Dia Mundial da Saúde | Dia 07 de Abril

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.  O objectivo do dia Mundial da Saúde, é fazer com que o mundo volte os olhos à uma área tão carenciada, nos mais diversos países.

…”A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente prejudicada. A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, cruzado, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.”….

Mas como em tudo na vida, não basta eleger um dia para se falar neste tema tão complexo, as acções devem ser feitas no dia-a-dia e em todo o mundo. Há milhões de crianças que morrem diariamente por falta de atendimento médico, por falta de alimentos, falta de saneamento básico; por isso SÓ falar não adianta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ nove = 17

.