certo o que vc disse sim mas eu tenho pircing e tatuagens e nao deram nada e so cuida bem que nao acontece nada!bjus..
  • jefferson

    20 de março de 2012 at 0:54
    oii pessoal eu tenho 15 anos e tenho uma carpa np meu braço.... vlw
  • Bea

    3 de março de 2012 at 19:46
    Oooi Acho legaal tatoo e piercing Quero faze maas não sei oque alguém me da uma dica?
    • gigi

      23 de junho de 2012 at 2:57
      fassa que nem eu peque uma caneta normal e desenho e um papel [ou tinta na sua propria pele] o contorno do seu pulso,perna costa etc. ai vc cria sua propria tatto eu criei a minha. e vou criar a das costas,e da perna
  • Ana Paula Campanholi

    9 de fevereiro de 2012 at 11:01
    Eu me chamo Ana Paula e tenho 16 anos , tenho 3 tatuagens grandes e tenho 3 pricin ! as tattos sao uma fada na barriga , ums ramos de flores na cintura , e umas flores com borboletas da cintura ate a cooxa e os pircins sao na lingua no nariz e no umbigo nao vejo problema algum é com meu dinheiro e minha mae sabe entao foodase oq os outros pensam , é isso ae vlw :D
    • Mar

      20 de março de 2012 at 15:00
      Este seu pensamento é extremamente natural para sua idade, como diz "f.......-se" o que os outros acham.... O adolescente tem essas aatitutes muitas vezes para se afirmar na sociedade, grupos de amigos ou até mesmo para si mesmos. A questão que deve-se pensar é: O que me aguarda no futuro ? Garanto que a Ana Paula ao fazer um piercing no umbigo não pensou que quando ficar gravida terá que retira-lo e com o crescimento do bebê em seu ventre o buraco do piercing irá ficar deformado e feio. Pense que muitas mulheres gostam de tirar fotos de suas barrigas crescendo durante a gestação, e você Ana ? Gostaria de mostrar uma foto de sua barriga gravida com um buraco deformado e feio para seus amigos e familiares ?
  • Mah

    26 de abril de 2011 at 4:49
    Tenho 17 anos, tenho 4 piercings e duas tatuagens, fiz com consciência e meus pais apoiaram, acho que piercing e tatuagens não mudam caráter e quando feitos em lugares não muito aparentes não há problema algum. Mas realmente não devemos fazer qualquer coisa que for, escondido ou sem pensar muito antes, principalmente quando o assunto é tatuagem, pois é pra sempre. Já o piercing você tira quando quiser, e acho que não tem lugar certo, não existe uma regra que meninas devem colocar piercing somente no umbigo e no nariz, cada um coloca aonde vai se sentir bem. Mas vale a pena lembrar que devemos escolher bem o local, para não ocorrer uma inflamação ou algo mais grave! (:
  • helen cristina schubert

    11 de abril de 2011 at 19:22
    oii eu tenho 11 e kero fazeer um tatuageem no pulso é uma estrelaa irá me prjudicar alguma coisaaa???????
  • Larissa

    22 de novembro de 2010 at 16:16
    eu tenho 12 anos e vou fazer uma tatuagem, uma estrela no pulso e já tenho planos para fazer outra. Acho muito bonito, e meus pais me dão total apoio nisso por que sabem que eu realmente quero. Vou fazer um piercing na orelha também... Não me acho nova para fazer isso, pois é algo que eu tenho vontade de fazer a muito tempo, e significa muito pra mim. obg, bjs ;*
  • mari

    1 de novembro de 2010 at 18:15
    Eu tenho 10 anos queria por piercing no nariz eu acho que os unicos lugares legais para por piercing sao no nariz e umbigoo
  • paloma

    3 de setembro de 2010 at 14:58
    bom tudo bem em fazer uma tatu mas sera que vale apena? sera que é necessario sujar o corpo com o nome de alquem e depois daqui alguns anos vc pode se arrepeder pense nisso valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • priscila

    23 de agosto de 2010 at 2:28
    acho legal em muitas pessoas coloquei 3 vezes e o meu acabou rasgando sim pircing è bonito mas ao colocar deve tomoar muitos cuidados e tatuagem tbem a mesma coisa isso serve para todos os jovens pircing pra mim numca mais ..Beijos a todos, e antes de fazer qualquer coisa pense bem no que esta fazendo para depois não se arrepender…
  • raniele da silveira

    21 de fevereiro de 2010 at 1:41
    eu aicho pircing muito bonito e tatuagens tambem.
  • ingred

    31 de dezembro de 2009 at 22:31
    eu to doida pra fazer uma tatu só que meu pai ñ aceita e minha mãe da o maior apoio a mim ,então meu pai disse que se ela deixar eles dse separa dela e ai o que eu faço?
    • kat

      1 de janeiro de 2010 at 17:49
      Ola Ingred, uma tatto é p/ sempre. Acha que vale a pena causar um problema em familia por causa disto? :)
  • maria laura

    14 de maio de 2009 at 1:24
    Bem meu nome é Maria Laura tenho 14 anos. Eu acho que para um adolescente colocar pince ou ate mesmo tatuagem ele tem que ter consciência do que esta fazendo, pois isso pode fazer muito mal a saúde. Tenho muitos amigos que tem pince ate mesmo tatuagem, mas eles e maduro o suficiente para aquenta as conseqüências dos seus atos. Eu mesmo quando tinha uns 12 anos queria por que queria fura o segundo furo na minha orelha, só por que minha aminha tinha furado... Bem minha mãe me leva para fura minha orelha nossa amei fiquei doida... Quando voltei para o Brasil para passar férias com minha família, minha prima me chama para ir à farmácia com ela para ela colocar o pince. Chegando à farmácia achei muito bonito, rezou vir colar também. Mas chegando à minha casa não tive coragem de falar para minha mãe. Quando foi mais a noite comecei a chorar de dor, minha mãe levanta e me pergunto por que eu estava chorando, com medo dela brigar comigo não falei nada fiquei calada. Quando eu acordei no outro dia minha orelha estava vermelha... Daí minha mãe me velo ao medico ele tiro o pince, graças a Deus tudo ocorreu bem. Mas por falta de responsabilidade minha podia ter acontecido uma outra coisa mais grave... Bem e hoje eu tiro a conclusão que não devo ir na onda de ninguém que as pessoas tem que ter sua opinião própria. Para poder arcar com sua irresponsabilidade. Beijos a todos, e antes de fazer qualquer coisa pense bem no que esta fazendo para depois não se arrepender...
  • PAULA

    10 de abril de 2009 at 19:22
    bom,eu tenho 12anos de idade ainda sou adolecente vou colocar um pircem no umbigo e vou fazer uma tatuagem mais acho que eu ainda e muito sedo fazer tatuagem,nada ver nao é feio ter pircem e tatuagem,mais feio e bastante pircem espalhado pelo corpo etatuagem isso é feio.... mais agora dois ou tres pircem nada vée tatuagem tres tatuagem uma duas grande e o resto pequena acho bonita sim, e nãão com cordo com aquels que acha feio ée moda essa moda pode passa mais nao vai fka feio jáa mais é minha sugestão e o que eu acho .feio e aquela pesso q fais tudo ejagerada isso ée feio demais né??? bom bjos espero que goste mais lebre nao importa se tua amiga ou qualquer pessoa fala pra vc acho ridiculo um pircing e tatuagem ai vc nao vai fazer porque essa pessoa acha feio seja vc e nao esssa pessoa se vc gosta coloque....um conselho de coração bjossss!!!!
  • filipa

    26 de fevereiro de 2009 at 15:46
    não me oponho aos adolescentes que fazem piercings ou tatuagens, desde que estejam realmente cientes do que fazem com o seu corpo. eu tenho 3 piercings e vou fazer uma tatuagem mas tenho consciência das atitudes que estou a tomar. nao me "furei" (como certas pessoas dizem)so porque vi outros, nem para pensarem que sou rebelde, fiz porque gosto , porque me sinto bem com eles e porque sao uma forma de embelezar o meu corpo. em relação á tatuagem tenho a certeza do que a quero e vou faze-la porque tem um grande significado para mim. não diz respeito a namorados, amigos ou até frases que um dia mais tarde nem nos lembraremos do significado. é sim sobre alguém que não esta presente, alguém do meu sangue e que ainda olha por mim.
  • jeyssa

    10 de fevereiro de 2009 at 14:25
    para min pircin só no umbigo mas chei o site muito bom e vou acesar sempre que puder mas tambem recomendo para todos os jovens e adolecentes.adorei a forma de explicação. sou:jeyssa e tenho 12 anos de idade.
  • franciele

    8 de dezembro de 2008 at 17:38
    para mim acho lindo 1 piercing no umbigomas tatuagem acho ridiculoepircing acho orrivel em qualquer outro lugar!!!!ass:franciele!.,;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin