Cartilha do Hipotiroidismo Congênito – Teste do Pézinho

Dr. Geraldo Medeiros Neto, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP, é um dos grandes batalhadores brasileiros pela disseminação do chamado "Teste do Pezinho" em recém-nascidos, destinado à detecção de doenças congênitas. Dr. Geraldo Medeiros Neto  lançou o livro ‘Hipotireoidismo Congênito no Brasil – Como era, como estamos e para onde vamos!’, que foi baseado no Seminário sobre Hipotireoidismo Congênito realizado em agosto de 2003 pelo Instituto da Tiróide, do qual ele é presidente.

Agora temos disponível a ‘Cartilha do Hipotiroidismo Congênito’  escrita pelo Dr. Geraldo Medeiros Neto, que vem em formato de histórias em quadrinhos (banda desenhada) onde a mãe e o pai podem compreender perfeitamente a necessidade da realização do teste do pezinho até 7 dias de vida do recém nascido, e também a forma correcta da realização do exame.

O primeiro teste para detecção de hipotireoidismo congênito, por exemplo, precisa ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, e o tratamento precisa começar no máximo ao redor de um mês. Além disso, precisa fazer um segundo teste confirmatório e, em caso da doença, com um mês de idade, precisa passar a ingerir um comprimido diário (tiroxina) e visitar o médico pelo menos cinco vezes por ano, nos 12 meses iniciais", explica Dr. Geraldo Medeiros Neto  presidente do Instituto da Tiróide (Brasil).

 

Extremamente elucidativa  a ‘Cartilha do Hipotiroidismo Congênito’  ressalta que o exame do pezinho, pode identificar vários tipos de doença e não só a fenilcetonúria ou o hipotiroidismo congênito. Por isso esteja atenta as informações para quando seu bebé nascer você possa pedir a realização do exame.

Veja a cartilha em: – Institudo da Tiróide – Brasil – Cartilha do Hipotiroidismo Congênito

Fonte: Instituto da Tiróide

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 6

.