Aprenda mais sobre Golfinhos e Baleias

No âmbito das pesquisas escolares e atendendo a pedidos dos visitantes do Portalis, hoje vamos falar sobre baleias e golfinhos. Animais  estes que nos fascinam quer pela inteligência, quer pelo seu modo de vida. Tanto golfinhos quanto baleias são classificados como cetáceos. Apesar de pertencerem a mesma ordem, eles não são animais iguais, já que tem características diferenciadas, assim como hábitos alimentares e de vida. Os golfinhos pertencem a família Delphinidae, dentro da ordem cetácea. Eles são considerados os animais mais inteligentes da Terra. Eles têm tamanho relativamente pequeno, se comparados as baleias, a cabeça é protuberante, possuem dentes e um bico pontudo. Os golfinhos conseguem saltar até 5 metros acima da água e podem atingir uma velocidade no nado que supera os 40 quilômetros por hora, além disso, podem mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente em peixes e lulas.

Golfinho – Foto de Faraj Meir (França)- Wikipédia

Os golfinhos podem viver até 30 anos e são totalmente sociáveis, convivendo pacificamente com os humanos e com outros tipos de animais. É a inteligência desses animais que chama mais a atenção dos pesquisadores e cientistas, tanto é que eles são os animais mais estudados no cativeiro. Os golfinhos podem ser treinados para realizar centenas de truques e divertir uma platéia.

Golfinho-do-Crepúsculo – Foto de AllenMcC – Wikipédia

Os maiores predadores dos golfinhos são os tubarões, orcas e o ser humano. Geralmente os pescadores de atum seguem os golfinhos já que o atum é o alimento preferido dos golfinhos; o problema é que o animal fica aprisionado nas redes de pescas e acabam sendo mortos.
Os golfinhos também possuem uma extraordinária capacidade de ecolocalização que permite com que ele saiba informações importantes de outros animais e do ambiente em que ele se encontra. Os golfinhos se comunicam por sons de alta frequência que podem ser produzidos por estalos ou cliques.

Lembramos ainda que dezenas de espécies de golfinhos e eles estão espalhados por todo o planeta Terra.

Baleias

As baleias também pertencem a ordem Cetácea, mamíferos e animais de grande porte; provavelmente são os maiores mamíferos que habitam a terra. Elas têm hábitos exclusivamente aquáticos e alimentam-se de lulas e peixes. As baleias precisam subir a superfície para respirar. Elas expiram através do espiráculo, localizado na parte de cima da cabeça do animal; essa ato de expirar forma um jato de água que é lançado para longe.

O sistema de comunicação das baleias é complexo. Elas se comunicam através do canto e muitos pesquisadores e cientistas ainda não conseguiram decifrar ou descobrir como elas realizam esse processo complexo de comunicação. As baleias são caçadas desde os tempos mais antigos. Hoje em dia essa caça é proibida, visto que muitas espécies entraram na lista de animais ameaçados de extinção. A reprodução da baleia acontece após um período de gestação que gira em torno de 10 a 12 meses, geralmente a baleia dá a luz a apenas um filhote por gestação.

Baleia Mysticeti- Foto de Wwelles14 – Wikipédia

Por causa do risco de extinção, foi criado em 1979 dois santuários naturais de baleias. O primeiro santuário surgiu no Oceano Índico, em 1979; o segundo Oceano Antárctico, no ano de1994. Não se sabe ao certo ainda quanto tempo se vive uma baleia. Alguns estudos tentam decifrar esse enigma vendo a quantidade de camadas de cera do ouvido do animal depois que ele é morto pelos caçadores. O maior problema que os pesquisadores encontram é o fato de que as camadas de cera são retiradas e descartadas assim que o animal é abatido, dificultando que se possa ter a exata certeza do tempo de vida desse grande animal.

Estima-se que as baleias possam chegar a mais de 80 anos de idade. Cada tipo de baleia tem uma idade definida, por exemplo: baleias francas podem viver de 60 a 80 anos, as jubartes mais de 50 anos e as baleias azuis mais de 80 anos de idade. Também lembramos que há várias espécies de baleias espalhadas pelo mundo.

1 Comentário neste Artigo

  • morena

    6 de janeiro de 2014 at 17:07
    valeu ajudouu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 2 = sete

.