Historia da Pascoa

Gostou deste Post?

A palavra Páscoa vem do idioma hebraico Pessach, significando passagem, é um evento religioso cristão,  sendo a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C.

O ovo é um símbolo  antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Os ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, o ovo é um símbolo de nascimento.

Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março – no hemisfério norte) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Das tradições da Europa Oriental, o hábito passou aos demais países. Eduardo I de Inglaterra oferecia ovos banhados em ouro aos súditos preferidos. Luís XIV de França os mandava, pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo alegres surpresas aos presenteados.

O tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, o certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução,  e a Páscoa marca a ressurreição para uma vida nova. Com o passar do tempo foram introduzidos nas comemorações da Páscoa, o ovo de chocolate, com a mesma simbologia do renascimento, mas que faz  a grande alegria dos pequeninos.

* Saiba mais sobre:  Historia da Pascoa



Gostou deste Post?

Comments

  1. Armando Adolfo says:

    A ressurreicao de Cristo e muito importante para os Cristaos.
    ele morreu na cruz por ti o que tens feito por Ele?

  2. valeu de coração bs q Deus abençoe

  3. ELISA BEATRIZ says:

    adorei, me ajudou muito a estudar por esse site da pascoa,pois estudei por ele para prova e para os testes,obrigada ao autor por ter publicada esse site. OBRIGADA,AGRADEÇO AOS AUTORES DOS SITE.

    ASSINADO(A):ELISA BEATRIZ MENEZES MONTEIRO.
    DE RECIFE{PERNAMBUCO}NORDESTE.

  4. João Marcelo e Vinicius says:

    Gostamos muito da páscoa, porque ganhamos bastante ovos de chocolates e dentro desses ovos vêm brinquedos

Speak Your Mind

*

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

Site Meter