O que é Sinusite?

A sinusite nada mais é do que uma inflamação nas mucosas da face, bem na região formada pela cavidade onde fica o nariz e as maçãs do rosto. É uma inflamação com sintomas bem definidos e característicos. O que acontece quando a pessoa está com sinusite é que essa cavidade não consegue eliminar o muco que naturalmente é produzido ali. Então o local fica cheio de muco o que proporciona o aparecimento de alergias e inflamações no local. Tudo isso é o quadro de uma pessoa que está com sinusite.

A sinusite pode ser aguda e a crónica. Quando ela é do tipo aguda, pode acontecer de a pessoa desenvolver dor de cabeça na região onde o muco fica acumulado, ou seja, na parte chamada de seio da face. Essa dor pode ser de diversas formas como uma dor pulsante ou até mesmo um peso na cabeça; varia de pessoa para pessoa.

Geralmente a dor de cabeça da sinusite vem acompanhada de obstrução nasal e uma secreção amarelada ou de tom verde que sai do nariz. A pessoa com sinusite tem dificuldade para respirar por esse motivo e ainda podem aparecer febre, cansaço, tosse, dores musculares ou perda do apetite.

Já no caso da sinusite crónica, os sintomas são iguais, o que muda é a intensidade deles. Nesse caso de sinusite ainda podem aparecer tosse noturna que geralmente desaparece quando a pessoa se levanta e começa suas actividades diárias.

A sinusite pode ser  dividida também em:

– Infecciosa: a sinusite neste caso tem características de dor na região dos seios da face, seguida de obstrução nasal, secreção purulenta e febre.

- Alérgica: apresenta dor nos seios da face, ocasionalmente febre e vem com todos os sintomas comuns da alergia, coriza clara e abundante, obstrução nasal e crises de espirros.

- Traumática: causada por diferença de pressão. Por exemplo, durante viagens de avião ou mergulho. Suas características são a dor maxilar e pouca obstrução nasal.

Para se combater a sinusite é preciso primeiro que a pessoa elimine todo o muco acumulado na região. Quem tem propensão a ter sinusite deve ficar alerta com relação as gripes, resfriados e alergias que podem desencadear uma crise de sinusite.

Caso isso aconteça, é recomendado que a pessoa beça muito líquido e pingue uma solução salina de dias a três vezes por dia. Essa solução pode ser feita em casa, basta ferver um litro de água e colocar uma colher de chá de sal dentro. A inalação prescrita exclusivamente pelo médico, também pode ajudar no processo de eliminação do muco mais facilmente. Evitar ar condicionado já que ele resseca as mucosas e dissipa várias bactérias também é recomendado. Caso os sintomas sejam fortes demais, é sempre aconselhável procurar um médico para o tratamento adequado da sinusite.

3 Comments on this post

  • Gabrielli caroline

    29 de maio de 2012 at 0:17
    ola tudo bom? eu presiso saber oque calsa os problemas respiratorios
    • kat

      29 de maio de 2012 at 16:50
      Mtos fatores Gabrielli, desde alergias, até problemas congênitos.
  • naiara

    12 de março de 2012 at 21:13
    ja fiz um raio x da minha face para ver se eu tinha sinusite i a medica confirmo qe sim.fui em outro medico pra confirma e ele falo que eu nao tinha so pelos fatos de mim descrever o que eu sentiaa sempree.As vezes sinto dor de cabeça,gripe,febre,dor nos braços e mts pessoas ja me falaram que é sinusite sim mais queria confirma issu logo pois ja nao aguento mais de tantas duvidas hehehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − sete =

.