Hábitos de Higiene | Ensine seu Filho

Gostou deste Post?

Em tempos de Gripe A a higiene é um dos fatores mais importantes a ser observado para se evitar contrair o vírus H1N1. Sabemos que a falta de higiene pode ocasionar uma série de doenças além da Gripe A, no passado muitas das mortes infantis eram ocasionadas devido a falta de higiene que propiciava a proliferão de doenças infecto-contagiosas. Por isso sempre enfatizamos aqui no Portalis a importância dos hábitos de higiene !

Você sabe o quanto é difícil manter o seu filho limpo. Mas saiba que os hábitos de higiene que ele vai ter durante criança é que irão permanecer para o resto da vida dele. Isto também vai determinar se ele será ou não uma criança sadia.

Você é responsável por passar esse ensinamento a seu filho até ele completar os 6 anos de idade. A partir deste momento ele estará suficientemente maduro para cuidar da própria higiene pessoal. Então o incentive a cuidar dele mesmo como algo que fará a diferença na vida futura dele mesmo.

Comece sempre ensinando e criando o hábito da boa higienização bucal. Você tem que começar com o ensinamento mesmo antes do primeiro dente nascer. A partir do desenvolvimento da primeira dentição que chega por volta dos dois anos, é preciso que você ensine a importância da escovação noturna; além de escovar os dentes dele toda vez que acabar de comer para evitar cáries.

As fraldas de pano devem ser lavadas em água quente e secas no sol sempre que possível; assim você elimina qualquer bactéria que possa existir nelas. Se puder, evite o uso prolongado de calças plásticas e enxuto.

Lembre-se também de ensinar a ele como se lava as mãos e mostrar que elas devem ser limpas sempre antes das refeições ou quando for comer algo. O mesmo vale para as unhas, que devem estar sempre cortadas e limpas; o hábito que seu filho tem de levar a mão à boca pode ser perigoso já que se a unha estiver muito comprida pode armazenar sujeira debaixo delas.

O hábito criado desde pequeno ajuda na vida do seu filho. É uma brincadeira que ele aprende e não esquece mais. O bom é que ele pode seguir o seu exemplo e fazer o que você faz; por isto esteja sempre atenta ao que faz no dia-a-dia para passar uma boa mensagem e ensinamento de como a higiene não só dele, mas como dos alimentos e da casa é importante para a vida dele.



Gostou deste Post?

Comments

  1. Pryscila Gonçalves de Rezende says:

    Gostaria que me mandassem bastantes figuras sobre hábitos de higiene para meu filho fazer o trabalho a nível do segundo ano do ensino fundamental.

    Obrigada-Pryscila!

Speak Your Mind

*

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

Site Meter