O que é um Tangram?

Gostou deste Post?

O Tangram é outro jogo de tabuleiro muito famoso e com diversos benefícios. Na verdade ele é um quebra-cabeça chinês, e diferentemente do tradicional, ele só é formado por 7 peças que são 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. E somente com essas 7 peças, a pessoa pode formar várias figuras diferentes e ainda sem sobrepor nenhuma peça. Na verdade, com o Tangram você pode formar mais de 1700 figuras diferentes. Haja imaginação.

O Tangram também é conhecido como jogo das sete peças e é muito utilizado por professores de matemática como um meio lúdico de ensinar as crianças a entenderem melhor as formas geométricas e facilitar o estudo da geometria, além de desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, já que são inúmeras opções para se formar com as 7 peças.

Se você quiser, pode até mesmo fazer o Tangram em casa. Basta pegar uma cartolina, E.V.A,  ou um pedaço de madeira e recortar as peças conforme o estilo das compradas prontas. Pronto, você fez o seu próprio Tangram. Veja a figura abaixo, basta recorta-la e começar a montar as suas figuras! :)

Tangram

Tangram

….”O Tamgram é composto de sete peças, denominadas de ‘Tans’ que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
- 5 triângulos de vários tamanhos
- 1 quadrado
- 1 paralelogramo

Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
- Todas as peças devem ser utilizadas na formação da figura.
- Não é permitido sobrepor as peças para formar a figura.”….

Relativamente a origem doTangram não se sabe exactamente como surgiu, mas várias lendas em torno do quebra-cabeça chinês foram construídas. Algumas lendas dizem que uma pedra preciosa se desfez sozinha em 7 pedaços e com eles as pessoas podiam formar vários objetos, como pessoas, animais ou plantas. Outra lenda fala que um imperador deixou o espelho cair e ele quebrou em 7 pedaços que eram usados para formar figuras diferentes.

Os primeiros relatos do Tangram aparecem em livros da Europa e mostram as soluções encontradas nas 7 peças; as figuras eram de flores, animais e casas em sua maioria. Depois, em 1818, o Tangram se popularizou e vários livros foram escritos sobre o assunto. Foi a partir de então que o Tangram se tornou uma febre mundial e chegou a ser vendido em peças feitas de marfim e em forma de uma caixa.

E é claro que conforme o tempo, o Tangram foi ganhando outras figuras e formas geométricas, chegando a um total de 1700 combinações somente usando as 7 peças do Tangram. É um jogo super divertido, estimula a criatividade e imaginação e pode ser jogado por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Veja o vídeo abaixo e aprenda a fazer muitas figuras utilizando as peças do Tangram:



Gostou deste Post?

Comments

  1. legal

  2. adorei esse conteudo

  3. gostei minha professora vai adorar

  4. eu gostei mais do que vcs eu tinha um trabalho e eu tireiiiiiiiiiiiiiiiiii dezzzzzzzzzzzzzzzzzzzz ganhei de vcs

  5. Ameii minha professora vai amar me trabalho

  6. minha professora bete vai adorar isso

  7. elisiane ferreira says:

    adorei conhece o tangra se nao fosse a professora eu nunca ia conhecer
    beijos

  8. meu professor disse pra pesquisar vou imprimir rsrs

  9. bom saber e para o meu trabalho u.u.u

  10. adorei conheser a historia do tangram e muito legal eu adoro conheser o tagram e muito legal.adro

  11. minha professora de matematica pediu para nos fazermos um trabalho sobre o tangran e eu nao sei fazer mas olhando aqui fica muuuuuuuuuuito mais faciu parabens eu adorei

  12. Laysa Cristina says:

    Hoje dia 21/03/2013 eu laysa estava estudando oque é tangram minha professora de artes deu 7 peças para nois montar algun desenho eu montei um coelhinho da pascoa pq nos estamos no mês de março que comemoramos o dia da pascoa quem sabe oque é tangram escreve um comentario

  13. AMEI,A MINHA PROFESSORA CAROLINA VAI AMAAAAARRR

  14. esse site eo melhor site do mundo de perguntas e respostas

  15. bruna rodrigues de oliveira says:

    mt bom esse site vou tirar um 10 em matematica !!!!!

  16. ai achei as respotas muitos emteresates e me ajudou muito tánbem obrigado pela ajuda

  17. isso e um dos mais legais q eu ja fiz nas aulas adorei msm

  18. lucas vinicius says:

    muito bom cara !@##$%%¨&**()_+

  19. achei super intereçante esse jogo vou tenta fazer um

  20. maria eduarda says:

    adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei esse site e só uso ele agora ! obrigada pela ajuda !

  21. A minha professora hilda vai amar meu trabalhoooooooooooo uhu

  22. agora vou tirar nota 10 no trabalho de matematica

  23. a professora monique vai adora o meu trabahlo

  24. e muito bom isso

  25. vitoria aline says:

    venho aqui quando vc quiser fazer algum trabalho da escola

  26. vitoria aline says:

    esse site e muito legal né

  27. iana santo flamenguista says:

    minha professora vai adorar porque eu istudei a tangram eu aprendi que o tangram e mais conhecido como quebra cabeça chineis

  28. e uma forma de vç dizer que ama geometria como euzinha eu adoro demais :-)

  29. e muito bom estudando isso agora demaiss uhumm..fale apenaa

  30. e bom saber o q é um tangram

  31. muito bom esse site!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:)

  32. e bom nos saber oque e tramgram

  33. e super legal mas tem alguns que são dificeis

  34. isso é d+

  35. AMEI CONHCXER A HISTORIA DO TANGRAM,ATÉ ENTAO NUNCA TINHA OUVIDO FALAR,FIZ UMA APRESENTAÇAO NA FACULDADE E ME APAIXONEI

Speak Your Mind

*

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

Site Meter