Danças Juninas

As Danças Juninas também são conhecidas como Dança de Quadrilha, e este estilo de dança com passos demarcados chegou ao Brasil com vinda da Família Real Portuguesa, em 1808. A dança  teve origem entre a nobreza da França e Inglaterra tendo o seu apogeu no século XVIII. O nome “Quadrilha” vem do  mesmo nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”.

A Dança de Quadrilha  faz parte das Festas Juninas, comemorações realizadas em várias partes do Brasil e que tem por origem as homenagens e comemoração aos Santos Populares,  Santo António(13 de Junho), São João (24 de Junho) e São Pedro (29 de Junho).

As famosas Festas Juninas se realizam também em outros países e estão historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na europa ou do inverno no Brasil, que decorre no mês de Junho.

Dança Junina - Quadrilha

Imagem Smart Kids ©

No Brasil, a dança acabou por se tornar popular e adaptada a cada região, como por exemplo a região nordeste que inseriu na dança, suas músicas típicas como o forró, o xote e o xaxado; fazendo com que a quadrilha ganhasse um aspecto cultural muito interessante e diferenciado.

A quadrilha sofreu muitas outras influências regionais, dando assim origem a muitas variantes como por exemplo:

“Quadrilha Caipira” (São Paulo)
“Saruê”, corruptela do termo francês “soirée”, (Brasil Central)
“Baile Sifilítico” (Bahia)
“Mana-Chica” (Rio de Janeiro)
“Quadrilha” (Sergipe)
“Quadrilha Matuta”

No Brasil temos diversos tipos de comemorações, em Campina Grande na Paraíba, temos a maior Festa de São João, famosa mundialmente por se extender durante 30 dias e receber turistas de todo o mundo. Já em São Paulo, se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras nas escolas, praças e clubes das cidades.

Veja abaixo algumas músicas que são dançadas nas Festas Juninas:

Em Portugal, as celebrações são feitas em todo o país, tendo as Festas dos Santos Populares de Lisboa e o São João do Porto, como as festas mais famosas e tradicionais, onde se pode desfrutar de toda a cultura portuguesa, e apreciar as tradições do comer sardinhas assadas, presentear amigos com uma vaso de manjerico (uma plantinha muito cheirosa), bater com martelinho plástico e alho-porro nas cabeças das pessoas, e muitas outras que encantam turistas estrangeiros e portugueses. É uma época de alegria, festa e confraternização em todo o país.

A Dança de Quadrilha no Brasil é realizada com o seguimento de uma série de passos estipulados por uma coreografia que é acompanhada de versos divertidos.

E se você quiser aprender direitinho os passos da Dança da Quadrilha poderá ver cada um deles no site: – Info Escola – Quadrilha

1 Comentário neste Artigo

  • karyne

    30 de junho de 2014 at 21:51
    eu amei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 2

.