O Que é Q.I e Como é Medido?

Gostou deste Post?

A sigla QI significa quociente de inteligência e é uma medida que se faz através de testes variados que foram especialmente desenvolvidos para avaliar a inteligência ou a capacidade cognitiva das pessoas. Os resultados de um teste de QI de uma pessoa são comparados com os demais resultados de QI de um grupo que possuem a mesma idade.

O Q. I (quociente de inteligência) de uma pessoa é medido através de testes compostos por perguntas variadas para verificar a habilidade desta pessoa em responde-las correctamente. As respostas dadas a estas perguntas são analisadas e ao fim do teste é determinado o grau de Q.I ou a também chamada de taxa de Q.I da pessoa. As perguntas feitas neste teste envolvem letras, números, figuras geométricas e outras.

O teste de QI foi criado em 1905, quando dois cientistas criaram a Escala de Binet-Simon para identificar as pessoas que precisavam de uma ajuda extra na hora dos estudos. Eles diagnosticaram que resultados baixos nos testes indicavam problemas com aprendizagem, ou seja, a pessoa tinha problemas em aprender, mas isso não significava que ela não fosse capaz de aprender, e sim que tinha algumas dificuldades em determinadas áreas.

Depois disso, em 1912, outro cientista, usando o QI separou a idade mental da idade cronológica das pessoas. Ele propôs que o QI fosse o resultado da idade mental dividida pela idade cronológica. Mas foi só em 1939 é que foi criado um teste de QI exclusivamente para adultos, já que até então ele era apenas aplicado nas crianças.

Depois de muitos avanços, em 2005 foi criado o teste mais usado no mundo todo, o Raven Standard Progressive Matrices, um teste de QI individual que tem 14 subtestes que avaliam as diferentes funções cognitivas da pessoa.

Os resultados dos teste de QI demonstram que uma pessoa com o QI elevado tem menor índice de mortalidade depois de adulta e também tem uma menor chance de sofrer de depressão, esquizofrenia ou qualquer outro distúrbio da mente. Por outro lado, há indícios que pessoas com o QI elevado tem uma maior chance de sofrerem de distúrbios obsessivo-compulsivos.

Isso se deve ao fato de que uma pessoa com QI mais elevado tem uma melhor condição de emprego e sustentabilidade, fazendo com que possua uma melhor informação acerca dos problemas de saúde e tenha condições de tratá-los de forma adequada podendo ter um padrão de vida mais elevado e por mais tempo.

Há várias tabelas de classificação do QI, dentre elas as mais conhecidas são a tabela do cientista Lewis Madison Terman  e a do cientista David Wechsler. O teste de Q.I. comumente utilizado em crianças é a Escala de Bailey de desenvolvimento infantil.

Ver Também: Testes Divertidos

 



Gostou deste Post?

Comments

  1. alef cardoso dos santos says:

    já sabia o que era qi mais fiquei en duvida em como era o teste obrigada valeu pela informacão

  2. Joceli Bispo says:

    Adorei a informação. Tinha muitas dúvidas, agora estou bem informada.

  3. Muito Obrigada!!!Foi a melhor informação que eu encontrei sobre o assunto ..depois das buscas que fiz.

  4. oiii muito o Obrigadaa
    ajudou muitooo

Speak Your Mind

*

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

Site Meter