Coordenação Motora Fina

A coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntáriamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciencia. Através de movimentos com as mãoszinhas para pegar objectos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora. Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em actividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc. Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:

Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
Classifica-se a coordenação motora em três grupos.
- Coordenação motora geral
Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.Ex: Andar, Pular, rastejar, etc.
- Coordenação motora geral específica
Permite controlar movimentos específicos de uma atividade. Ex: Chutar uma bola (futebol), bandeja (basquete), etc.
- Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex; Recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, etc.

Deixo-vos abaixo um exercicio muito interessante para o treino da coordenação motora em crianças e até para adolescentes:

Visite: Labirinto do Barbante

61 Comments on this post

  • Josifran

    27 de março de 2013 at 16:39
    Gostaria muito de orientações para auxiliar um aluno meu de 1ºano. Mesmo passando pela educacação infantil, percebi que o mesmo tem muito dificuldade em em grafar as vogais. Entao, passei umas atividades de cubrir linha reta, inclinada, etc. A mae veio muito brava, falou que eu nao sei trabalhar fez um escandalo na escola e disse que essas atividades nao servem de nada. Estou em panico e já nao sei o que fazer para que a criança supere suas dificuldades com a escrita. Por favoe, me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Denise

    6 de março de 2013 at 2:13
    Olá, sou supervisora pedagógica em uma escola de Educação Infantil. Recebemos um aluno recentemente na escola com um problema de coordenação motora fina. Ele pega o lápis com a palma da mão e não com os dedos. Gostaria de saber se nós mesmo, profissionais da escola podemos trabalhar sua coordenação através de exercícios que conhecemos ou seria interessante que a mãe o levasse a um Terapeuta Ocupacional?
    • kat

      6 de março de 2013 at 18:38
      Denise, o pedagogo ou psicopedagogo tem capacidade para realizar e orientar a criança em atividades que desenvolvam a atividade motora; nao acho que seja caso de terapia ocupacional
    • Simone

      7 de abril de 2013 at 15:12
      Eu acho interesse levar a um terapeuta ocupacional, pois ele avaliará o seu filho e detectará a necessidade de uma intervenção especifica. Sou TO e trabalho com crianças com problemas na escrita, uma intervenção bem feita, garante bons resultados em um tempo relativamente curto.
  • celia

    13 de fevereiro de 2013 at 17:39
    gostaria de receber sugestoes de atividades para crianças na educação infantil e fundamental I
  • Wanderson

    30 de dezembro de 2012 at 20:17
    Há uns 15 anos sofro com problema na coordenação motora fina. Tenho 36 anos de idade, sou professor e tenho muita dificuldade de escrever. Às vezes, os dedos tremem, ás vezes parecem que ficam rígidos, sei lá. A questão é que minha letra sempre sai muito tremida, a caneta escapole, não tenho domínio sobre ela. Fiz vários exames neurológicos e não indicaram nenhum problema. Os médicos falam em transtorno de ansiedade. Tomo remédios contra a ansiedade, faço terapia com um psicólogo, mas até agora, nada. Você pode me ajudar?
    • kat

      30 de dezembro de 2012 at 21:20
      Wanderson, sempre foi assim? Qdo vc notou esta dificuldade?
    • Aline

      10 de fevereiro de 2013 at 17:18
      Wanderson, provavelmente você tem um problema de distonia focal da mão, conhecido como cãimbra do escrivão.
    • cata

      6 de março de 2013 at 20:52
      Também pode optar pelo psicomotricista!
    • Simone

      7 de abril de 2013 at 15:15
      Olá, talvez o seu caso seja de disgrafia, é necessário uma avaliação, talvez um terapeuta ocupacional possa ajudar.
  • edilene de lima

    29 de junho de 2012 at 20:52
    meu filho estar fazendo fono psipedagogia,e psicologo estou desesperado pois tem ja 1ano que ele tentou se matar na escola se jogando do pantamar ,pois levei ele no neuro e bati eletro com mapeamento celebral e deu fora dos limetes de normalidade pois estou cuidando dele ele tomava carbamezepina e riss mas eu tirei pois dava muito sono nele e tem2 meses que ele nao toma sera que e por isso que ele estar vendo espelhado e estao com suspeita dele tar com essa cordenaçaomotora fina me ajude preciso muito pois vou levar ele no neuro infantil pois ele tem 6anos
    • kat

      2 de julho de 2012 at 18:59
      Edilene, nao entendi mto bem o seu problema, mas se o seu filho tem sido acompanhado pro todos esse profissionais, das duas uma, ou vc muda de médicos e psicologo e psicopedagogo, ou você continua com estes profissionais e se aprofunde em perguntas à todos eles, sobre o porque de seu filho agir assim. Assim como não se deve dar remedios sem que o médico faça um diagnostico, vc tb nao deve aprar de dar os remédios sem o conhecimento do médico.Leve-o novamente ao médico e explique a situação.
  • Adriana dos Santos Cossettin

    10 de abril de 2012 at 5:09
    Oi, tenho um filho que vai fazer 5 anos em setembro ele ainda não caminha e agora que esta comessando a dizer algumas palavrinhas mal da para entender.Ele se locomove se arrastando pelo chão,mais a um tempo atraz não fazia nem isso ele faz fisioterapia para melhorar, os exames diagnosticaram uma alteração no cerebelo, me dizem por favor o que mais posso fazer pelo meu filho pois tudo que é bom para ele e que vai ajudar eu faço pois queria muito ver meu filho caminhando.
  • willian

    1 de março de 2012 at 18:44
    meus parabens
  • suzane

    31 de agosto de 2011 at 0:14
    que bm esse assunto..........
  • Gisele

    5 de agosto de 2011 at 0:27
    Boa tarde, sou professora da ed. infantil crinaças de 3 anos e gostaria de trabalhar a coordenação motora por meio de brincadeiras se possivel me ajudar aguardo resposta.
    • mirian Grasiela

      29 de maio de 2012 at 23:57
      olá sou Terapeuta ocupacional para se trabalhar a coordenação motora o ideal e fazer atividades de acordo com a idade da criança que não seje fácil demais ou dificil de mais nessa idade de três anos é muito interessante a coordenação motora junto com a parte sensorial que tal pregar durex colorido sobre as partes do crpo para que as crianças tirem pode se trabalhar parte do corpo também colagem de barbante no papel pintar papel a4 com os dedos depois dar para eles pindurarem no barbante utlizando pregadores se precisar de mais atividades entre em contato ..........................
  • simone

    20 de julho de 2011 at 14:48
    gostaria de saber como ensinar coordenção motora para criança de 4 anos, ou melhor ensinar a pegar na caneta, no lápis?
    • paulo

      10 de março de 2012 at 16:18
      bom dia,bom para dar estímulos e ganhar coordenação motora fina é necessário que os neurônios sejam ativados de maneira que desencadeie uma resposta via reflexo,como fazer isso acontecer através de excitação visual ou auditiva você realiza o movimento e logo em seguida peça para ele (a) realizar o mesmo...
  • Rubival Felipe

    14 de junho de 2011 at 0:13
    Boa noite amigos.O homem desde que tomou uma postura física ereta para facilitar sua locomoção, começou a executar movimentos mais delicados com as mãos ( coordenação motora fina), pois tirou-as do solo ativando assim suas células nervosas ( neuronios) razão pela qual desenvolveu a racionalidade
  • luciana

    19 de abril de 2011 at 0:56
    Olá tenho uma sala de 1º ano e tenho um aluno que tem uma doença que se chama miopatia, dificuldade na coordenaçao motora, gostaria de saber quais atividades eu aplicaria a esse aluno.desde ja agradeço professora:Luciana
  • eliane

    5 de abril de 2011 at 21:19
    gostaria de saber a diferença entre coordenação motora fina e coordenação motora grossa,e quais atividades devo e/ou posso trabalhar para desenvolver essas coordenações motoras.
  • R.Lemos

    1 de abril de 2011 at 0:02
    Olá pessoal, as dúvidas de vocês podem serem tiradas neste blog: "JOGOS E BRINCADEIRAS CARMENLANDIA" (só joga no google que aparece) que pode ser útil não só para as profes como também para os pais desenvolverem todas as habilidades psicomotoras das crianças. Só depois que conheci aquele blog encontrei a felicidade na profição.
  • Rodrigo Ribeiro

    22 de março de 2011 at 1:44
    Bom sou um Educador Fisico e Preparador Fisico de um clube de Futebol trabalho com a categoria de 11 anos, venho com intenção de esclarecer e nao me promover. Para as mães que vem se preucupando com os filhos devido a pouca coodenação fina de suas crianças, sempre e importante esclarecer que antes de qualquer coisa o melhor para eles são praticas ludicas( brincadeiras prazerozas) onde a criança não so promova os maiores gestos motores mais sim que ela sinta interesse (se dirvirta) de estta fazendo, pra eles brincadeiras, para nos aprimoramento da sua coordenação. Brincadeiras que estimulam coordenação e que vem tendo bastante resultados, sao brinquedos com formas geometricas ( triangulo) (bola) e outros) no inicio as peças devem ser grandes e aos poucos compre menores. ou entao arroz pintados...pinte varios graos de arroz, com mais ou menos 5 cores diferente, estimule pegar grao a grao e colocar em cima de um papel da mesma cor. Brincadeira que eu criei e tenho conseguido exelentes resultados. Espero ter ajudado a todos. qualquer duvida ou novos esclarecimento e so mandar o e-mail.
  • Denis Marcolino

    8 de fevereiro de 2011 at 1:58
    estou iniciando trabalho como professor e gostaria de dicas como trabalhar com coodernacao motora grossa com alunos de 3 e 4 anos fundamental I desde ja agradeco a atencao. abraco
  • valdete

    24 de janeiro de 2011 at 2:29
    sou recém-formada em pedagogia e estou trabalhando em uma creche, com crianças de 02 a 5 anos, preciso de ajuda pois na verdade não tenho experiencia, mas estou tentando. E com muita fé vou conseguir. Gostaria de receber algumas dicas, um beijo e agradeço.
  • cleuza

    3 de dezembro de 2010 at 16:58
    sou professora da educaçao infantil gostaria de receber sugestao de atividades para desenvolver a coordenaçao motora fina obrigada
  • Le

    4 de outubro de 2010 at 23:01
    oi pessoal, bom tenho uma menininha de 2 aninhos e ela não anda ainda. ela é bem devagar na sua locomoção... ela anda se segurando nas coisas, ai ela consegue. mas sozinha nem em pé por 1 minuto ela não fica. agora que ela começou a engatinhar, a levantar sozinha, e até mesmo a sentar, pois antes ela não sentava :(. os medicos diziam a é normal é normal, cada criança tem seu tempo. e semana passada o mesmo neurologista que me disse que era normal, diagnosticou que ela tem um probleminha no pé direito por andar na ponta dos pés. e me mandou ir em um fisioterapeuta, e que no começo de dezembro eu deveria voltar para ver como ela esta e colocar botox no pezinho dela... achei meio absurdo isso, pq ela anda na ponta dos dois´pés. e ele não me mandou fazer nenhum exame e nada. so mandou eu segura a maozinha dela e fazer com que ela desse uns passinhos... estou desesperada sabe =/. vejo as outras crianças com a mesma idade da minha andar e ela nada... me da uma angustia. Queria saber de vcs se alguam já viu um caso assim. ou parecido... irei levar ela em um fisioterapeuta, mas antes marquei uma consulta com um ortopedista, para ver o que ele acha, mas opiniões de especialistas são sempre bem vindas né? Pq a desse neuro sinceramente alem de não ter me inspirado confiança me deixou la pra baixo. ainda mais quando perguntei a ele se ela iria andar e ele me disse EU ACHO Q SIM, mas com dificuldades ... sai da sala e comecei a chorar... se alguem souber de alguma coisa de algum caso por favor entre em contato desde já agradeço de coração.
  • suzi gomes

    23 de setembro de 2010 at 21:40
    Estou com dificuldade com a minha filha de 4 anos, ela nao tem uma boa coordenaçao motora, preciso ki vcs mandes algumas dicas e como trabalha com a coordenaçao motora em casa. Por favor mi ajude mande por meu amail algumas atividade. agradeço!
  • juliana

    10 de agosto de 2010 at 17:35
    ola andrea estou fazendo pós-graduação em psicopedagogia e tenho que apresentar um trabalho sobre coordenaçao motora fina vc pode me ajudar?
  • Cris

    5 de agosto de 2010 at 1:46
    Também estou com um problema com meu filho ele tem seis anos e esta com dificuldade na escola por falta de coordenação motora,preciso de algumas dicas de ajuda e se puder algumas atividade que possa ajuda-lo. Mande por email porfavor. Desde já agradeço
  • paloma

    11 de junho de 2010 at 11:58
    sou estudante do curso magistério e como uma futura professora não pude deixar de observar como tem pessoas bobas que usam estes sites de ajuda para fazer brincadeiras!!! se você ainda não sabe escrever, volte para a 1° série, talvez lá você aprenda a escrever esta frase certo “porke voçes nao coloka cordenaçao motora grossa eu preciso” DUDA!!!! ALÉM DE APRENDER A NÃO BRINCAR COM ESSAS COISAS!!!
  • laura

    10 de junho de 2010 at 6:33
    olá Andrea , sou estudante cursando Pedagogia e estou amando o curso. gostaria de receber algumas teses de educação para complementar os meus estudos. Se for possível e de forma emgrandecedora ajudar-me, ficariei grata . obrigada!!!!!!!!!!
  • consilma

    21 de maio de 2010 at 17:00
    sou professora do maternal ,e gostaria que me mandasem tarefas de coordenacao motora.
  • alyne

    29 de abril de 2010 at 0:18
    ola estou fazendo minha monografia sobre psicomotricidade na pre escola queria que voce me desse algumas dicas
  • dete

    13 de abril de 2010 at 21:28
    Olá estou como professora articuladora em uma escola, gostaria se possível for receber algumas atividades para coordenação motora.
  • pollyanna

    4 de abril de 2010 at 20:52
    gostei muito da definição da coordenação motora .
  • thay

    24 de março de 2010 at 22:30
    eu preciso de atividades para educação infantil sobre coordenação motora fina.
  • astrogildo alves

    21 de fevereiro de 2010 at 21:02
    achei legal a materia, muito onteresante.
  • nelisinha xavier

    17 de fevereiro de 2010 at 13:22
    tenho um filho de 02anos, com problema de coordenação motora, ainda não caminhou, e me dedico a todas as atividades posspiveis, faço tratamento na rede SARAH, mas até o momento não obtve o sucesso esperado, pois o que mais desejo é ver meu filho caminhar, mesmo que não seja uma marcha 100%, vcs. podem me dar alguma sugestão?
  • ANDREA

    4 de fevereiro de 2010 at 21:08
    Gostariade receber sugestões de atividades para trabalhar coordenação motora fina e grossa, desde já agradeço!
  • elcio da silva

    12 de dezembro de 2009 at 0:05
    Tenho uma filha de cinco anos e precisa melhorar sua cordenação motora fina, gostaria de dicas paera isso. desde já agradeço. Elcio
  • Ana Cristina

    23 de novembro de 2009 at 13:10
    Oi pessoal! Sou mäe de um menino de 4 anos, ele tem problema com a cordenaocao motora, para escrever ou para pinta, ele segura o lápis dentro da mäo, na ginástica olimpica eu tenho observado os seus movimentos e vejo que a sua cordenacao motóra tem que ser trabalhada. Apesar de que eu tenho investido muito o meu tempo com ele cortando papel, pintado, passando cordao dentro de perolas tudoi isso ele consegue fazer mais com muito sacrifícil. Näo sei se alguém poderia me ajudar me dando dicas de como trabalhar melhor a cordenacao. desde já agradeco
    • thay

      24 de março de 2010 at 22:32
      fique mais proximo dele e faça atividades mais dinamicas mais criativas que despertem o intersse dele mais rapido
  • bruno

    26 de outubro de 2009 at 23:16
    preciso fazer uma tarefa sobre isso aguem sabe de bricadeira de cordenaçao motora.........
  • DAIANA CARDOSO

    21 de outubro de 2009 at 3:12
    PRECISO DE BRINCADEIRAS QUE TRABALHEM A COORDENAÇÃO MOTORA FINA DE ALUNOS DE 1ª A 5ª SÉRIE ,VOCÊIS PODEM ME AJUDAR,OBRIGADA!!!!!!!
  • Elaine

    26 de setembro de 2009 at 17:32
    Oi pessoal, preciso de ajuda com atividades de coordenação motora fina. Me mandem por e-mail.
  • Elizanir Miranda Azevedp

    23 de setembro de 2009 at 5:15
    Boa noite, eu gostaria de saber se uma pessoa de 29 anos que perdeu a coordenação motora da escrita por causa de uma tendinite no polegar direito, consegue uma reeducação na escrita trabalhando cadernos de caligrafia?
  • Aparecida Santos

    7 de setembro de 2009 at 20:37
    Sou professora e estou precisando de atividades de coordenaçao motora para trabalhar com uma aluna de inclusão.Se puder me envie. Ok.obrigada
  • katina

    31 de agosto de 2009 at 13:55
    Gostaria de receber algumas atividades para estimular a coordenação motora em crianças. Obrigada
  • claudia Dallagnol

    30 de agosto de 2009 at 20:23
    Se puder me auxiliar sou professora do matenal I e de atividades para oa coordenação motora
  • kathyanne

    2 de julho de 2009 at 0:47
    Oi eu preciso de brincadeiras para crianças de dois anos,sou professorae tenho muita dificuldade para chamar atenção das crianças.Obrigado!!!!!!!!!!
    • maria raquel de frança

      25 de julho de 2009 at 14:45
      Bom dia sou educadora a 8 anos em um CEI ja estou no berçário a 2 ano trabalho muito, com bola para ajudar a coordenação deles, eu gosto de conta história com fantoche prende muito atenção deles, se quiser mais dicas manta um e-mail para mim bjs
  • graciela

    21 de maio de 2009 at 18:27
    oi sou graciela e estou com um problema com meu filho ele tem seis anos e esta com dificuldade na escola por falta de coordenação motora,preciso de algumas dicas de ajuda e se puder algumas atividade que possa ajuda-lo. bjsssssssss mande por email.
  • killyan

    18 de maio de 2009 at 14:01
    oi eu preciso de uma pesquisa mais comlpexa sobre coordenação motora fina e grossa para hoje. alguem pode mim ajudar?
  • karol

    16 de maio de 2009 at 19:28
    Eu preciso de algumas brincadeiras, será que pode me ajudar? se puder me mande por e-mail! beijos. =)
  • Irani E. F. Munarolo

    11 de maio de 2009 at 13:25
    Gostei muito deste site, principalmente da explicação sobre 'coordenação motora'. Estou fazendo faculdade e gosto de saber detalhes sobre o que estou escrevendo.
  • duda

    4 de maio de 2009 at 20:57
    porke voçes nao coloka cordenaçao motora grossa eu preciso
  • Andrea Rodrigues

    20 de março de 2009 at 0:54
    Olá! Minha monografia tem a tematica :A importancia da psicomotricidade na educaçao infantil e fico muito feliz em saber que existem muitas pessoas como nos Educadores preocupados em buscar novas estrategias com o intuito de ajudar nossos alunos com suas necessidades particulares.Sou Pedagoga e professora da educacao infantil(Parnaiba-Pi) e colaboro com a EDUCAÇAO BRASILEIRA. Um abraço a todos!
    • luiza petroni rosa

      10 de julho de 2009 at 18:13
      Olá Andrea, estou cursando psicopedagogia, muito interessada em coordenação motora fina. Preciso preparar atividades para apresentar em agosto, se você puder me auxiliar, ficarei extremamente grata. Aguardo anciosa.
    • Sirlei

      23 de novembro de 2009 at 1:43
      Oi Luiza, estou cursando pedagogia, estou em fase de estágio,mas vou fazer psicopedagogia-clínica, também gostaria de receber comentários, sobre o assunto, ambiente ou inato, pois as faculdades que tenho aqui no sul, as duas são opostas, uma da outra, pois uma acreedita e frisa mais o ambiente, outra mais o inatismo. faz difrença paar mim que acredito muito no ambiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + sete =

.