Gravidez de Risco – Grávida aos 40

Antigamente as mulheres tinham 10 filhos, parto normal, e muitas vezes o último filho vinha lá pelos 40 e poucos anos, e pelo que sei a grande maioria nascia muito saudável. Com o avanço da medicina e de muitas outras áreas, parece que hoje já é um pouco preocupante a mulher engravidar aos 40 anos. Entretanto, isso nos dias de hoje é facto muito comum, pois as mulheres decidiram dedicar-se mais a vida profissional, e abdicaram por alguns anos da vida familiar; portanto é muito comum vermos mulheres aos 40 anos tendo o seu primeiro bebé. Como já disse num post anterior, quando se pretende programar uma gravidez, o ideal de facto é que se faça uma série de exames para saber se está tudo bem consigo; evitando assim futuras surpresas.

Caso ocorra uma gravidez de surpresa, um bom acompanhamento médico é o ideal para voce manter-se tranquila e segura quanto ao futuro da sua gestação e a saúde do seu bebé. Hoje em dia existem exames sofisticados que podem detectar qualquer anomalia no bebé, como por exemplo a biópsia do vilo corial e amniocentese. Seu médico poderá pedir todos os exames necessários para certificar-se de que está tudo bem, mas para isso é importante que você se mantenha informada.

Não só na grávida acima dos 40, mas também nas mães mais jovens, é necessário saber o tipo sanguineo da mãe, do pai, Rh + ou -, exame para detectar se a mãe tem anticorpos para rubéola, toxoplasmose, hepatite, bem como analises de sangue como hemograma completo, colesterol, tiróide, dosagens hormonais, etc.

Nada melhor do que o seu médico para lhe orientar, qualquer dúvida é ele quem vai poder lhe esclarecer:)

Deixo-vos um  site de relevancia para consulta:

http://www.medicina-fetal.net/amnio_e_BVC.htm

79 Comments on this post

  • adriana

    17 de janeiro de 2013 at 23:14
    estou com 41 anos estou gravida estou muito feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin