O meu filho não come…..

Dilema de toda mãe, a dificuldade em fazer o filho comer. Tenta-se de tudo e não há mágica, nem promessas, nem milagres que o faça comer. Não se desespere você não é a única mãe a passar por isso. É preciso ter cuidado para que a preocupação não seja exagerada. A mamãe tem que observar qual a causa real para a falta de apetite. A causa pode ser uma indisposição física passageira como uma gripe ou algum problema de saúde específico, vontade de chamar atenção dos pais, ou maus  hábitos adquiridos ao longo do tempo como por exemplo comer fora de hora e/ou passar o dia a ingerir guloseimas e alimentos inadequados para compensar um refeição que não tenha feito.

meu-filho-nao-come

Identificada a causa, pode-se encontrar uma solução para o problema.  Vamos ver abaixo algumas dicas que podem ajudar a incentivar o seu filho a comer melhor:

1- Hábitos e horários devem ser seguidos desde quando a criança ainda é um bebê, é importante que ele aprenda que há horário para acordar, dormir, tomar banho e também para fazer as refeições.

2- Não oferecer petiscos, guloseimas, iogurtes e alimentos diversos para substituir o almoço ou jantar.  Se a criança passar o dia a ingerir petiscos, ao chegar a hora da refeição não vai ter fome para alimentar-se adequadamente.

3- A refeição é para ser feita a mesa, junto com os pais e demais familiares. Este momento deve ser destinado a alimentar-se. Evite o  uso de música, assistir televisão, jogos de computador ou qualquer outro estímulo que possa distrair a atenção da criança. Um ambiente demasiado barulhento ou agitado na hora da refeição só fará com que a criança fique agitada e não consiga se concentrar no alimento.

4- Se ao perceber que seu filho não quer comer, não tente engana-lo com falsas promessas e  também evite os malabarismos utilizados neste momento para distrair a criança, se você você tentar distrai-la,  o mínimo que ela vai pensar é que aquele momento é uma brincadeira, e em vez de comer, irá quer brincar e fazer  birras.

5- Faça pratos criativos, crie um ovo frito com olhinhos de azeitona, narizinho de cenoura, bochecha de tomatinho cereja, e por aí afora.

6- Assim como adultos, as crianças também tem aversões alimentares, ou seja, detestam tal alimento e é importante a mãe identificar quando realmente a criança não aprecia tal alimento. Se ele detesta brócoles, ofereça espinafres. se ele detesta espinafre, tente inserir outro alimento do mesmo grupo que ele aprecie. Diversifique os alimentos da papinha.

7- Enfatizo sempre que toda criança deve ter um acompanhamento pediátrico, não só para verificação de peso e altura, mas também para que a mãe receba aconselhamento sobre a época correta para a introdução de certos alimentos.

8- Se o seu bebê já tem dentinhos, ele já poderá a iniciar gradativamente uma alimentação mais sólida como uma cenourinha levemente amassada, um purê de batata leve, para isso, siga as orientações do seu pediatra que irá dizer quais e quando cada alimento pode ser introduzido na alimentação diária do bebê.

9- Não substitua um almoço por uma mamadeira, se o seu filho não quer alimentos sólidos, ou não quer fazer uma refeição evite oferecer a mamadeira como substituição a refeição.

10- Não se desespere, se você ficar ansiosa seu filho irá perceber e poderá valer-se disso  para fazer birra, ou para conseguir algo que quer fazendo uma chantagem emocional, ou ainda não comer porque sente o ambiente tenso.

11- Haja com calma, não grite, não brigue, não chore, não faça drama, e nem obrigue seu filho a comer. Isso só fará com que o horário da refeição se torne um pesadelo para você e para a criança.

12- Se a criança não quiser comer,  espere por uma hora e ofereça novamente a mesma comida.  Se ainda assim ela não quiser alimentar-se,  espere mais algum tempo até que ela tenha fome, não faça uma troca de alimentos e nem substitua o almoço ou jantar por um petisco  ou por um lanchinho.

13- Horários existem para serem seguidos, cumpra a regra o horário correto para cada refeição e caso seu filho não queira almoçar, e depois de meia hora pedir para fazer o lanche da tarde, não permita. Se ele não quis almoçar, terá que esperar a hora certa para o lanche da tarde.

14- Por fim, evite encher o prato de comida. Lembre-se que as crianças comem sempre menos que um adulto, um prato demasiado cheio fará com que a criança canse de comer e comece a se irritar. Coloque pouca comida no prato e tente ser criativa, como dissemos acima, pratos coloridos e com comida bonitinhas sempre agradam os pequeninos.

Veja também: Lancheira Saudável

261 Comments on this post

  • alfredo

    16 de maio de 2016 at 13:43
    olá, eu não tenho filhos, pois sou criança, mas sei que quando tiver, haha, vai ser o cão chupando manga
  • Selma

    15 de março de 2015 at 23:32
    Oi meninas, meu filho de 29 anos foi assim durante toda a vida. Teve problemas depois de adulto por caisa das companhias que ficam rindo da comida dele que é só arroz e batata. Agora tenho uma neta de dois anos e vai pelo mesmo caminho, sinceramente não sei o que fazer.
  • Sandra

    17 de março de 2014 at 13:30
    Olá, Tenho um filho de cinco anos que também não come quase nada....a unica coisa que consigo fazer ele comer é miojo , arroz e as vezes caldo de feijão. Ele nunca comeu carne, peixe, frango, frutas e legumes. Se estamos almoçando ou jantando ele fica longe pq sente ânsia de vômito ao ver a comida....outro dia ele vomitou em um restaurante porque viu uma pessoa comendo.....também não sei o que fazer.
    • Renata

      1 de outubro de 2014 at 18:53
      Meu filho tem 9 anos e parou de comer comida aos 2 anos, ele tem nojo da comida e só come bolacha, chocolate, batata frita, e omelete, salgadinhos, passou assim todos esses anos, e agora ele está com o colesterol altissimo, o dobro do que poderia, já passei ele durante 1 ano com psicologa,e não adiantou nada, já deixei vários dias com fome e nada adiantou, ele já emagreceu 5 quilos em um mês, estou tentando fazer ele comer, e ele vomita tudo, eu realmente não sei mais o que fazer.
  • ELISANGELA

    29 de janeiro de 2014 at 21:11
    MEU FILHO TEM 10 ANOS JA FAZ UM TEMPO Q ELE NAO COME COMIDA DE SAL A HORA DO ALMOÇO E UM DESESPERO POR ISSO OPTEI POR NAO FORÇAR ELE A COMER MAS TAMBEM NAO GANHA O Q QUER E UMA TROCA SABE E ESTA SENDO ACEITAVEL ,DEIXO Q ELE FIQUE COM FOME E FAÇO UMA JANTA BEM GOSTOSA AS VEZES ELE COME MAS TAMBEM TEM DIAS Q E DESESPERADOR.
  • Alessandra Vidal

    9 de janeiro de 2013 at 15:17
    olá tenho 1 filho de 3 anos e 4 meses que não mastiga nada. só chocolate.. nunca comeu um frango, peixe nadaaaaaa cada dia esta pior.. antes até comia amassado.. so tem piorado.. o pediatra diz para eu deixá-lo com fome.. quando faço isso ele se transforma fica mtooo nervosa.. joga tudo p alto.. xinga.. ele so toma leite e quando come e porque bato uma sopa.. mas nem batata frita ele come.. ele tem nojo da comida.. tenho uma filha de 6 anos que come de tudo.. não sei mais o que fazer é desesperador!! nenhum profissional me ajuda.. se alguem souber de algo.....
  • Meiriane

    4 de maio de 2012 at 14:45
    SOCORROOO!MINHA FILHA TEM 4 ANOS E 11 MESES,ELA NAO COME COMIDA DESDE 1 ANO E MEIO MAIS OU MENOS,JA FIZ DE TUDO,MAS ELA TEM MUITO RECEIO DE COMIDA TEM HORAS QUE PARECE TER ATÉ NOJO,E TEM UM DETALHE,ELA SÓ MAMA DORMINDO.AÍ EU TENHO QUE ME DESDOBRAR,BATO BETERRABA NA MAMADEIRA,FAÇO INHAME FRITO,POIS BATATA FRITA ELA COME,DAÍ EU ENGANO COM INHAME,MAS JA NAO SEI O QUE FAZER,TENHO MUITO MEDO..SE ALGUÉM TIVER ALGUMA SUGESTÃO,POR FAVOR ME AJUDEM!!
    • Jaldilene

      29 de setembro de 2012 at 20:33
      Olá Meiriane, vivo o mesmo drama que voce, desde que minha filha teve estomatite e feriu toda a boca, ficando dias sem se alimentar, ela nunca mais voltou a comer, nesta época ela tinha por volta de 1 ano e meio, agora já esta com cinco. Ela também demostra nojo pela comida, a batata frita ela também aceita, leite, pão, tudo isso ela aceita, mas falou que é comida, almoço, ela não come. Se você ficar sabendo de algum método, do que fazer, gentileza entrar em contato. meu emal é ...............Obrigada.
    • pollyana

      9 de março de 2013 at 20:18
      Meninas!!!!!!!!!!minha,filha tem hoje 7 anos,não come comida desde os 2 anos,começou recusando e hoje no almoço e jantar sua comida resume-se em batatas de carinha assadas e massa de panqueca sem recheio algum,bebe pouco leite,toma sucos ,come pães,não come qse doces,e tb parece ter nojo da comida.já levei ao pediatra,gastro,nutricionista e agora vou tentar uma terapia,graças a Deus tem saude e os exames são os melhores possíveis,mas e o nosso desespero?Ninguém consegue nos orientar,fico com medo do futuro destas crianças estarem comprometidas de alguma forma,fisica ou emocional,além disto na idade da minha já compromete outras coisas,até as idas a casa dos outros para almoço ou jantar,é sempre constrangedor,pois afinal a culpa é sempre de quem???Da mãe.Estou desesperada todos estes anos,hora me acalmo ,hora me desespero,e não há médico ou pessoa que resolva isso,preciso de ajuda!!!!!! Bj obrigada
  • ROSILENE A. LIMA

    31 de março de 2012 at 19:34
    31/03/2012 O MEU FILHO CAÇULA,NÃO COME COMIDA DESDE 1 ANO E MEIO DE IDADE ,ELE VAI FAZER 12 ANOS E AINDA NÃO VOLTOU COMER NORMALMENTE,POREM VOCÊ NÃO É A UNICA.
  • mary

    30 de março de 2012 at 19:22
    minha filha de 3 anos e 7 meses parou de comer a exatamente uma semana!!não sei o que fazer, ela bebe leite,come uma maçã,um danoninho,mas comida que é bom,nada!!to muito preocupada com a saude dela, choro e rezo o dia todo,ñ tenho cabeça pra nada,fico em casa o dia todo coo ela,ñ consigo mais fazer nada na vida, a ñ ser pesquisar uma solução para isso,só Deus pode nos ajudar,mãe sofre...
  • Vanessa

    28 de março de 2012 at 1:43
    Vivo no desespero a quase dois anos. Meu filho só comeu comida de sal do 4º ao 7º mês, depois começõu a rejeitar e a fazer vomito. hoje ele tem 2 anos e meio e não come absolutamente nada de sal, nem porcarias como salgadinho, cachorro quente hamburguer, nada. Ele rejeita ao ponto de fazer vomito. Fui a uma gastropediatra, ao psicólogo e até o pediatra falou que era maus hábitos alimentares. sei que não é senão ele comeria outras coisas de sal e não come nada. Graças a Deus ele toma muito suco com legumes e verduras e não tem anemia, é enorme de grande e super sadio. Mas apesar disso me preocupo com medo de desenvolver alguma coisa ruim. se tiverem alguma idéia de como de ajudar por favor,me ajudem.
  • katia

    23 de março de 2012 at 19:18
    Já chorei muito hoje, meu filho tem 1ano e 4 meses come muito pouco,ele fica na parte da manha com a vó, com ela come, mas comigo ta dificil, nao come salgado comigo só quer saber de mamar....por favor me ajudem, não sei o que fazer,fico muito preocupa..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete + 8 =

.