A Importancia da Biblioteca

Gostou deste Post?

Os livros são importantes tanto para a formação cultural como a formação de uma pessoa como cidadã, e é na biblioteca, em meio a todos os livros que um mundo diferente é descoberto pelas crianças, adolescentes e adultos. Mas, com o advento da tecnologia, computadores, e internet, muitas bibliotecas têm caído no esquecimento e sendo substituída por acervos digitalizados e bibliotecas digitais. Mas será que a biblioteca está caindo de facto no esquecimento? Se estiver, não deveria, pois é um dos melhores métodos de inclusão social e de aprendizagem que existe.

Lembramos também que nem todas as cidades, vilas ou recantos espalhados pelo planeta tem acesso a internet, e neste caso as bibliotecas são muito úteis. Quer seja a biblioteca formada pela própria escola local com livros doados pelos alunos e pelos familiares, bem como a Biblioteca Municipal, ou até mesmo as Bibliotecas itinerantes que percorrem periódicamente uma série de cidades levando a cultura à quem tem pouco acesso a ela.

Não esqueça de devolver o livro à Biblioteca!

Não esqueça de devolver o livro à Biblioteca!

Atualmente a maioria das pessoas tem acesso a internet seja na escola ou em casa, isso facilita as pesquisas escolares. Hoje em dia o seu filho não precisa mais ir até uma biblioteca para se informar ou pesquisar. Hoje em dia o mundo está a um clique no computador, sem precisar sair de casa. É bom ter este tipo de comodidade, só que a internet não vai substituir o prazer pela pesquisa de livros, muito menos substitui o clima de estar dentro de uma biblioteca rodeada por livros.

E ainda não são todos os livros e informações que podem ser encontrados na internet. Por isso mesmo, é importante levar o seu filho até uma biblioteca e fazer com que ele se acostume com o clima do local e vá tomando gosto pelos livros e pelo conhecimento.

Pesquisas revelaram que alunos que freqüentam a biblioteca têm um maior rendimento nos estudos. Isso é porque dentro deste ambiente a criança se sente estimulada a ler, pesquisar e assim consegue ampliar o seu conhecimento.

E as bibliotecas não têm apenas livros. O acervo compreende mapas, revista, jornais e material multimídia. Tudo isso sem contar no ambiente calmo e tranqüilo, essencial para os bons estudos e a leitura. A biblioteca pode estar saindo de moda, mas as vantagens em relação ao acervo digital e a internet são imensas e incomparáveis.

Incentive seu filho á ir a Biblioteca!

Incentive seu filho á ir a Biblioteca!

Ninguém aqui está a dizer que as pesquisas feitas pela internet devam ser deixadas de lado,  ao contrário, a inclusão digital deve ser proporcionada às crianças desde cedo. Apenas estamos a dizer que frequentar uma Biblioteca também pode trazer muitos beneficios ao seu filho.  A Biblioteca é um meio de integrar todas as pessoas e oferecer ensino, leitura e conhecimento de graça.

Não se esqueça de devolver os livros à Biblioteca assim que os terminar de ler, assim mais pessoas poderão ter acesso ao mesmo livro que lhe foi útil. :)



Gostou deste Post?

Comments

  1. adorei, parabens pelo belo tema:importancia das bibliotecas. As bibliotecas sao bastante importantes na vida de qualquer cidadao, enquanto que a internet e apenas um complemento para o conhecimento e nao um meio de diversao. Parabens

  2. Edson Elias Namarime says:

    Eu Edson Elias Namarime estudante da Escola Mateus Sansão Mutemba (Beira) Da Turma A01, 11 Classe, agradeço ao escritor que teve a brilhante ideia de lançar esta linda obra a internet que fala nos dum tema interessante. Bibliotecas e suas importância.

  3. Victoria Cristina Izidorio says:

    na minha escola tem uma biblioteca mto legal!! mas eu neem ligo pra ela!!
    kkk
    acho que nós temos que se conscientizar, e parar um pouco de mexer na internet e valorizar as bibliotecas!!!!!!!

  4. rafael jorge msopela says:

    as bibliotecas são bastante importante na vinda de um estudante, não so mas tambem de qualquer cidadão,porque dos livros nos apredemos varias coisas do mundo assim como da sociedade actualmente.

  5. ameei, parabêens pelo belo sermãao :)

  6. Ana Carvalho says:

    vc tah certa mariana ela é muito importante e a internet é só um complemento para o conhecimeno e não um meio de diversão!

  7. pois é a biblioteca é mt importânte mais a internet é um meio que está sendo mais usado pelas pessoas de hj!!!!

  8. Ana Carvalho says:

    As pessoas muitas vezes acha que os livros são besteiras e não levam a lugar nenhum,só que elas não sabem que os livros são as portas abertas pra o futuro!
    Uma vez perguntei a um amigo meu:
    - Vc não vai estudar?
    Ele me respondeu:
    - Pra que estudar meus pais são ricos e eu não presciso estudar nunca mais !
    São essas simples atitudes q levam a pessoa a não gosta de ler,estudar conhecer o mundo.
    Livro é uma fonte de conhecimento, ler é prazerozo.
    Leitura é fundamental .

  9. Natalina Fernandes says:

    As pessoas que relamente gostam de ler, sempre vão preferir o livro ao invés da internet, tanto para pesquisa quanto para leitura. O prazer de manusear um livro, parar a leitura para formar a imagem do que está sendo descrito, voltar à leitura com mais vagar, viajar, entrar na estória, parar e retornar quanto a sua necessidade pedir; é indescritível. Só quem é apaixonado por leitura pode entender o que estou dizendo. Se você ainda não conhece esta paixão, esperimente. Garanto que não vai conseguir parar.

  10. é mesmo muito impoprtante saber que a biblioteca fas parte de nossa sociedade porque hoje em dia para nós a internet é o melhor meio,mais nada melhor que uma biblioteca para ler um bom livro e viajar em lindas historias!!!!

  11. É muito importante ,ressaltar a importancia das bibliotecas, pois infelismente essa é a verdade as pessoa não valorizam mais as bibliotecas , e em outros lugares nem tem acesso.

  12. Alessandra Vitória Linhares De Araújo says:

    Eu goatei muito desse texto poia eu vou fazer um trabalho na escola sobre ele eu eu acho não eu não acho eu tenho certeza que ele vai gostar…

    Gostei Muitão!!!

Speak Your Mind

*

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

Site Meter