Primeira Comunhão

A Primeira Comunhão é uma celebração, uma cerimónia religiosa da Igreja Católica, onde a criança recebe pela primeira vez o Corpo e Sangue de Cristo, sob a forma de pão e vinho; a hóstia é o elemento principal da cerimónia pois representa Cristo.

A Primeira Comunhão também é conhecida como a Primeira Eucaristia, e para receber a Primeira Comunhão é necessário que a criança aprenda o fundamento da Igreja Católica. Através das catequistas, no Catecismo (Cursinho preparatório para Crianças) a criança aprenderá os 10 mandamentos, os 7 sacramentos da Igreja, e também conhecerá a vida de Jesus.

É uma cerimónia importante para a criança, tanto quanto é o baptizado. Para receber a primeira comunhão, é necessário uma roupa especial, quase sempre as igrejas solicitam aos pais que as crianças estejam vestidas de branco, também utiliza-se nos momentos de oração uma vela branca  adornada de acordo; para meninos detalhes em cor azul, para meninas detalhes em cor de rosa.

Porém isso tudo depende da igreja onde for realizada a primeira comunhão, algumas igrejas já dispensam certas regras que eram comum serem seguidas no passado.

Deixo-vos um site com muitas informações sobre a Primeira Comunhão, que penso será útil aos pais:

ACI-Digital | Catecismo e 1ª Comunhão

Orações Especiais

 

19 Comments on this post

  • ana silva

    23 de novembro de 2012 at 20:17
    eu vou fazer aprimeira comunhão dia 9de dezenbro de 2012
  • kailane

    15 de novembro de 2012 at 16:44
    eu vou fazer a primeira eucaristia eu ja aprendir e é domingo dia 18
  • steffany

    10 de setembro de 2012 at 13:14
    bom para quem nunca feiz a primeira cumunhao eu espero q um dia faca eu tou fazendo catequese mas logo vou fazer
  • charlene

    4 de maio de 2012 at 1:29
    e verdade.eu charlene nao fiz aprimeira comuiao aes eu umdia vol faze vc vai ver onha amei
  • gabriela

    22 de abril de 2012 at 13:10
    é o seguinte quanto minutos demora toda a eucarisitia?
  • Dalva

    15 de abril de 2012 at 18:25
    Sou catequista de adultos, na preparação pra crisma e primeira Eucaristia.Gosto muito de fazer essa preparação, pois é muito gratificante, a medida que passamos conhecimenbtos necessários,aprendemos muita coisa também.Estou muito feliz,esse já é o segundo ano que faço esse trabalho, na construção de um mundo melhor .Deus me chamou para cumpri essa missão e aqui estou para cumpri a vontade do Pai. Que Deus abençõe a todos. Um abraço
  • Claudio

    21 de outubro de 2011 at 1:09
    Olá, meu nome é Cláudio e pelo que entendi a primeira comunhão e só uma celebração religiosa? Qual o proposito da criança aprender os 10 mandamentos, e os 7 sacramentos estáo na Bíblia? Quais os versículos na palavra(Bíblia) de Deus mostra que crianças devem fazer primeira comunhão? O que é mais importante para uma criança saber o fundamento da Igreja Católica ou Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23), e Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho(Jesus Cristo) unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    • joana

      15 de novembro de 2011 at 20:17
      ola claudio.. Jesus na vespera de sua cruscificação juntou seus 12 apostolos e ceiou com eles repartindo o pao e o vinho, e professando as palavras " tomai e comer este e meu corpo que é dado por voz e novamente repetiu tomai e bebei este é o meu sangue que sera derramado por voz - fazei isso em memoria de mim - e logo foi entregue pro judas para a cruscificação.. neste momento ele instituiu a Eucaristia onde sob nossa fé o sacerdote celebra a partilha do pao e vinho em especie que torna o corpo e o sangue do proprio jesus cristo, para que nos CATOLICOS possamos sempre lembreu que ele JESUS se deu na cruz pra pagar os nosso PECADOS. Comungar o corpo e o sangue de Cristo é o que nos alimenta a ALMA. sobre os 10 mandamentos se vc o conhece um dos são (nao matar, nao roubar, nao pecar contra a castidade, honrar pai e mae) se todos gardassem estes mandamentos nao exisitiria tanta odio, tanta guerra. e o principal dos mandamentos ( AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E COMO A TI MESMO) ja imaginou se os seguissemos que MUNDO LINDO TERIAMOS.. mais infelismente somos humanos que buscamos a santidade mais ainda nois falta muito. e os sete sacrametros sao importantissimos na vida de nós CATOLICOS.. imagino que vc nao os conheça e nao seja catolico se nao nao teria postados tantas perguntas e falas absurdas... abraços...
    • barbara stephanie

      21 de abril de 2012 at 21:27
      isso joana muito bem minha primeira comunhão vai ser 22/04/2012 eu estou muito muito muito alegre porque vou receber o corpo e o sangue de cristo beijoooo
    • emilly

      7 de novembro de 2012 at 21:45
      eu tambem vou fazer a minha 1 comunhao vai ser no dia 24/11/2012 na igreja sao cosme e sao damiao. beijooos
    • steffany

      10 de setembro de 2012 at 13:16
      n sei de q religiao vc e mas e inportante fazer a primeira cumunhao
  • Adrik Cheslav

    19 de junho de 2011 at 18:13
    eae pessoal,tbm vou fazer receber a Eucaristia.Ana eu tbm sou escoteiro,grupo Aguia Branca Patrulha Pantera,tenho7 especialidade.■♠!valeuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • yara

    11 de janeiro de 2011 at 18:05
    ola, eu sou yara e que bom que encontrei este site,vou fazer minha primeira comunhão dia 17 de fevereiro e eu preciso saber mais um pouco sobre a primeira comunhão, estou muito ansiosa para a confisão com o Padre.
  • caio

    3 de julho de 2010 at 17:30
    Oi eu sou Caio e eu vou fazer primeira eucaristica no ano de 2011 eu março eu to muito feliz ate mais tchau...
  • Ana

    13 de junho de 2010 at 20:13
    tenho 12 anos e nao pude fazer a 1º comunhao em pequeninas, queria fazê-la agora por causa dos escoteiros, ainda posso?
    • kat

      14 de junho de 2010 at 21:16
      Ola ana, sim pode fazer com qq idade, procure a igreja proximo a sua casa e informa-se melhor.
  • Henrique

    11 de abril de 2010 at 15:41
    eu estou muito feliz que meu irmão vai fazer a primeira comunhão e também não vejo a hora da minha chegar ... espero que não demore muito pois quero fazer iii estou muito ansioso
  • minadabe

    31 de março de 2010 at 1:08
    a primeira comunhão é de grande importancia,estou muito feliz feliz por meu filho fazer
  • paula

    22 de abril de 2009 at 0:48
    o link para o site da primeira comunhao, não funciona. Estará correcto? Obrigada desde já se poder corrigir ou dizer qual é, porque gostaria imenso de o ver. Mais uma vez, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três − = 1

.