Interpretação do Desenho Infantil

Através do desenho de uma criança é possível analisar seu carácter, sua personalidade, temperamento e carências. É possível também através do que a criança desenha, descobrir e reconhecer as fases pelas quais a criança está a passar, suas dificuldades, bem como seus pontos positivos. .
Há um livro interessante “Como interpretar os desenhos das crianças” da pedagoga Nicole Bedard – Edições CETOP, que poderá lhe ajudar a compreender melhor os desenhos do seu filho; e assim poder conhece-lo mais profundamente.

Entre 2 e 3 anos de idade, a criança ainda não faz desenhos com significado representativo. Gradativamente a criança vai expressando traços mais significativos, entre os 2 e 3 anos, o que se nota são traços leves, ou fortes, pequenos rabiscos, etc.

Entre os 3 e 5 anos de idade, a criança já tenta desenhar de acordo com a sua realidade, e conforme a própria percepção. Evidente que ainda são traços sem grande expressão, mas que para a criança tem todo um sentido.

Alguns significados de alguns desenhos:

Árvore: Refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança, Quando o tronco da arvore é alto e largo, revela que seu filho tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações.Se houver excesso de folhas, a criança tem grande ocupações talvez em excesso. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste.

Casa: Desenho de uma casa grande, demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina seu filho demonstra que é uma criança retraída.

Barco: Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes, revela que seu filho não gosta de mudanças e aprecia ter controlo da situação, se for barco pequeno seu filho é sensível, e tem grande intuição.

Flores: desenhar flores significa que seu filho é uma criança alegre e feliz.

Aviso aos visitantes:
O Portalis não responde a questões individuais ou em grupo. O objectivo do PORTALIS é apenas informar e divulgar temas interessantes relacionados a crianças. Qualquer informações sobre o tema ‘Desenho Infantil’ procure no livro: “Como interpretar os desenhos das crianças” da pedagoga Nicole Bedard – Edições CETOP

Site de Relevancia : Educação

117 Comments on this post

  • marquele

    11 de dezembro de 2014 at 14:29
    o que significa quando um jovem de 14 anos desenha uma galinha com quatro pernas e patas?
  • LILA

    2 de outubro de 2014 at 2:09
    Olá, o meu filho na terça quando voltou da casa do pai quis desenhar na minha cama (apesar de ter ganhado uma mesinha no quarto que ele amou) e desenhou um boneco com uma cabecinha bem pequena com o rosto rabiscado e pernas longas sem braço e desenhou um outro com um cabeção e perninhas pequenas também sem braço. Porém esse ultimo ele desenhou o rosto com uma cara de bravo e disse que era o pai e o bonequinho o filho. Disse que o pai estava bravo com o filho porque o filho mentiu mas não soube dizer o que o filho mentiu. Quando eu pedi pra ele desenhar a mamãe, ele desenhou feliz. Eu perguntei se o bonequinho tava feliz com a mamãe e ele disse que sim porém com o papai ele disse que não. Enfim, depois perguntei se o filhinho era ele e ele confirmou bem como o pai e a mãe correspondendo a mim e ao pai dele. Eu fiquei bem confusa. Uma criança de 3 anos desenhando e dizendo isso representa mesmo a realidade ou seria apenas uma fantasia infantil?! Eu estou um pouco apreensiva.
    • kat

      30 de outubro de 2014 at 16:58
      Lila, nao creio ser fantasia do seu filho. Em especial se qdo vc perguntou ele disse q o pai estava bravo pq o filhinho mentiu. Tente sutilmente descobrir se o seu ex marido perguntou algo a ele sobre algum assunto, ou se ocorreu algo diferene nesta visita q ele fez ao pai. Pode ser q vc encontre uma resposta aí.
  • Jamile

    3 de setembro de 2014 at 22:03
    Boa noite.. Ultimamente meu filho de 4 anos, desenhou varias vezes somente eu e ele (sem a presen
  • paula

    2 de setembro de 2014 at 3:02
    Olá, meu filho tem 11 anos e é um menino muito carinhoso, obediente, prestativo. Tem amigos na escola e costuma gostar das pessoas, porém seus desenhos tem me preocupado um pouco... ele tem desenhado muitas caveiras, facas, armas, homens sendo enformados, pessoas mortas e raramente pinta seus desenhos. Quando pinta usa muito preto, marrom e vermelho representando sangue. Estou preocupada pois eu sou depressiva e até faço tratamento psiquiátrico, e não sei se isso pode interferir nele. Me ajude....obrigada
    • kat

      9 de setembro de 2014 at 14:17
      Paula, a criança é um reflexo do q vivencia em seu meio ambiente. Há est ahipótese de pelo facto de vc ser depressiva ele captar esta energia, ou há a hipótese de que ele esteja a ver muitos filmes com esta temática, o que não é saudável para uma criança ou pré-adolescente. Já tentou conversar com ele e perguntar o porque desta afinidade com estes temas? Pode ser q ele dê uma resposta que esclareça esta sua dúvida.
  • Anna Lee

    25 de março de 2014 at 14:42
    Olá! Eu tenho uma sobrinha que daqui 15 dias completará 9 anos e ela é uma menina q tem problemas de socialização com outras amigas de escola, enfim e percebo que é triste e de alguns dias para cá observei seus desenhos e fiquei preocupada, pois ela usa muito a cor preta e roxo e não tem os olhos, desenha por exemplo meninas roqueiras sem os olhos e com franjas compridas no rosto! Devo alertar minha irmã a procurar um especialista? Estou preocupada! Me parece que ela não quer ver algo ou alguma coisa...
    • kat

      28 de março de 2014 at 17:36
      Anna, o desenho pode dar alguma pista sobre o comportamento da criança, mas nao pode dizer tudo. Muitos fatores devem ser levados em conta como o comportamento e o meio ambiente familiar que a criança vive, para assim poder se chegar a uma analise concreta do problema. Se ela tem problemas de socialização, acho uma boa idéia talvez procurar a ajuda de um psicologo ou um psico-pedagogo. :)
  • Fernanda Melo

    20 de março de 2014 at 0:30
    Meu primo tem 6 anos.. seus pais são separados e sua mãe é muito impaciente com ele. Esses dias eu observei que ele fez alguns desenhos assim: um olho e lágrimas caindo porém essas lágrimas eram vermelhas. Agradeceria muito se me respondesse. Beijos e abraços.
    • kat

      22 de março de 2014 at 12:26
      Fernanda, Algo que eu costumo dizer é que as crianças tem uma percepção muito grande do que se passa em volta, ou seja, em seu ambiente. Na minha concepção, embora não seja especialista nesta área, o desenho demonstra que seu primo tem dentro dele uma tristeza muito grande. Embora ele nao saiba ainda exatamente o que expressa, as lagrimas em vermelho, é metaforicamente como se ele chorasse sangue. Que pena que a mãe dele é impaciente com ele, ele precisa de atenção e carinho.
  • Rayane

    13 de março de 2014 at 3:51
    Qual o significado de um desenho de caveira na camiseta do pai, em uma tarefa da escola? Obrigada!
    • kat

      22 de março de 2014 at 12:29
      Rayane, nao entendi mto bem sua pergunta. Caveira por vezes tem varias simbologias como morte, hard rock, religiões, etc.
  • Blanda Kuhn

    6 de agosto de 2013 at 0:08
    Olá, meu esposo tem uma filha de 10 anos que mora com a mãe, porém passa 2 dias da semana com a gente e finais de semana alternados. Quando está com a gente é uma criança normal, brinca, dá risada, converrsa, porém tem um pouco de ciúmes. Estou grávida de quase 4 meses e ela se mostrou normal à noticia, nem feliz nem triste. A mãe dela nos importuna um pouco, mas nada alarmante. Enfim, minha enteada teve que fazer um desenho da familia na escola e desenhou eu, meu esposo, meu bebê que ainda não nasceu e ela, mas desenhou todos de costas. O que isso quer dizer?
  • beatriz

    9 de julho de 2013 at 0:04
    olá, minha cunhada tem uma filha de 4 anos, e percebi que nos desenhos dela muitas vezes ela faz o formato de um pênis, nos desenhos ficam bem nítidos o órgão genital masculino. isso pode significar alguma coisa?
    • kat

      11 de julho de 2013 at 14:07
      Em sendo uma criança com 4 anos, é um bocado estranho que isso ocorra espontâneamente, ou seja, que ela faça intencionalmente. Mas que tal uma conversa com ela? Sentando ao lado dela e dizer, vamos desenhar juntas? Faça você um desenho de uma casinha, ou um bichinho. Deixar que ela faça os desenhos que habitualmente faz como vc citou acima, e quando ela terminar perguntar a ela: O que foi que vc desenhou? Mostre o seu desenho tb e diga a ela o que vc desenhou. Veja como ela reage e o que responde. Tenho certeza de que observando a reação e a resposta dela, vc terá resposta a sua pergunta.
    • Vitória

      4 de dezembro de 2013 at 5:50
      Oi querida, vi seu post agora e eu tbm amo psicologia, bom, quando uma criança desenha um orgão genital bem evidente podem representar mts coisas, mais precisadamente um abuso sexual, mas tambem pode ser algo que ela tenha visto, como filme, fotos, algo que ela tenha guardado na memória ou subconsciente.
    • sara

      12 de março de 2014 at 1:29
      Minha linda em tudo que já li se ela está desenhando um órgão genital com muita frequência fique atenta em caso de abusos sexuais. Fique atenta no comportamento da criança, tende a mudar. Me chamo Sara Psicopedagoga.
  • Carolina L.

    3 de junho de 2013 at 13:06
    Olá, Sou Carolina casada há 2 anos. Meu marido tem uma filha que hj tem 8 anos (prestes a fazer 9)., cujo seus desenhos ainda são com traços de criança de 4/5 anos. Percebo nela uma carência muito grande de pais...Mas, o que me leva a escrever aqui neste blog é o fato de estar bastante preocupada com ela. Esses dias peguei um caderno de desenho e verifiquei um desenho (eu e ela) desproporcional eu era enorme no papel e ela muito pequena. Bom, gostaria de informações...esclarecimentos do que pode estar ocorrendo em sua cabeça. Vale ressaltar que essa criança não tem a devida orientação e estímulos em sua educação. E a mãe coloca idéias destorcida de seu pai e de mim...a criança está em minha casa de 15 em 15 dias. Peço ajuda para entender melhor e me tornar um pouco mais compreensiva. Aguardo retorno. Agradecida
    • kat

      3 de junho de 2013 at 15:06
      Carolina, bem observado uma criança nessa idade poderia ou deveria ter traços mais maduros. Desenhar vc grande e ela pequena pode ter mtas interpretações. A primeira pode ser relacionado a como ela te ve, ou seja, grandeeee demais se comparada a ela que se sente pequenina e indefesa. A segunda pode ter a ver com o lhe é transmitido sobre a relação sua com o pai dela, ou seja vc pode ser uma gigante que a separa do pai dela. Mas tudo isso pode ser mto bem contornado, principalmente pq sinto que vc se preocupa com ela, e a trate com carinho. Ela de fato fica pouco tempo com vc, mas aproveite estes pequenos momentos para se aproximar mais dela e tentar conversar para perceber como ela se sente e como vc pode ajuda-la. :)
    • Vitória

      4 de dezembro de 2013 at 5:56
      oi, então concordo com o colega que ja havia dito, mas eu acredito que o fato dela ter te desenhado grande e ela pequena é que ela se sinta inferior a vc, se sente insegura. Procure conversar com ela, se a mãe fala de vc para ela, vc com atitudes sabias poderá mostrar a ela que vc jamais ocupara o espaço da mãe dela, e nem mesmo que vc seria algum monstro que a afastaria do pai, creio que quando ela se sentir acolhida por vc essa insegurança que ela tem em relação a vc, não existirá mais. Fica com Deus.
  • Ana Carla sales

    22 de maio de 2013 at 13:48
    Por que meu sobrinho de 2 anos,risca somente o rosto das figuras de pessoas nas revistas desenhos ?
  • Alessandra

    2 de abril de 2013 at 16:19
    Desde muito pequena minha filha risca o rosto de bonecas e de figuras de pessoas. Hoje está com 5 anos. dissemos que não íamos mais dar boneca a ela pois ela risca; ela promete que não mais riscará. mas, não adianta. parece até incontrolável. ela tem um comportamento externo muito tranquilo e obediente.em casa é bastante desobediente e teimosa. Gostaria de receber uma orientação inicial, ao menos. obrigada.
  • Priscila

    13 de março de 2013 at 21:36
    Meu filho tem 4 anos e sempre desenha uma montanha russa o q significa ?
  • Fernanda

    6 de março de 2013 at 16:39
    Meu filho de 4 anos de idade, faz desenho da nossa casa, e os desenhos quase sempre , sou , meu esposo e ele de mão dada com a gente, outras vezes apenas eu e ele, e outras meu esposo e eu, sempre na cor preta, ele ama cor preta, gostaria que alguem me orientasse que quer dizer estes desenhos??? obrigado meu email ......................
  • marisa

    6 de novembro de 2012 at 18:46
    Olá ... estou procurando o significado do desenho que minha sobrinha de 6 anos fez. Tem pais separados. Ela desenhou a mãe e ela perto. O pai afastado e a madrasta do lado dele de cabeça para baixo. Fiquei bem apreensiva. Pode me ajudar? Agradeço desde já.
    • kat

      11 de novembro de 2012 at 15:08
      Olá Marisa, acho q é bem evidente o desenho, ela passou p/ o papel como ela interiormente sente esta situação. O pai afastado, e ela sozinha com a mãe ;)
  • lisi

    1 de outubro de 2012 at 15:17
    oi minha entiada vive comigo e meu marido pai dela a 2 anos...nesse periodo a mesma nao pode ter contato com a mae,ela nem pergunta pela mae...tenho mais um filho de 4 anos e uma filha de 1.7 todos se dao bem entre si,mais a mais velha minha entiada de 6 anos ,notamos que apesar de explicarmos as coisa p ela como o porque de nao fazer um ato pq esta errado ...a mesma para e depois torna a fazelo,uma piscicologa nos falou que ela precisa mt de limites o tempo todo...ela sempre ta fazendo algo errado,,apezar de todas a explicassoes,ela sempre quebra o brinquedo,e esta sempre provocando o amigo na escola...so parando quando a professora diz que vai nos notificar?o que fazemos?
    • kat

      5 de outubro de 2012 at 18:50
      Lisi, primeiro tente conversar com ela e pergunte claramente porque ela faz as coisas mesmo sabendo que é errado e mesmo já tendo sido aviada de que aquilo é errado. Depois imponha regras e limites, descumpriu a regra, arranje um cantinho da reflexão para ela se sentar e pensar no que fez, 1 minuto para cada ano de vida. Veja a Super Nanny no SBT vc vai encontrar dicas preciosas de como lidar com a sua enteada.
    • lisi

      1 de novembro de 2012 at 14:42
      obrigado...
    • Vitória

      4 de dezembro de 2013 at 5:59
      lisi, acredito que ela faça isso para chamar a atenção, quer ter a atenção voltada para ela, converse bastante com ela.
  • polyana

    4 de agosto de 2012 at 19:36
    Olá, sou estudante de pedagogia e estou fazendo a minha monografia sobre: A Psicologia do desenho infantil de crianças entre 3 a 8 anos de idade. O meu email é ..................................... Se alguém souber de referencias bibliográficas, peço por favor que me ajude. A paz do Senhor para todos !
  • scheila

    12 de junho de 2012 at 12:01
    meu filho tem tres anos, e ainda so desenha em forma de riscos, mas sabe perfeitamente o que desenhou,quando vai desenhar a familia faz uma cabeça pequena e o corpo grande a educadora diz que ele nao desenvolve nas atividades de desenho alguem pode dar uma dica do que posso fazer pra ajuda-lo...
    • kat

      12 de junho de 2012 at 19:15
      Scheila seu filho é ainda muito pequenino, por vezes algumas crianças demoram para desenvolver a coordenação motora. Creio que a professora tenha sido um pouco precipitada, mas como ela deu esta opinião, pode ser que a mesma como educadora de infância saiba também sugerir uma forma de ajuda-lo! ;)
  • Ananda

    3 de maio de 2012 at 4:53
    Olá! Meu filho geralmente pinta tudo de marrom. Em casa ou na escola, sempre que lhe é apresentado uma caixa com lápis de várias cores ele usa o marrom com bastante frequencia. Além do marrom, as vezes utiliza azul. Mas somente essas cores. Ele tem 3 anos e 8 meses. O que isso representa?
  • ELIZIANE

    25 de fevereiro de 2012 at 17:37
    OI,MINHA FILHA TEM 5 ANOS FOI PRO 1 ANO NÃO ESTÁ CONTENTE. E COMEÇOU SO A DESENHAR BONECOS SEM OS BRAÇOS SO DESENHA AS MÃOS. TEM ALGUM SIGNIFICADO. ESTOU BEM ANCIOSA.
  • paula

    15 de fevereiro de 2012 at 23:04
    A única forma de se entender os desenhos infatis é estudando psicologia? ou o livro pode ajudar tbm?
  • symone bastos

    27 de janeiro de 2012 at 13:40
    psicóloga : seu filho tem a identidade do pai ,bem definida ;boas relações familiares,porem vontade de ser ouvido com atenção.abçs
  • Vivian

    25 de novembro de 2011 at 2:14
    MEU FILHO TEM APENAS 4 ANOS A PROFESSORA ME ALERTOU Q ELE ANDA PINTANDO FIGURAS COMO ARVORES, FOLHAS, BOLINHAS... OBJETOS TODOS NAS CORES PRETOS. ESTOU BEM PREOCUPADA ALGUÉM PODERIA ME ESCLARECER MAS SOBRE ISSO. DESDE JÁ OBRIGADA
  • Paula costa

    23 de setembro de 2011 at 11:20
    Gstaria de saber o que significa uma criança desenhar um caixao rodeado de borboletas e ele la dentro,trabalho com crianças e esta desenhou sua figura assim.O meu muito obrigada.
  • jaqueline

    11 de setembro de 2011 at 23:48
    minha filha tem 6 anos e so desenha coraçãoe igreja oq significa?
  • Julho Vilá

    15 de agosto de 2011 at 19:13
    Olá, eu sou artista plástico, entende alguma coisa a respeito de arte, e manifestações de crianças qto ao desenho, essa coisa deque o que ela desenha, se tem significado, em verdade todos os "preocupados", eu poderia rir, hehe, um sorriso de experiencia, é comum o exagero, se te faz desesperar isso é preocupar-se a toa. A criança, como diria Piaget, Vigotsky, Picasso, outros nomes, isso é natural do organismo em desenvolvimento desta manifestação, não há coisas misteriosas, é lógico que os "especialista" com seus mil números de "Teorias" e experimentações chegaram a concluir, de tempo em tempo uma mudança Behaviorista, um comportamentalismo muito frequente, então qualquer alteração ou é algo real ou apenas uma coisa do nosso ponto de vista, científico ou não. Uma vez vi um livro de um psicopedagogo, psicanalista e psicólogo, ele tem um método de desenho, pra analisar a mudança da psiquê, chamada ZWT, ou algo assim, não me recordo muito bem (pra ser realista), é um experimento que mostra como isso proporciona maior compreensão das pessoas. Minha experiência como arte-educador revela que esses mitos do mal e do bem são pura invenção de pedagogo desocupado, e cheio de teoria, dúvidas, estou a dispor a responder e questionar. grato
    • Selma

      22 de novembro de 2011 at 1:26
      Julho, seu comentário me parece um pouco sem fundamento, pois se você continuar pesquisando verá informações mais precisas sobre o desenho infantil. E mais ainda Luquet foi um dos primeiros estudiosos a se interessar pelo desenho da criança do ponto de sua evolução cognitiva. Ele procurou compreender o quê e como a criança desenha, enfocando o sujeito da ação, as intenções e as interpretações que a criança dá às suas produções.Piaget, ao tratar o desenvolvimento do desenho espontâneo da criança,adota os estágios propostos por Luquet interpretando-os, a partir do nível do realismo fortuito, do ponto de vista da representação do espaço. Gardner dá uma abordagem não só cognitiva, baseada em Piaget, mas também afetiva ao desenho da criança, analisando-o à luz dos vários sistemas de simbolização. Respeito a sua profissão, mas o pedagogo é uma pessoa que mais tem contato direto com crianças, durante o seu processo de desenvolvimento escolar. Por isso, quando há uma análise sobre este aspecto respeito muito e procuro me informar melhor para saber como funciona o processo.
  • Maria de Lurdes

    5 de agosto de 2011 at 2:26
    Vejam, por favor os desenhos da minha filha de 5 anos na página do facebook: "Diana- Desenhos e outras artes e" digam o que acham... Ainda só coloquei alguns desenhos de 2010 e 2011, mas vou colocar dos anos anteriores. Coloquei também um vídeo no Youtube (Desenhos de uma criança de 5 anos). Gostaria muito de recolher opiniões sobre eles.
  • viviane

    18 de julho de 2011 at 19:03
    o que significa quando uma criança de 5 anos pinta o desenho so de cor preta cobrindo todo a figura,outra dese.nhar a mae chorando
    • SONIA

      12 de agosto de 2011 at 11:52
      O preto em todos os desenhos pode ser relacionado a uma criança propensa a depressão . Sonia Dias - Psicopedagoga .
    • Selma

      22 de novembro de 2011 at 1:12
      Viviane a frequência dos tons escuros (preto, cinza, marrom, etc) e sujos (amarelo, castanho, toda a gama de marrons) indica uma má adaptação e denuncia um estado de agressão. Livro: O desenho infantil – Florence de Mèredieu – Editora: Cultrix Selma - Psicopedagoga
  • cleodete

    9 de junho de 2011 at 15:23
    O que significa no desenho de uma criança, sexo masculino, 10 anos de idade: desenha perfeitamente bem, porém representa com frequencia nos seus desenhos: homem com pé exageradamente redondo e grande, desproporcional ao corpo; bracos longos, maior do que o corpo; cabelos arrepiados. A figura parece uma caricatura humana, porém a criança apresenta atraso escolar(03 anos reprovado). Sua fala, parece fanho; apresenta agressividade física com os colegas.
  • sheila

    31 de maio de 2011 at 20:09
    meu filho desenha muito sol e nuvens com chuvas o q isso significa
  • fernanda melo

    22 de março de 2011 at 15:15
    minha filha tem 5 aninhos e simplismente ela tds os dias na escola desenha umonte de sol,oq isso sinifica???
  • michele rommel

    4 de março de 2011 at 16:42
    minha filha tem cinco anos e ele vem me chamando atenção pois ela pega as revistas e risca somente a boca e os olhos das modelos e quando é uma criança um bebê ela diz que não pode risacr qual seria o significado disso ?
  • Alder Lima

    28 de fevereiro de 2011 at 14:29
    O que signifiica quando uma criança de 5 anos desenha frequentemente pessoas da própria familia incluindo crianças ou adultos com os órgão genitais masculino e feminino respectivamente?
  • DMJ

    11 de janeiro de 2011 at 12:47
    Nem sempre... elas desenham o que sentem também...e até mesmo explicam o porque dos desenhos.
  • cris

    29 de dezembro de 2010 at 15:19
    Olá! Gostaria de saber se tem algum significado um desenho feito por uma menina de 09 anos, que foi adotada e sempre desenha as mesmas figuras, uma casa bem bonita, grande com os pais pro lado de fora, as vezes fazendo alguma coisa"trabalhando" e ela sempre do lado de dentro da casa as vezes até com uma amiguinha. obs. essa casa e familia refere-se a nova familia dela, só q nos dezsenhos nunca estão com ela dentro da casa.
  • Cris

    15 de dezembro de 2010 at 21:45
    O que significa quando uma criança desenha uma casa entre os membros da família. Ou seja uma famía de quatro integrantes dividida por uma casa. Isso desenhado com muita frequencia.
  • Ci Jones

    10 de dezembro de 2010 at 20:30
    São só desenhos! pelo amor de deus! Agora a criança para demostrar ser "normal" ela precisa desenhar coisas fofas e bonitinhas? Quero saber de onde foi tirada essa fonte e se ela realmente foi comprovada... Ou será que é mais um adulto pseudo-psicologo que quer dar respostas para tudo! As crianças desenham aquilo que ve e não o que sente.
    • kat

      10 de dezembro de 2010 at 21:30
      Olá CI você pode pesquisar no Goole e encontrará diversos livros baseados em teses defendidas por vários psicólogos sobre os desenhos que as crianças fazem, não é pseudo-tese e tão pouco suposição. A criança não tem que desenhar coisinhas fofas e muito menos desenhar perfeitamente, apenas alguns estudiosos perceberam que através do desenho as crianças expressavam momentos dificeis que estvam passando ou demonstravam sentimento negativos em relação ao pai, a mãe, a escola, ao tio, ao avô, etc......ou a outro facto qq da vida dela. Somente isso ;)
    • RO

      3 de outubro de 2011 at 19:00
      OI, CI jones. ENTENDO SUA PREOCUPAÇÃO. NÃO SEI SE TEM FILHOS. MAS É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO, A CRIANÇA REFLETE SENTIMENTOS NO DESENHO E NÃO SENSAÇÕES PERCEPTIVAS. NÃO DEPENDE SER BONITO OU FEIO. POR EXEMPLO: UMA CRIANÇA DE 5 ANOS DESENHOU UMA ROSA SEM ESPINHOS. QUANDO A PROFESSORA PERGUNTOU PORQUE A ROSA NÃO TINHA ESPINHOS, ELA RESPONDEU QUE ERA PORQUE SUA MÃE NÃO TINHA. REALMENTE SUA MÃE TEVE PROBLEMAS NA GRAVIDEZ, MAS ELA NÃO SABIA DISTO. (O DESENHO ERA DA MINHA FILHA) SOU PEDAGOGA, PSICOPEDAGOGA E ESTUDANTE DE PSICOLOGIA.
    • Selma

      22 de novembro de 2011 at 1:04
      Ci Jones! Procure ler um pouco mais e assim estará mais informada a respeito do desenvolvimento de uma criança. O desenho torna-se um objeto de interpretação, pois o grafismo representa muito mais do que um simples esboço. Segue uma dica de um livro: Livro: O desenho infantil – Florence de Mèredieu – Editora: Cultrix
    • Vitória

      4 de dezembro de 2013 at 6:11
      ci embora possa parecer desenhos bobos e sem relevancia, mt se tem estudado sobre isso. Há muitas crianças que não sabem se expressar através de palavras e ficam contidas dentro delas, e os desenhos são uma forma de expressar o que esta dentro dela e que ela por palavras não consegue por para fora, é de grande importancia sim, ninguem de nós somos obrigados a saber de tudo, mas acredito que vc deva ler um pouco mais, isso te dará outra visão, pode até parecer meras palavras, mas nós profissionais, estamos empenhado no melhor e no desenvolvimento das pessoas, principalmente das crianças. vitória/ estudante de psicologia com interesses de atuação em: psicologia comportamental, clinica.
  • Patricia tonani

    28 de novembro de 2010 at 2:07
    Gostaria de saber quando a criança faz desenhos de caveira, caixão homens com armas e nunca pinta os desenhos, o que significa ?
  • Eliza

    8 de outubro de 2010 at 16:55
    http://www.scribd.com/doc/6737585/Segredos-Dos-Testes-de-Desenhos
  • Gleyce

    5 de outubro de 2010 at 14:32
    O que significa quando a criança faz desenhos em várias folhas, desenhos diferentes e todos sem chão? No caso uma criança de 8 anos?
  • Jackson

    8 de maio de 2010 at 2:03
    O que implica cores nos desenhos de uma criança de 4 anos e meio???tipo...vermelho.(flores)..amarelo...(sol).....etc.....
    • Selma

      22 de novembro de 2011 at 0:55
      "O vermelho e o amarelo aparecem assim como cores "adutoras" que favorecem a extroversão e todos os movimentos voltados para o mundo. O emprego das cores puras (vermelho, amarelo e azul) e das tonalidades firmes seria bom sinal até seis anos. Além daí, a utilização abusiva do vermelho trairia a agressividade, a ausência de qualquer controle emocional" Livro: O desenho infantil - Florence de Mèredieu - Editora: Cultrix

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 − um =

.