• 06
    out
    2009
  • Publicado por
  • Publicado em
    Bebés
  • Comentários
    7 Comentários
  • Tags
    alimentação do bebé, saúde do bebé

Leite em Pó e os Bebés

O melhor alimento para o seu bebé sem dúvida alguma é o leite materno. Ele é completo com tudo o que o seu filho precisa e já está na temperatura correcta para ele. Mas algumas mães optam por interromper este processo de amamentação e substituir o leite do peito por leite em pó.

Claro que esta só deve ser uma opção usada quando for extremamente necessário, já que o leite em pó não é 100% saudável e benéfico para o seu bebé. Uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostrou que bebés alimentados com leite materno são mais magros e altos do que os que tomam leite em pó; estes últimos apresentaram sobrepeso na infância e adolescência.

Mas não se preocupe que os cientistas dizem que isso é perfeitamente normal; é apenas a maneira como os bebés se desenvolvem. O que não pode acontecer caso você necessite realmente substituir o leite materno pelo em pó, é o exagero.

Antigamente você já ouvia dizer que o leite materno era fraco e por isso as mães usavam algum tipo de complemento para “engordar” o bebé. Hoje já se sabe que é totalmente dispensável o uso desses recursos, já que o leite materno tem todas as substâncias e vitaminas necessárias para que o bebé esteja bem alimentado e ganhe peso no tempo certo.

O consenso entre todos os pesquisadores é que as crianças alimentadas com leite em pó precisam de muito mais calorias para se alimentar quando maiores, do que o bebé alimentado com leite materno. O que ocorre quando você dá leite em pó para o bebé é que ele começa a ter uma ingestão maior de calorias, o que não representa necessariamente que ele está se alimentando melhor.

Por ser feito do leite de vaca, o leite em pó pode trazer maior risco de o seu filho contrair uma alergia a esse leite de vaca; além de ter maior risco de sofrer com otites, amigdalites, diarréia e infecções urinárias.

Nada substitui o leite materno, mas se por qualquer motivo tiver que o substituir tome muito cuidado com o leite em pó e só faça uso quando estritamente necessário e seguindo as orientações do pediatra do seu filho para que ele não tenha problemas no futuro.

7 Comments on this post

  • edneia

    2 de janeiro de 2013 at 15:14
    volto a trabalhar daq a 10 dias e o meu bb ñ aceita outro leite ñ sei oq faço ;mas vou continuar amamentando so quero dar outro leite durante o periudo q eu ñ estiver em casa...
  • Amanda Araujo

    25 de abril de 2012 at 3:21
    Creio q o melhor para um bebe é o leite materno msm. acredito q a volta ao trabalho nao e justificativa para abandonar a amamentação. a mae pode retirar seu leite manualmente e dar a criança durante o periodo q a mae estiver fora. um bb de 5 meses tomar leite em po na minha opiniao e um absurdo.
  • solange

    24 de março de 2012 at 4:23
    voltei a trabalhar ja faz um mes e estou dando o leite nam ao meu fillho de 5 messes mas acho que ele esta com alergia ao leite pois nao sei se eo leite ou do tipo de uma bronquite pois o sintomas sao quaze o mesmo alguem me ajude.beijos solange
    • kat

      31 de março de 2012 at 4:08
      Solange o seu bebe deve passar por um acompanhamento mensal com o pediatra, o médico irá te orientar qual o melhor leite pra ele.
  • Renata

    18 de janeiro de 2012 at 14:22
    Estou preocupada pois minha filha nao toma outro leite volto trabalar o mes ke vem me ajudem
  • Leila

    5 de abril de 2011 at 16:18
    Meu bebê está com 6 meses e estou amamentando. Tenho certeza que ele será saudável, forte e inteligente. Ouvi muitas pessoas dizerem que o leite materno é fraco, para eu complementar o leite, dar mamadeira e etc, mas não dei ouvidos e continuei amamentando. Semana que vem retorno ao meu trabalho e estou tentando adaptá-lo a outro tipo de leite, está sendo difícil a aceitação dele, mas como trabalho meio período, vou continuar amamentando.
  • Claaudia

    20 de outubro de 2009 at 12:52
    mt booomm*-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin