Diferenças de Sintomas entre a Gripe Comum e a Gripe H1N1

Muito se tem falado sobre a propagação da Gripe H1N1, e agora com a proximidade do outono e inverno no Hemisfério Norte, a preocupação aumenta; por isso é bom estar informada sobre como evitar o contágio e principalmente sobre as diferenças entre os sintomas da gripe comum e da gripe H1N1.

Antes de mais é imprescindivel lembrar que hábitos de higiene regulares são essenciais para evitar o contágio, por isso esteja atenta as dicas abaixo:

– Lavar as mãos com frequência.
– Evitar levar as mãos aos olhos, boca, nariz após ter tocado em superficies ‘públicas’ como maçanetas, multibanco, balcão do café, auto-carro, metro, corrimãos, dinheiro, moedas, carrinhos de compras de supermercados, etc.
– Mantenha a casa limpa, cozinhas e casas de banho limpas e desinfectadas.
– Evite locais com aglomerações.
– Evite contacto físico com quem possa estar com gripe.
– Tomar banho diariamente.
– Escovar os dentes após as refeições.
– Manter roupa de cama e banho limpas.
– Manter hábitos de higiene gerais.

Veja abaixo as diferenças de sintomas entre a gripe comum e a gripe H1N1:

os-sintomas-gripe-h1n1

diagrama-dos-sintomas-da-gripe-h1n1

Saiba mais sobre a Gripe H1N1 em: Jornal Público | Especial Gripe A

40 Comments on this post

  • Carlos Alberto Sá

    6 de novembro de 2012 at 4:28
    É de grande importância participar de ações como essas, ou seja, argumento, opinião, comentários etc. sobre a gripe. Tenho notado um enorme aumento de pessoas espirrando em todos os locais, seja banco, supermercado, shoppings, igrejas, transportes coletivos, lojas e – principalmente- restaurantes, além dos cinemas. Uma coisa horrível! É bom lembrar que já temos doenças climáticas e que está muito em moda, claro que tenhamos causas nutricionais – também, que merece muita atenção. Encher a pança não resolve, resolve, sim, se alimentar sem precisar encher a pança, mas sabendo para que sirva tal alimento, o que ele vai proporcionar a nosso organismo. Temos que dá uma pescada nos livros e ouvir o que diz um naturista ou nutricionista. Se tal alimento é caro, a bebida e cigarro são muito mais caro, pois pesa no bolso e na saúde. Um pouco de força de vontade e buscar um esclarecimento pode ser muito importante. Ao nascer, nada conhecemos, mas ao tornarmos adultos, conhecimentos gerais ajuda o estudo, para que venhamos ter uma explicação para muita coisa importante. Acho que a curiosidade é preponderante em tudo isso, além da vontade de aprender. Para concluir, quase todos os locais que vou tem sempre uma pessoa ou várias a espirrar e não posso evitar tal carga que me ronda em função de uma fila etc. A frequência, com certeza, tem aumentado e já merece uma preocupação a mais acirrada.
  • MARINA

    10 de setembro de 2012 at 0:49
    COMO ASSIM HEMISFÉRIO NORTE? ACHO QUE O BRASIL FICA NO HEMISFÉRIO SUL. NEM LI A MATÉRIA, POIS O ERRO NÃO ME PASSOU CREDIBILIDADE.
    • kat

      12 de setembro de 2012 at 16:24
      Sra. Marina, a matéria foi diriga à PORTUGAL que situa-se no hemisfério NORTE, lá as próximas estações serão OUTONO E INVERNO ;) Acho que a sra. sabe que qdo é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte né? rsssssssssssssssssssssssss Porém AS INFORMAÇÕES contidas no texto servem para qualquer país do planetinha TERRA ;)
  • renata

    23 de junho de 2012 at 17:11
    oi,gostaria de saber pois estou com alguns dos sintomas da gripe h1n1,,,,,, estou com dor leve nos olhos, dor em todas as partes do corpo, dor de cabeça leve, tosse pouca,e sinto muita fraqueza, mas não tenho febre, pode ser a gripe h1n1?
  • Francine Scatena

    6 de junho de 2012 at 2:20
    Ola, meu filho tem 1 ano e 9 meses a mais de 25 dias ta com tosse cheia,coriza nasal intensa e continua, teve diareia por + ou - 5 dias, esta em tratamento c/ ................. e inalação c/ ............. A a 7 dias mais nao vejo melhora alguma, nao vacinei pq ele não esta bem, não fez febre nenhum dia, Será q posso vacinar ou devo esperar ele ficar bem?? Devo pedir algum exame p/ tirar minha duvida??. Obrigada, aguardo resposta.
    • kat

      12 de junho de 2012 at 19:46
      Francine, consulte o medico que receitou estes remedios para o seu filho e veja a opiniao dele, eu creio que por ele estar com gripe nao pode vacinar, mas isso SOMENTE o médico do seu filho pode afirmar comc erteza.
  • Filipe Costa

    19 de janeiro de 2011 at 22:47
    Muito bom. Obrigado pelas dúvidas esclarecedoras!
  • Thais Helena

    2 de abril de 2010 at 23:56
    Qaundo deve procurar um médico?
  • fernanda sousa

    22 de dezembro de 2009 at 14:26
    A GRIPE A E MUITO CHATA E GRAVE .ESTOU GRAVIDA E JA TIVE GRIPE A COMEÇOU COM FALTA DE APETITE,TOSSE SECA, E DEPOIS VEIO A FEBRE QUE SUBIA E BAIXAVA,FALTA DE AR.FOI AO HOSPITAL ONDE FOI INTERNADA FIZERAM ME ANALISES E NO DIA SEGUINTE VEIO O RESULTADO GRIPE A DERAM ME O .............DURANTE 5 DIAS O ............. E AMARGO COMO FEL.A MINHA PREOCUPAÇAO ERA O MEU BEBE.POR TUDO O QUE PASSEI PEÇO AS GRAVIDAS QUE LEVEM A VAÇINA PARA EVITAREM ESTE SOFRIMENTO PRINÇIPALMENTE AO VOSSO BEBE ELE TAMBEM SOFRE
  • Maria

    11 de dezembro de 2009 at 22:44
    Boa noite, na terça feira fiquei com mta tosse, na quarta continuou, na noite de quarta para quinta acordei com 37.9, o meu marido na mesma, fomos ontem ao hospital partucular em Setubal, logo no atendimento me deram uma mascara e me mandaram para ser atendida pela medica no atendimento especializado, fui atendida de mascara , luvas etc etc, foi-me dito pela medica que era gripe, mas qual gripe nao sabia, ( só se quiser fazer o teste) 105€ não comparticipado e demora 3 dias a saber o resultado, acedi em fazer o dito teste, fui mandada p casa com benuron e brufen, mais nada e mandaram-me esperar pelo resultado que me vai ser dito via telefone, tudo isto esta certo, mas nao mais tive febre, so tosse, o ridiculo da questao é que o meu marido tinha todos os meus sintomas, so que quem o atendeu na entrada nao lhe deu mascara, nem lhe foi perguntado se queria fazer o teste, medicaçao completamente diferente da minha ( nao foi a mesma medica que o atendeu a ele ), ele continua com febre, 37.8 e no entanto nao trouxe recomendaçao nenhuma, nao acham isto estranho? ando eu de mascara em casa para evitar contagios pela tosse ou espirros e ele nada...enfim....
  • teresa

    10 de dezembro de 2009 at 11:29
    nao podemos esquecer que o governo está individado por ter adquirido tantas vacinas, e para dar vasão à encomenda qualquer tosse, diarreia ou outro qualquer sintoma dizem ser a Gripe A para nos impigirem a tao apregoada milagrosa vacina - que nem os medicos a querem levar! Mais, muita boa gente diz ter a Gripe A para poder ficar em casa numas mini-ferias - tradicional esperteza à portuga!!! Vejamos: no inicio as pessoas faziam testes, ficavam isoladas, etc.... um aparatoso espectaculo. Agora: qualquer um tem a gripe A, leva a vacina e vai para casa! que credibilidade pode ter esta "moda" que não um excelente negocio paa a industria farmaceutica!? Há gripe todos os anos, seja A ou outra letra qualquer. Gripe é uma patologia que merece atenção e tem de ser tratada. Se tiver que matar, mata - como já aconteceu antes da "A".
  • vanessa

    6 de dezembro de 2009 at 21:22
    Ola a tds.Em primeiro lugar quero felicitar o criador[res] deste site,quando o sistema nacional de saude deste pais nos deixa por conta propria o q safa sao estas pessoas q tentam ajudar os outros.Ainda n tive gripe A,e o q mais me apavora é a minha filha pequena pois sei q se contrair este virus o mais provavel é q a contagie tb.considero q os habitos de higiene sao fundamentais SEMPRE,n so p a gripe A mas tb p tdas as doenças contagiosas.o grande problema desta gripe é q além de ser extremamente contagiosa ,ainda é mais perigosa quando junta com a ignorancia.Ainda ha quem pense q usar máscara é vergonhoso infelizmente...Somos diariamente bombardeados com informaçoes sobre a gripe a,mas em cada caso ,e em cada pessoa as medidas a adoptar sao sempre dif.há quem n tenha febre,nem diarreira nem vómitos,por outro lado ha quem tenha tds os sintomas.sei dum caso em q numa familia de 4 elementos um rapaz de 14 anos esteve muito mal,a irma basicamente so teve febre de 37,5 a mae safou se e o pai teve so dores de corpo.mas fizeram os testes e era mesmo gripe a.o unico conselho é ter sempre a mao o brufen e o ben-u-ron,termometro...para cada localidade existe um departamento da dir geral de saude a funcionar .sei q os hospitais n estao a fazer o despiste mas o lab Joaquim Chaves faz.quanto a vacina?eu n a tomo!ja apareceu a gripe das aves,agora é dos porcos , para o ano é das moscas....enquanto eu n tiver certezas do efeito a longo prazo aposto no cuidado,no reforço das defesas do corpo com equinácea,laranjinha e mangostao.As melhoras a tds e boa sorte.
  • José Costa

    2 de dezembro de 2009 at 12:42
    Estou com uma duvida, tenho um filho com 19 anos, asmático, ontem dia 1 de dezembro começou a ficar com febres altas (38; 39,5), fui ao hospital da luz, foram-lhe feitas análises, além de uma despistagem de H1N1, ora este último, penso eu deveria ser dado o resultado na hora (demora 3 dias). Não concebo que numa situação, que penso é da maior ugência se demore este tempo para obter um resultado.. Hoje continuo com a mesma preocupação pois a febre tanto baixa como sobe, para alem da febre têm uma ligeira dor de garganta. pergunto T~em alguma sugestão que me possam dar. obrigado jose Costa
    • kat

      4 de dezembro de 2009 at 19:36
      Pois é, infelizmente o exame de despiste demora. Sr. Jose pelo que sabemos o Hospital da Luz é um dos melhores de Lisboa, se la está assim imagine os demais. Talvez se o senhor procurasse um consultorio medico particular, mas creio que ele iria encaminhar tb para fazer o exame. O jeito é infelizmente ter paciencia e aguardar.
  • dina

    30 de novembro de 2009 at 15:19
    ola, preciso que me esclarecam uma duvida. eu tenho todos os sntomas no quadro, excepto febre (não costumo ter febre), nem diareea ou vomitos. tenh tomado benurom e antigripine. não fui ainda ao medico, pois pelo que sei, eles mandam-nos para casa e para seguir a medicação que estou a fazer. devo, mesmo assim procurar um medico pra despiste de gripe A? estou em casa há 3 dias. obrigada
  • monica

    29 de novembro de 2009 at 18:14
    tenho o meu filho de 4 anos, com febre baixa desde sexta,mas hoje domingo foi aos 38,5 de manha e agora com 39,1,já liguei para a saude 24h e disseram-ma para lhe dar benurn e brufen e para ver ,se a febre não aumenta.Ele no colegio dele houve 2 casos de gripe a e tiveram de fechar uma sala devido a haver outros meninos com sintomas gripais,ele ficou em casa 7 dias mas sem sintomas nenhuns e ja voltou mas em outra sala a tb 2 casos e agora estou um pouco receosa.Mem sei o que fazer
  • sandra

    26 de novembro de 2009 at 11:35
    Esta noite, por volta das 3 da madrugada a minha filha de 14 anos sentiu-se mal disposta e acabou por vomitar bastante. Não tinha febre, até tinha abaixo de 36 graus, tinha alguns arrepios. Nada respiratório, tosse, garganta, nada. Agora ela está a dormir, embora já se tenha levantado para vomitar mais um pouquinho. Medi-lhe a temp e tinha 36,5. Quando acordar vou repetir. Por enquanto vou esperar, pois não me parece nada a ver com gripe A... Mas se ela apresentar febre alta, entretanto?
    • kat

      26 de novembro de 2009 at 13:37
      Sandra seria bom vc ligar a linha de atendimento de saúde, pode ser apenas uma má disposição devido a algo que tenha comido. Mas a melhor coisa é procurar um médico p/ tirar as duvidas e ela poder ser devidamente medicada pelo mesmo.
  • maria

    24 de novembro de 2009 at 16:41
    oiiii.td bem pessoal.Gostei mt deste comentario. bjs
  • MARIA

    20 de novembro de 2009 at 22:53
    Li com muita atenção e nao me tirou as dúvidas. A minha filha teve durante esta sem semana todos os sintomas, excepto diarreia e foi ao hospital no domingo com orientação de S24 mas não lhe foi feito teste,embora tudo indicasse que seria gripeA. Tem um bebé com 15 meses e todos os dias o levava ao quarto para ver a mãe e nunca usámos máscara. Felizmente ninguém foi contaminado, pois tinha os devidos cuidados de higiene . Quero saber se eu ainda estou em período de encubação para permanecer em quarentena. Obrigada boa noite.
    • kat

      22 de novembro de 2009 at 15:39
      Ola Maria, quem poderia ter dado essas orientaçoes era o o hospital, alias que tb deveriam ter feito o teste para saber se é H1N1. Se não é, ou não identificaram como H1N1 saber se tem ainda de permanecer em quarentena?
  • vilhena

    20 de novembro de 2009 at 18:52
    Caro/a amigo/a RN, o sintoma k notei diferente em relaçao a gripe comum, para alem do ke referiu, dores no peito, sinto tambem fortes dores abdominais, quando tusso, e depois de enviar o primeiro comentario, apareceu-me a diarreia. Ora, estes sintomas perante a tabela, tudo indica k é gripe A. por favor , corrija-me se estou enganado. obrigado.
    • kat

      22 de novembro de 2009 at 15:47
      Sr. Vilhena, penso que não esteja enganado. Mas creio que existe um exame especifico para detectar se de facto é H1N1, só não sei se de facto os hospitais estão a faze-lo.
  • RN

    19 de novembro de 2009 at 21:00
    Olá, Vilhena realmente o quadro acima indica a diferença dos sintomas mas qual foi para si a maior diferença que sente para uma gripe normal? Tem dores no peito?
  • vilhena

    17 de novembro de 2009 at 15:40
    Depois de pisquisar este site, da qual me tirou mts duvidas, cheguei a conclusao que realmente tou efectado com a gripe A. Tanto se fala de prevençoes, mas na verdade, os centros de saude, tratam esta questao como de uma gripe normal se trate, aconteceu assim com o meu filho de 10 anos, e repetiu-se comigo, esta segunda-feira dia 16-11-2009, da qual ministram um xarope e uns comprimidos e mandam-nos para casa 7 dias, nao tendo o minimo interesse em saber se realmente é gripeA ou nao, sem o minimo interesse em mandar fazer analises para fazer o dispiste, que no meu ver era a opção correta, e, ainda por cima , ouvir da minha medica de familia, dizer para despachar que tinhas muitos doentes para atender. Compreendo que haja muitos casos, mas a tratarem assim deles, concerteza a doença nao vai ficar por aqui, ai nao vai nao.
  • juliana

    15 de novembro de 2009 at 21:51
    BOA NOITE EU ESTOU MUITO CONSTIPADA E COM MUITAS DORES DE CABEÇA E TOSSE AJUDEM ME JA LIGEI PARA A SAUDE 24 E NAO ME ATENDEM PARECE DAREM ME BAILE JA DESDE ONTEM QUE TENTO LIGAR
    • kat

      16 de novembro de 2009 at 13:51
      Juliana procure um Posto (Centro) de Saúde para passar por uma consulta, é o mais indicado a fazer já que o Saude 24 não atende.
  • sandra marques

    5 de novembro de 2009 at 15:25
    obrigado por esclarecerem as minhas dúvidas, encaminham-nos para a saúde 24, mas o website está completamente congestionado, por tlm é para esquecer, assim é um pouco complicado saber distinguir os sintomas entre a influenza e a h1n1. tipicamente português
  • catarina

    12 de outubro de 2009 at 21:32
    eu acho que a gripe é uma fantuchada , acho que é só para ficarem com mais dinheiro e as pessoas ficarem sem dinheiro . muitos beijinhos :p
    • kat

      13 de outubro de 2009 at 11:54
      Ola Catarina, a gripe H1n1 é assunto sério e todos nós devemos ter medidas preventivas como lavas as mãos e manter hábitos diários de higiene pessoal e em nossa casa também. Pense nisso! :)
    • TiToi

      3 de novembro de 2009 at 1:19
      Ninguém diz que a H1N1 não é um asunto sério, mas se levarmos em consideração o número de mortes que são anualmente provocadas pela gripe comum e as que já foram provocadas pela H1N1, fácilmente chegamos à conclusão que está a haver alarmismo em demasia. Em relação ao que se diz de medidas preventivas como lavar as mãos e hábitos diários de higiene, eu não lhes chamaria medidas preventivas, mas simplesmente apenas higiene impriscindível.
    • kat

      3 de novembro de 2009 at 10:30
      TiToi, tem razão! Mas o pior que nem estas medidas imprescendiveis de higiene as pessoas tem, por mais incrivel que isto possa parecer nos dias de hoje. Ainda existem pessoas que não tomam banho diariamente e outras que tomam banho para ir trabalhar e quando voltam para casa ao fim do dia sujas e suasdas, dormem assim mesmo. Uma vergonha não é? Enfim por isso penso que estas medidas têm sido tão divulgadas.
  • Andre

    7 de setembro de 2009 at 21:19
    essa doença ja estava prevista, ela so atrasou 9 anos, quem tiver a curiosidade de saber é so baixar a revista SAUDE de junho de 2000, essa gripe eles so mudaram o nome mas a mesma tal chamada gripe ESPANHOLA, so mudaram o nome para nao trazer um verdadeiro tumulto na populaçao.
  • INES

    2 de setembro de 2009 at 1:57
    PODE APRESENTAR OS SINTOMAS MENOS A TOSSE .......
  • natacha

    18 de agosto de 2009 at 19:56
    oiii pessoal tudo bom.Amei esse documentario!Muito bom esse blog,tira muitas dúvidas…Esse negócio de gripe está assustando todo mundo…..
  • Love

    17 de agosto de 2009 at 23:05
    Amei esse documentario! Tirou bastante duvidas minhas.
  • HPLC

    10 de agosto de 2009 at 23:49
    Muito bom esse blog,tira muitas dúvidas...Esse negócio de gripe está assustando todo mundo.....
  • HPLC

    10 de agosto de 2009 at 23:48
    Muito bom esse blog,tira muitas dúvidas....Realmente excelente....
  • AnaIsa

    10 de agosto de 2009 at 5:14
    Olá! Este post está fantástico! Queria pedir a você autorização para o publicar no meu blog Galeria, com referência ao seu site, obviamente.:-) Bjs AnaIsa
    • kat

      10 de agosto de 2009 at 17:19
      Ola Ana Isa, claro q pode utilizar. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 × = vinte sete

.